Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Programa de Ética e Cidadania
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Mediadora.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O conteúdo.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Revistas.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Projetos e Currículo.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sala de Recursos Multifuncionais
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Como elaborar um plano de aula
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Roteiro para Estudo.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta.

Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece. Diferentes na origem, no nível socioeconômico, nos valores, nas crenças religiosas e costumes. Neste ambiente é que se dá a convivência entre alunos. Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.

E neste lugar, o educador pode trabalhar a autoestima,

...o respeito ao outro e ao meio ambiente,

... a participação na solução de problemas,

...e a integração com a comunidade

Princípios básicos para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de brigar por seus direitos.

A escola é portanto o melhor lugar para despertar o senso de cidadania, da ética, de união e responsabilidade.

Assim , o projeto UM POR TODOS E TODOS POR UM nasce na escola e irradia-se pela comunidade

O conteúdo

Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.

Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados. Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.

Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Inclusão Valores ética e cidadania

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Lúdicas: Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. Recreio: são jogos e brincadeiras.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.

Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.

Módulo II – Ser diferente é Legal! Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido

Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.

Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.

Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro! Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Democracia Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia Define e demonstra o sentido da democracia participativa.

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania Fala sobre cidadania, direitos e deveres

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.

Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.

Revistas

O estatuto da criança e do adolescente A Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma clara, de fácil compreensão e recheada brincadeiras típicas da turminha.

REVISTA UM POR TODOS E TODOS POR UM Contem quatro histórias. Cada uma delas aborda um aspecto da cidadania, ética e transparência

Brasil, o Gigante A história demonstra que o Brasil não é grande só por sua extensão territorial, mas também pela diversidade de paisagens e pelas muitas culturas que ele abriga

A cidadania começa Cedo A turminha está encenando uma peça teatral na escola. O argumento retrata a vida de um mau prefeito e sua relação com a comunidade. Cascão interpreta o prefeito corrupto que fez muitas promessas aos seus eleitores e não cumpriu. O povo insatisfeito (o resto da turminha) tenta tirá-lo do poder.

REVISTA DE ATIVIDADES A revista de atividades reforça conceitos, oferece desafios e diverte.

Materiais lúdicos

Jogo cartonado: Memória O Jogo da Memória reforça o conteúdo pela associação de imagens com os diferentes conceitos

Jogo cartonado: Ludo Oferece o desafio e a competição para o reforço do conteúdo

Materiais de reforço visual

Avisos de porta

Cartazes e Volantes

Cartazes e volantes

Cartazes e volantes

Alunos da Escola Santa Terezinha Execução do projeto “UM POR TODOS E TODOS POR UM!” Pela ética e cidadania

Obrigada pela atenção de todos! FIM Obrigada pela atenção de todos!