OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto da Criança e do Adolescente
Advertisements

Instituições Escolares
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
DIÁRIO DE CLASSE.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO O Desafio do Brasil Hoje Brasil/Canadá Brasil / Palestina EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PLANO DE GESTÃO.
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
Sistema Estadual e Registro Escolar
Projeto Registro do Aluno
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CENSO ESCOLAR 2007.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.
Programa Bolsa Família Freqüência Escolar Projeto Presença
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
Aprendizagem, uma nova abordagem.
Políticas Públicas Municipais
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Progressão Continuada
O desafio do trabalho em “rede”
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Coletar turmas de ACD.
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
As avaliações e bases de dados do INEP
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Políticas Públicas – conceitos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
Fórum Nacional de Educação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE À EVASÃO ESCOLAR Freqüência Digital.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE À EVASÃO ESCOLAR Freqüência Digital

OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS Constituição Federal Artigo 208 – parágrafo 3° - Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola Estatuto da Criança e do Adolescente Artigo 56 – Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I – maus-tratos envolvendo seus alunos; II- reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III- elevados níveis de repetência.

DESAFIOS DA ESCOLA DE HOJE Formar o cidadão do século XXI Cuidar das crianças e adolescentes seguindo a legislação vigente (Constituição, ECA e LDB) Estabelecer parcerias para dar conta das novas demandas que se apresentam

O QUE O PODER PÚBLICO JÁ FAZ Censo Escolar 2003 166.229 escolas pÚblicas 5.560 municípios, contabilizando 39.128.049 matrículas Informações coletadas idade e sexo, número de turmas e séries, rendimento escolar, modalidades de ensino, transporte escolar, corpo docente.

CENSO ESCOLAR

Cenário Atual Distribuição dos recursos públicos federais para a educação baseia-se no Censo Escolar do INEP Defasagem dos dados em um ano Os alunos podem fazer matrículas em mais de uma escola, distorcendo o número apurado. Evasão escolar (9%) não computada

Programa de Freqüência Digital Vantagens do Programa de Freqüência Digital Carteira do estudante como gerador de cidadania e inclusão social Informar ao Conselho Tutelar na forma estabelecida nas legislações específicas Manter os pais permanentemente informados sobre a freqüência de seus filhos à escola diminuindo os riscos pessoais Prevenir a evasão escolar Gestão eficiente do ensino e recursos públicos

Vantagens Adicionais da Certificação Digital INTEGRAÇÃO SAE MEC CADASTRO DE PROJETOS SOCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE ALUNOS MATRÍCULA NACIONAL CARTEIRA DO ESTUDANTE FREQÜÊNCIA ELETRÔNICA INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DE ESCOLAS OUTROS SISTEMAS

Censo Escolar Mais Dinâmico e Preciso Obter melhores indicativos sobre a freqüência e a evasão escolar, por região Subsidiar o Governo com informações que contribuam para a gestão do ensino e dos recursos públicos - Integração com outros cadastros e condicionalidades do programa Bolsa Família - Carteira do estudante como gerador de cidadania e inclusão social

Estratégia de Implantação Escolas da zona urbana: - 80% dos alunos matriculados - 36% do total de escolas - infra-estrutura mais adequada para esta tecnologia -72% das escolas do ensino básico da zona urbana têm computador, facilitando a implementação do projeto. - 99,7% das escolas do ensino básico da zona urbana têm energia elétrica. Priorizar as regiões que já possuem o cadastro informatizado

Viabilidade da Implantação - 72% das escolas do ensino básico da zona urbana têm computador, facilitando a implementação do projeto. - 99,7% das escolas do ensino básico da zona urbana têm energia elétrica. fonte: INEP

FREQUÊNCIA DIGITAL PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

Cronograma Especificação Básica: 08/2004 Consulta Pública: 09/2004 Primeira fase: Validação Tecnológica Especificação Básica: 08/2004 Consulta Pública: 09/2004 Prova de Conceito: 10/2004 Avaliação das soluções: 11/2004 Segunda fase: Processo Licitatório Projeto Básico: 09/2004 Trâmite interno: 12/2004 Publicação da Licitação: 01/2005 Contratação: 02/2005 Início da Implantação: 04/2005

Cronograma Terceira fase: Implantação em 80 % das unidades escolares – novembro de 2005 Quarta fase: Implantação em todas as unidades escolares – novembro de 2006 Quinta fase: Análise de viabilidade de integração com outros projetos sociais do Governo Federal – a partir de dezembro de 2006.