Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
Advertisements

MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
4o Módulo Planejamento Estratégico Transformando sonhos em realidade
PROCEDIMENTOS PARA PEQUENAS COMPRAS DE PRONTO PAGAMENTO
Uma história baseada em experiências e discussões das crianças da cidade de Caracas.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Monitoramento da frota de caminhões da Liquigás.
de Óleos Vegetais Usados
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Figura. Fluxograma do estudo de caso. O circuito das etapas. B
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Análise Econômica Notável - Charme & Elegância Nívea Cordeiro 2010.
QUESTÃO 01 João, funcionário público, conseguiu
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS Dez/07 – Mar/08. PGQP - Reunião com Conselho Superior do PGQP e Assembléia Geral: Apresentação do Relatório de Atividades 2007.
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Mercado de Compatíveis
Gestão para Resultados
O ESPELHO Uma história de Amor.
Nos Condomínios Verticais
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
A experiência de Belo Horizonte na utilização do geoprocessamento
A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública. Tem.
EDITAL DE CONVITE Nº 003/2013 Audiência Pública
Unidade 01 Grupo O.
Prefeitura do Município de São Paulo
Auditoria da Qualidade
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Contabilidade de Custos
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
O ESPELHO.
2010 A Rede Globo fez um levantamento em várias capitais do País para verificar qual a quantidade de lixo jogado em suas vias públicas. O programa.
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
CENTRO DE SAÚDE PANTANAL
A despoluição do rio Jundiaí
CIDADES Solo altamente permeável
POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?
Montinho.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE - INVESTIDORES -
PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS COMUNIDADES DOS BAIRROS SARANDI E RUBEM BERTA DE PORTO ALEGRE E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Abril/2010.
Vivendas Trogloditas em Matmâta Tunez As casas de Matmâta são uma espécie de grandes cavernas subterrâneas abertas à superfície, que servem como.
VALE DOS SENTIMENTOS clicar para passagem de slides / ligar o som
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
A BELEZA PODE TRANSFORMAR
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
As diversas formas de organização da coletividade.
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Retrato da Escola – Natalia Aquino
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO DA ADAPEC
“A água faz parte do patrimônio do planeta.
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
DESTAQUES NEGATIVOS DA GESTÃO PUPIN-SILVIO ÁRVORES Não resolveu o problema do corte de árvores. Gasta mais com indenizações do que investe na contratação.
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
DESPESA COM TRANSPORTE AGU 2014 X 2015 * O levantamento foi realizado entre os 05 primeiros meses de 2014 e os 05 primeiros meses de 2015 Em que pese o.
Naquela manhã, a Centopeinha acordou mais cedo. Era dia de comprar sapatos e ela gostava muito de fazer compras.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
FASE Fundação de Ação Social Evangélica. Introdução Atualmente dispõe de 32 idosos, sendo 24 do gênero feminino e 8 do gênero masculino. A Instituição.
OBRAS EXECUTADAS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA GESTÃO RENOVAÇÃO
Prefeitura de Cacoal Gabinete do Prefeito. ATIVIDADES DO GABINETE DO PREFEITO.
PROGRAMA ERA VALE DO PIRANGA MINAS GERAIS O consorciamento como ferramenta de alavancagem de projetos energéticos em municípios rurais.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

Desenvolvido pelo PSF - Praia Grande

PAVIMENTAÇÃO ECONÔMICA Arq. Antônio Freire de Carvalho Filho Secretario de Trânsito e Transporte

O PROBLEMA Em 1993 quando Mourão assumiu, um dos grandes desafios da administração foi resolver o problema das ruas não pavimentadas do município.

SOLUÇÃO? Nos primeiros meses, afim de diminuir a pressão da população, a Secretaria de Serviços Públicos iniciou um trabalho com várias equipes (niveladoras, caminhões, retro escavadeiras e pás carregadeiras) aterrando e nivelando ruas.

SOLUÇÃO PALIATIVA Nós percebemos que a Prefeitura estava gastando muito dinheiro e a pressão popular continuava a mesma coisa. O que estávamos fazendo com o aterramento das ruas era apenas um paliativo de pouca duração. O serviço era feito de manhã. Caso chovesse no período da tarde, todo o serviço estava perdido, porque o estado das ruas voltava no estágio inicial.

