Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Advertisements

Aumento da competitividade e inclusão digital do País
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
Ordenamento e Desafios Regulatórios
Indústria de Gás Natural no Brasil
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Energia Elétrica para o Século XXI
Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid
Agenda Elétrica Sustentável 2020
Mercado Livre é muito fácil
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
Caso “o que há de novo em redes inteligentes?”
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
Projeto Smart Grid 1 Afinal, o que é Smart Grid? 2
Smart grid Infraestrutura nas instalações elétricas e o
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO DA ELETROBRAS
Copa 2014 – Desafios para Segurança Pública
VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
FACULDADE ASSIS GURGACZ
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
1 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Audiência Pública 012/2004 Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica.
V SUPRE Belo Horizonte, 27 de junho de 2012.
Natureza Legal, Regulatória e Tributária
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
CIDADES + INTELIGENTES
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 11.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Treinamento do SINERCOM
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Setor de Energia Elétrica 1930 até 1990: Estado presta o serviço Consequências: (i)Tarifas baixas para controlar a inflação gerando déficit setorial (ii)Empreendimentos.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
O papel dos programas de P&D e EE no Modelo Energético Brasileiro Prof. Dr. Gilberto M Jannuzzi Depart. Energia/FEM e NIPE/UNICAMP International Energy.
Eficiencia Energética – Uma saída para crise! Rodrigo Aguiar Maio de 2015.
Energy Storage for Sustainable Development
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Eficiencia Energética – Uma saída para crise!
Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ.
Eficiência Energética
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
ANATEL Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Brasilia, 17 a 19 de setembro de 2007 Pedro Jaime Ziller de Araujo Anatel – Conselheiro Diretor.
SMART GRID – A evolução para a Concessionária do Futuro
1 Audiência Pública 017/2004 Revisão Tarifária da COPEL Fernando Cézar Maia Diretor Técnico e Regulatório da ABRADEE Curitiba - 20 de maio de 2004.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Mudanças no Modelo de Negócios das Utilities 1 Seminário desafios para a regulação e transporte, FGV-CERI, Maio de 2016 Luiz Barroso
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Audiência Pública: Novo Ponto Eletrônico Emerson Casali Confederação Nacional da Indústria - CNI 06 de Abril de 2011.
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS NO MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Brasília 19/8/2015 Thelma Maria Melo.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia.
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
Transcrição da apresentação:

Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil: desafios e oportunidades Xerém, 14 de maio de 2009

representa 54 associadas G T D Estatais e Privadas . A ABCE fundada há 72 anos representa 54 associadas G T D Estatais e Privadas

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

Substituição de medidores convencionais Medição inteligente e o mundo Itália ENEL EUA Xcell Energy Tendência mundial Substituição de medidores convencionais por eletrônico em rede inteligente Integração: Governos, centros de pesquisas, concessionárias Obrigatoriedade! Dubai Masdar

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

Medição eletromecânica na BT Medição eletrônica na AT e na MT Onde estamos? Medição eletromecânica na BT Leitura, corte, religação e verificações: in loco Projetos pilotos para aplicação de telemetria com o objetivo de reduzir furto de energia Medição eletrônica na AT e na MT Grandes consumidores: obrigatório Medição digital com telemetria, para evitar perdas comerciais

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

Onde poderemos chegar? SMART GRIDS ou Redes Inteligentes: Uma rede elétrica moderna – “smart” usa avançada tecnologia de sensoriamento, de comunicação e controle para gerar, transmitir e distribuir eletricidade de maneira mais eficiente e economicamente segura. A Smart Grid integra novas e inovadoras ferramentas e tecnologias que são aplicadas massivamente em todo sistema elétrico, abrangendo as três dimensões verticalizadas, ou seja, a nível de equipamentos (medidores, chaves, transformadores, geração distribuída, equipamentos dos clientes, etc,), a nível da infra-estrutura de comunicação e à nível de sistemas computacionais que tornarão possível todo o conjunto se tornar realmente “Smart” . Definição da APTEL, Pedro Jatobá.

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

Smart Metering Smart Grids Como chegar lá? Hoje: medição eletromecânica e medição eletrônica Amanhã: rede inteligente ou só medição eletrônica inteligente?

Como chegar lá? A migração do sistema tradicional de medição para o sistema de redes inteligentes demandará novos aspectos a serem regulados: - Viabilizar a substituição de equipamentos (medidores, chaves, transformadores, geração distribuída, equipamentos dos consumidores etc) Remuneração dos investimentos necessários Grandezas e parâmetros a serem apurados Vida útil e demais requisitos dos equipamentos Discussão sobre as tecnologias a serem utilizadas

AGENDA Medição inteligente e o mundo Onde estamos? Onde poderemos chegar? Como chegar lá? Ações intregradas

POLÍTICA PÚBLICA: Ações integradas Gov. Federal (CNPE/MME) com participação da sociedade: criação de um conjunto de premissas e princípios que nortearão a migração do sistema tradicional para o de redes inteligentes, para prever fontes de financiamento e P&D, e eventualmente, leis que possam definir temas mais complexos, como a energia pré-paga e a nova realidade contratual face à distribuidora ANEEL: regular o tema de forma consolidada com a regulação já existente (SRD, SRC, SRE), em especial o impacto tarifário vs o retorno do investimento. Distribuidoras: aplicação da Política Pública de acordo com a regulação da ANEEL e conscientização do consumidor em relação às funcionalidades da rede inteligente

OBRIGADA!!!!!!