Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Microeconomia Aula 3.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Consumismo e publicidade
Trabalho 2 Case Indústria Fonográfica Aluno: Fernando Baliani.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Produto.
Capitulo 11 Microeconomia: A Procura
O Modelo da Procura e Oferta
Atividade Económica e agentes económicos
Resumo da Questão aula Por Carolina.
Bruna dos reis Braga 1ppn
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Revisão da 2ª aula. Como se obtém a função procura de um bem (como muda a escolha óptima de x ao alterar-se o preço de x) Como se obtém a função procura.
O mercado como mecanismo de alocação de recursos
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 2 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
C Subgrupo 02: Elisa Carrer Paulo Ricardo. Custo de pedir: incluem os custos fixos administrativos associado ao processo de aquisição das quantidades.
Grupo 14B Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline.
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
DEMANDA.
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Economia e Mercado 4ª AULA.
Sociedade de Consumo Por: Carolina.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos O rendimento
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Introdução a Microeconomia
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
A atividade produtiva e a ação do Estado
Fundamentos de economia
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
A ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
PREÇO DE MERCADO.
DEMANDA x OFERTA.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
PROMOVENDO PRODUTOS. Introdução A decisão de compra é fruto da interação de três fatores: O que o comprador quer? O que ele sabe? Em quem ele acredita?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
CONJUNTURA ECONÔMICA JOSIAS ALVES.
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
NECESSIDADES E CONSUMO
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Economia Florestal Falhas de mercado.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
Revoluções Industriais
Administração de Marketing Aula 5
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
DO PRODUTO AO CLIENTE.
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 17 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.
Transcrição da apresentação:

Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos Por: Carolina

Fatores influenciadores do consumo Económicos Crédito Preços Rendimento Inovação tecnológica Extra-económicos Moda Tradição Publicidade Modos de vida Estrutura etária dos agregados familiares

Os preços dos bens Conforme um preço de um bem varia, o seu consumo pelos agentes económicos será maior ou menor. Se o preço da gasolina aumenta… Efeito Rendimento – consome-se menos gasolina. Efeito Substituição – passa-se a andar de autocarro. Acontece o inverso quando o preço do bem diminui.

Invação tecnológica Lançamento de novos produtos ou processos de produção ou até mesmo aprefeiçoamento de produtos. Os novos processos de produção, além de aumentarem a qualidade de um produto, no entanto também ajuda à redução do custo de cada unidade produzida, o que causa redução de preços e, assim, aumento de consumo.

Crédito Com o crédito é mais fácil consumir, antecipando a aquisição de bens.

Mecanismos de ação da publicidade nos média Persuasão – convencer que o produto tem qualidade. Simpatia pela marca – ações de solidariedade para atrair consumidores. Emoção, desejo ou sonho – associação à marca de atributos que a tornem desejável.