INOVAÇÃO PATROLADO ROLADO 03 MESES DE USO Depois de muitas reuniões e pesquisas, o Prefeito sugeriu que experimentássemos o agregado siderúrgico. Entramos em contato com a Cosipa e providenciamos um teste num determinado trecho de rua. PATROLADO ROLADO 03 MESES DE USO O que Notamos que o produto era perfeito e tinha um custo que, adicionado ao transporte, se equiparava à bica corrida (se não mais barato). A Secretaria então abriu um procedimento licitatório e encomendamos 200.000,00 toneladas do material.

RESULTADOS Um planejamento em larga escala foi feito e, em poucos meses, vários bairros foram beneficiados com o produto. Esse projeto foi batizado pela Prefeitura como “Pavimentação Econômica”. Foram pavimentadas aproximadamente 1.200.000,00 m² de ruas, os moradores não pagaram e a Prefeitura economizou, haja visto que durante 03 (três) anos as ruas se mantiveram intactas, a não ser pequenos e insignificantes reparos. MAPAS

SUSPEITA No auge dos serviços um determinado vereador da época lançou a suspeita de que a poeira levantada poderia apresentar problemas respiratórios na população local. Vários movimentos contrários foram detectados, inclusive a CETESB andou emitindo notificações contra o produto. Várias reuniões foram feitas. O Prefeito chegou à conclusão de que a Prefeitura contrataria um laboratório para análise do particulado em suspensão pós aplicação.

TESTES Contratou-se a empresa SGS – Société Générale de Surveillance e três locais para coleta foram escolhidos, conforme mapa.

RESULTADOS DOS TESTES Nos Pontos 1 e 3, ruas com escória, o material particulado em suspensão encontrado está abaixo do limite estabelecido, e o do Ponto 2, rua sem escória, o valor encontrado foi superior aos demais, porém abaixo do nível determinado na Legislação. Ainda na pesquisa, foi feito um levantamento nos estabelecimentos de saúde para verificar se houve aumento de ocorrência no atendimento de casos respiratórios, alérgicos ou outros. Não se constatou nenhuma anormalidade.

RESULTADOS DOS TESTES A CETESB, em 1995, emitiu um certificado de aprovação (CADRI) n.º 009708 para a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande.

TRABALHO Ainda no primeiro governo, dado o baixo custo aumentamos as obras de pavimentação no município e vários bairros receberam a infra-estrutura de pavimentação e no lugar do asfalto, receberam o Agregado Siderúrgico que se mantiveram até o ano de 2001, quando ao assumir a Prefeitura pela 2ª vez o Prefeito Mourão pavimentou em definitivo todas as ruas que já estavam preparadas.

CONTINUAÇÃO Na utilização do material para a sub-base, outras experiências foram feitas no município. Em 1994 as Ruas Bahia, Jaú e Avenida Paris no Boqueirão, além da Avenida Guilhermina no Bairro Guilhermina foram trocados os pavimentos de sextavados por asfalto, utilizando-se o Agregado Siderúrgico conservando-se em perfeito estado até hoje.

RECOMEÇO Ao assumir o governo em 2001, o Prefeito Mourão se deparou com os mesmos problemas encontrados em 1993. Assim, encontramos em lastimável estado as ruas do município. Vontade, aliada à experiência, entramos em contato com a Cosipa e viabilizamos a aquisição de 150.000,00 toneladas e reiniciamos um planejamento em larga escala para aplicação do produto.

UNIDADES DE APOIO Criamos na frente de trabalho uma unidade de apoio volante que controla a chegada e as quantidades de material, ponto dos funcionários e serve também como almoxarifado, ponto de referência e informações à população.

PAVIMENTAÇÃO Hoje estamos com aproximadamente 1.200.000,00 m² de Ruas pavimentadas com a aplicação do agregado siderúrgico.

PÁTIOS Na 2ª. Administração, não só ruas recebem o beneficiamento do produto, como também pátios, sub-base de pavimentação, vala, e outros.

LEITO CARROÇÁVEL Hoje com nova visão, aprimoramos os serviços com preocupação além do leito carroçável. Hoje, o agregado siderúrgico reveste as valas até chegar no alinhamento das casas e terrenos, criando calçada, um melhor escoamento para as águas de chuva e conseqüentemente melhor qualidade de vida para a população.