PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O ESDE COM QUALIDADE.
Relação professor/aluno
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Educação Estatística e Probabilística
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Diante a Era Tecnológica.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Liliani Lecco Dettogni
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Internet.
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
Afinal, o que é Planejamento?
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Quando falamos em aprender...
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Tecnologia e Educação.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Municipal Professoras:
Motivação e Expectativas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Construindo o futuro do seu filho!
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
O que é ensinar história?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Planejamento de Ensino
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Matemática em Ambiente Computacional
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Atividade complementar 03
Situação de Aprendizagem
Odilei Avelino dos Santos
Daniela Santana João Rodrigues Braga
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
XIX SEMANA DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE SANTOS – SP 2007 Pensar global, agir local: Uma questão de atitude.
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA GESTÃO DA SALA DE AULA VERA REGINA LÚCIO

GESTÃO DA SALA DE AULA Afinal, estamos falando de uma empresa ou da sala de aula? Que invenção é essa? Será que estamos falando de uma nova cultura?

GESTÃO DA SALA DE AULA A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu art. 14, prevê a gestão democrática da Escola. Então, pode-se dizer que o professor ao trabalhar de forma democrática em sala de aula, provendo a autonomia, a igualdade e a construção do conhecimento faz a gestão da sala de aula.

GESTÃO DA SALA DE AULA Para Davis e Grosbaum (2002, p. 99), A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado e construindo conhecimentos – muda radicalmente a concepção de aprendizado. Só que nossos alunos não constroem sozinhos seus conhecimentos: isso depende da interação mantida com professores e colegas. A “boa” ajuda que o professor pode prestar depende da maneira como ele percebe o aluno.

Por meio das competências didáticas, o professor pode desenvolver alguns processos que venham a contribuir de forma efetiva, eficiente e eficaz no processo de aprendizagem: gestão do tempo, organização do espaço, gestão das relações interpessoais e gestão da aprendizagem.

G E S T Ã O D M P

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GESTÃO DO AMBIENTE Deixar menos brinquedos nas prateleiras. É bacana deixar alguns jogos guardados por um tempo e ir fazendo trocas, assim as crianças não enjoam e sempre terão jogos novos; Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote. Assim as crianças participam ativamente da arrumação, o que as compromete com a manutenção; Verificar se os quebra-cabeças estão completos e deixar 3 disponíveis (guardar os que estiverem completos para fazer um rodízio), os que estão faltando peças retirar do uso; Combinar com a professora do outro período quem vai ser responsável pelo que, por exemplo uma fica responsável por repor as tintas e os papéis e a outra por apontar os lápis e repor os gizes de cera; Orientar constantemente as crianças para pegarem as peças que caírem no chão, conferir se guardaram tudo nos potes, e, o principal, ser modelo de organização evitando deixar materiais espalhados por cima dos armários. 2. Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote. Assim as crianças participam ativamente da arrumação, o que as compromete com a manutenção; 3. Verificar se os quebra-cabeças estão completos e deixar 3 disponíveis (guardar os que estiverem completos para fazer um rodízio), os que estão faltando peças retirar do uso; 4. Combinar com a professora do outro período quem vai ser responsável pelo que, por exemplo uma fica responsável por repor as tintas e os papéis e a outra por apontar os lápis e repor os gizes de cera; 5. Orientar constantemente as crianças para pegarem as peças que caírem no chão, conferir se guardaram tudo nos potes, e, o principal, ser modelo de organização evitando deixar materiais espalhados por cima dos armários. GESTÃO DO AMBIENTE

GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS Que competências de gestão da sala de aula podem contribuir para a prevenção da indisciplina em sala de aula? No que respeita à gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina, distinguemse, do ponto de vista temporal, estratégias específicas do início do ano, mas também estratégias prévias à condução das atividades em sala de aula mas determinantes para o seu sucesso; estratégias para estruturar o início da aula; estratégias de motivação e manutenção do interesse do grupo turma; estratégias para manter um ritmo adequado de aula; estratégias de vigilância e controlo dos comportamentos; estratégias conducentes a relações interpessoais positivas.

GESTÃO DA APRENDIZAGEM A questão que se impõe a todas as instituições de ensino é como coordenar com eficiência e efetividade todas as ações necessárias para dar suporte aos processos de ensino-aprendizagem do século XXI, no qual as práticas tradicionais não são mais suficientes para atender as exigências dos indivíduos como pessoas, cidadãos e profissionais. GESTÃO DA APRENDIZAGEM

GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS GESTÃO DA SALA DE AULA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTÃO DO AMBIENTE GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS GESTÃO DO TEMPO

TAREFA APLICAR EM SALA DE AULA UMA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO E APONTAR INDICADRES POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROCESSO. PRAZO PARA POSTAGEM NO MOODLE – 27/09/2013

http://kingdownloads.org/download-show-cirque-du-soleil-alegria /