Workshop 5G – Visão das Prestadoras de Telecomunicações e de Radiodifusão 29 de abril de 2019.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
Advertisements

Internet e telefonia rural
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Brasília, 19 de novembro de 2014 Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão Secretário de Telecomunicações.
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Karla Crosara Ikuma Rezende Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso – PRUV Superintendência de Planejamento e Regulamentação - SPR Brasília/DF.
UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS – ERICH RODRIGUES.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro Agência Nacional de Telecomunicações São Paulo, 1º de junho de º ISP Encontro Nacional de Provedores de Internet.
Compartilhamento de infraestrutura: quais são os entraves que dificultam o uso dos postes, torres e dutos pelos provedores. Redes subterrâneas são uma.
PL A LEXANDER C ASTRO B RASÍLIA, 07 DE J ULHO DE 2016 A UDIÊNCIA P ÚBLICA NA C OMISSÃO DE D ESENVOLVIMENTO E CONÔMICO, C OMÉRCIO E S ERVIÇOS (CDEICS)
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
COMISSÃO PARITÁRIA MODELO DE GESTÃO DE PLANO DE SAÚDE – ACT 2016/2017 Novembro/2016.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Os Provedores de Acesso e de Telecomunicações Erich Rodrigues - Abrint.
FUNÇÕES E DESAFIOS DO CONSELHO TUTELAR Tereza Teixeira Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Michel Roberto P. de Oliveira.
BDMG Atualizado em 28/06/2017.
IMPACTO ATUARIAL DAS DECISÕES JUDICIAIS PARA OS RPPS
AMART – AGE – PROJETO FIBRA – 09/09/2017
SANEAMENTO EM ALAGOAS Engº Clécio Falcão - Casal.
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
REFORMA TRIBUTÁRIA E SISTEMAS DE TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
PAINEL 2: ENERGIA ELÉTRICA - CEMIG FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Novo cenário requer eficiência na estruturação financeira.
O MERCADO DE APOIO OFFSHORE RONALDO MATTOS DE OLIVEIRA LIMA
Comercialização de gás natural
Indicadores de Gestão.
Moçambique - Visão Visão Longo -termo Prioridades para
PAINEL TELEBRASIL DESAFIOS DO SETOR
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Pirâmide etária.
Sistema de Gestão Econômica:
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
RESUMO EXECUTIVO POR SERVIÇO
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
HABILITAÇÃO DE CENTRO DE TRAUMA
Economia forte por um Brasil melhor
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
Monitoramento das pactuações Tripartite
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ População: 128
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Coordenação de Redes de Apoio Especializado - CRAE
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Adequação do Plano de Assistência e Saúde – PAS, operado pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES - FAPES às Resoluções CGPAR nº 22 e.
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
Projeto Educação Virtual para o Município
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Painel Os reflexos da Política Industrial, do ponto de vista
DESBUROCRATIZAÇÃO NO DIA A DIA
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Redes LTE Privadas de Grande Cobertura e Alta Capacidade
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
HABILITAÇÃO DE CENTRO DE TRAUMA
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
Gestão Sustentável da Água Atlas Abastecimento de Água Atlas Estogos
5G: Oportunidades para Provedores Regionais
Angola - Visão Visao de longo curso
O Futuro do Setor – Operadores do Futuro
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Transcrição da apresentação:

Workshop 5G – Visão das Prestadoras de Telecomunicações e de Radiodifusão 29 de abril de 2019

Desafios do 5G no Brasil 5G como substituto da fibra? Política pública para permitir acesso à frequência Prestadoras regionais / PPPs como vetores da ampliação da banda larga em diversos municípios Mesmo com metas no edital, municípios menores podem demorar longo prazo para disporem do 5G Viabilidade do SCM das PPPs a médio-longo prazo para assegurar a ampliação da banda larga Compartilhamento rede/espectro é realidade entre as grandes: garantia de acesso também às PPP

Desafios do 5G no Brasil Infraestrutura/rede: fibra óptica interligando as ERBs Maior quantidade de ERBs para cobrir uma mesma área, frente ao 3G e 4G (RF 5G mais alta) Investimentos elevados em outorgas e compromissos: desincentivo para a entrada de novos players Prestadoras regionais / PPP detendo infraestrutura, backhaul e redes locais em municípios menores

Propostas Lote PPP 1) Estabelecimento de 1 bloco na faixa de 3,5 GHz (lote de 60 MHz) com abrangência regional por município para viabilizar a participação de PPP / Provedores Regionais Opção pelo pagamento efetivo de 10% do valor ofertado, sendo os 90% remanescentes convertidos em compromissos de abrangência adicionais para atendimento de municípios de pequeno porte PPP atuaria de forma complementar à prestadora de grande porte, pois priorizará o atendimento do município de menor porte para o de maior porte (no sentido inverso do que é realizado historicamente pelas grandes prestadoras)

Propostas Demais lotes 1) Estabelecimento de ofertas de Atacado / compartilhamento de rede e espectro, com preços, prazos e condições já pré-definidas no Edital (modelo Edital 4/2012 – 2,6 GHz / 450 MHz – ofertas rurais) 2) Em municípios com população < 50mil hab, autorização automática das faixas de 3,5 GHz em caráter secundário para qualquer terceiro interessado (não somente os que venceram outros lotes na licitação) com garantia de coordenação com a detentora. 3) Em municípios > 50mil hab, autorização em caráter secundário, com previsão de coordenação com a detentora, respeitando prazos e condições do RUE (Res. 671).

Propostas Faixa de 26 GHz 1) Reserva e alocação apartada de, pelo menos, 2 blocos de 400 MHz na faixa de 26 GHz para exploração / compartilhamento pelas PPPs em todo o país, podendo ser adotada a granularidade municipal (RF alta com cobertura limitada/“hot spot”)