Monitoramento e Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Avaliação do Plano Plurianual
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
A Gestão Social pode ser vista como...
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Monitoramento e Avaliação
COMITÊS 2011 / 2012
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Minas Gerais.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gerência de Educação Profissional GEPRO
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Avaliação na Atenção Básica
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
Avaliação de Resultados – 2013
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Atuação dos agentes de Controle Social
Mapeamento de Processos
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento e Avaliação Plano Anual de Monitoramento e Avaliação 2013 Assessoria de Acompanhamento e Avaliação (ASCAV) Secretaria Executiva (SEXEC) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Institucionalização da Política de Monitoramento e Avaliação Breve histórico (2011-2012) Motivação: Insumo para formulação e aprimoramento das políticas públicas Consolidação e atualização de dados e informações Transparência da gestão pública Experiências no Governo Federal Experiências Recentes do MCTI

Institucionalização da Política de Monitoramento e Avaliação Desafios: Integração das ações desenvolvidas pelos diversos órgãos e entidades do Ministério que possibilite a troca de experiências e a continuidade das atividades de M&A; Participação dos gestores responsáveis pelas políticas, programas e ações do Ministério; Melhoria da geração e do tratamento das informações sobre as políticas Capacitação de técnicos e gestores Disponibilização de informações, indicadores e resultados

Objetivos Portaria nº 397, de 05 de junho de 2012 A Política de Monitoramento e Avaliação (PMA) do MCTI tem como objetivo Analisar, Monitorar e Avaliar as políticas, programas e ações executadas ou financiadas pelo Ministério, buscando o seu constante aperfeiçoamento e o alcance de seus objetivos com o menor custo possível.

O quê fazer? Produzir novas estatísticas e indicadores sobre políticas de C,T&I Elaborar estudos, análises e relatórios sobre as políticas Elaborar estudos de linha de base (diagnósticos)

Diretrizes As atividades de M&A devem subsidiar o aprimoramento da gestão pública, fornecendo elementos que contribuam para o aumento da responsabilização, eficiência, eficácia e efetividade das políticas de C,T&I e para o exercício do controle social sobre as políticas públicas; O processo de formulação das políticas deve contemplar os meios necessários para a realização das atividades de M&A, ou seja, deve prever a disponibilização de informações, dados e recursos necessários para o processo de avaliação; e Do ponto de vista organizacional, o planejamento e a execução das atividades de M&A devem ser pautados pelos princípios de cooperação, articulação e integração entre os diversos órgãos e entidades do MCTI.

Eixos Estruturantes Indicadores Nacionais de C&T Estatísticas e indicadores sobre as políticas de C,T&I Indicadores básicos de monitoramento Indicadores sobre recursos investidos e público apoiado Indicadores de resultado Acompanhamento e Avaliação Monitoramento gerencial Monitoramento analítico Avaliações de resultado/impactos Estudos de linha de base

Comissão Permanente de Monitoramento e Avaliação A Comissão Permanente de Monitoramento e Avaliação (CPMA) como órgão colegiado responsável pela execução da política de M&A.

Secretaria-Executiva Setec Sepin Seped Secis CNPq Finep AEB CNEN Composição Gabinete do Ministro Secretaria-Executiva Setec Sepin Seped Secis CNPq Finep AEB CNEN Convidados: CGEE, ASCOF e SCUP Assessoria de Acompanhamento e Avaliação das Atividades Finalísticas (ASCAV/SEXEC) – secretaria executiva da CPMA

Atribuições da CPMA Levantar as demandas de avaliação por parte do MCTI, seus órgãos e entidades vinculadas e, a partir delas, elaborar e garantir a execução do Plano Anual de Monitoramento e Avaliação, juntamente com a Assessoria de Acompanhamento e Avaliação; Identificar parceiros que possam colaborar com os processos de avaliação bem como levantar as informações necessárias para a execução das atividades previstas no Plano; Propor diretrizes de disseminação e divulgação dos resultados da Política de Monitoramento e Avaliação; e Propor ações, medidas e recomendações que possam sanar os eventuais gargalos identificados no processo de monitoramento e avaliação e propor ações de capacitação em Monitoramento e Avaliação. (ex. CsF)

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação; Instrumentos Plano Anual de Monitoramento e Avaliação; Relatório de Execução Física e Financeira das Ações; Relatório Anual de Avaliação dos programas e ações do MCTI, constantes no Plano Plurianual; Relatórios, estudos ou pesquisas sobre políticas, programas e ações selecionados; Indicadores de Monitoramento e Avaliação; Relatório Anual das Atividades de Monitoramento e Avaliação.

Instrumentos Flexibilidade para a CPMA definir quais serão os instrumentos efetivamente empregados a cada ano. A CPMA tem autonomia para definir quais políticas, programas e ações serão monitorados e avaliados, quais instrumentos serão utilizados e qual será a periodicidade das atividades de M&A.

Estratégia de Divulgação A transparência e a publicidade são elementos fundamentais da Política de Monitoramento e Avaliação do MCTI. Pelo portal do MCTI, no site do Monitor de Políticas de C,T&I, que é o espaço dedicado à divulgação de todas as atividades e informações sobre monitoramento e avaliação no portal do MCTI, no endereço: www.mcti.gov.br/monitor ; Na forma de publicações impressas; Por meio de eventos, seminários, congressos e workshops destinados a debater os resultados obtidos pelas atividades de avaliação realizadas pelo MCTI; Por meio do portal da Plataforma Aquarius (http://aquarius.mcti.gov.br).

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação O Plano Anual de Monitoramento e Avaliação é o instrumento que irá nortear as atividades de M&A do MCTI. Indicará quais as políticas, programas e ações que serão priorizados para a avaliação e estabelecer as atividades a serem desenvolvidas no ano subsequente. Deverá ser aprovado pelo Ministro de Estado e pelos seus secretários e divulgado até dezembro de cada ano. Identificará: prazos, produtos, metodologias e formas e estratégias de disseminação dos resultados das avaliações que serão desenvolvidas.

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Estrutura Atividades de Avaliação (7) Atividades de Monitoramento (12) Atividades de Suporte à PM&A (10) Capacitação(3)

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Avaliação Avaliação da Infraestrutura de Pesquisa das UPs e OSs vinculadas ao MCTI Levantamento dos projetos financiados pelos FS Avaliação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) Atividades de Cooperação Internacional do CNPq Impacto do Programa Espacial no desenvolvimento tecnológico daa indústria nacional Avaliação dos Impactos da Lei do Bem sobre os investimentos privados em P&D Avaliação da Infraestrutura de pesquisa brasileira na área de P&G e biocombustíveis

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Monitoramento Monitoramento Anual da ENCTI Relatório Anual do Resultado da Lei de Informática Relatório Anual da Lei do Bem Relatório sobre programas prioritários do Governo Federal Relatório Anual de Avaliação do PPA 2012-2015 Relatório Anual da execução físico-financeira das ações do MCTI Monitoramento do Plano de Trabalho Institucional da CNEN

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Monitoramento (cont..) Monitoramento Anual das UPs – Termo de Compromisso de Gestão (TCGs) Acompanhamento dos Planos Diretores das UPs Monitoramento Anual das OSs – Contrato de Gestão Relatórios de investimentos governamentais em C,T&I nas MPES Relatório Anual sobre Propriedade Intelectual das ICTs

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Suporte à PM&A Revisão metodológica dos Indicadores Nacionais de C,T&I Consolidação da Rede de Indicadores Estaduais de C&T Elaboração de Estatísticas Orçamentárias Consolidação e atualização da base de dados de projetos apoiados pelo FNDCT Produção de Indicadores de Monitoramento sobre políticas, programas e ações do MCTI (Lei do Bem e de Informática) Criação do Portal dos CVTs

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Suporte à PM&A (cont...) Mapeamento de políticas de Inclusão digital do Governo Federal Suporte ao M&A no CNPq Implantação do Projeto de Modernização de Processos e Sistemas de Informação da FINEP – Modernize Plataforma Aquarius

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Atividades de Capacitação Curso básico de avaliação Curso de avaliação em CTI Curso Básico de Contas Nacionais (Kangaré)

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Recursos previstos para 2013 0,01% dos Programas Temáticos = aproximadamente R$ 600mil

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Próximos Passos: Entrevistas para detalhamento das avaliações Operacionalização das avaliações a serem realizadas por avaliadores externos Definição do conteúdo programático das capacitações Operacionalização das capacitações (modo de contratação, instituição executora etc)

Plano Anual de Monitoramento e Avaliação Para download do Plano: http://sigmct.mct.gov.br/index.php/content/view/704.html Para dúvidas e sugestões: ascav@mct.gov.br

Chefe da ASCAV/SEXEC - Substituta Obrigada Andréa Magnavita Chefe da ASCAV/SEXEC - Substituta