GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Integração entre Planejamento, Orçamento e Custos
Planejamento Estratégico com BSC
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Programa Especial de Treinamento
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
SINAES: Concepções e Diretrizes
Vahan Agopyan 2 de outubro de 2013 Estratégias da Gestão Acadêmica ESCOLA UNESP DE LIDERANÇA E GESTÃO.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Teorias Modernas de Gestão
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
A Excelência na Gestão 54º Fórum ABRUEM. 09/05/2014 O maior desafio do gestor público não é de ordem econômica ou social, mas gerencial. Quanto mais escassos.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Cenário Desejável  Leis Estaduais de ATER  Frentes Parlamentares nas AL dos Estados  Criação de uma Secretária de ATER no MDA  Extensionistas.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Atuação dos agentes de Controle Social
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Revisita ao PPP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 02 de setembro de 2004 Jorge Gerdau Johannpeter.
Transcrição da apresentação:

GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições públicas de ordem administrativa/legal que limitam a agilidade da Universidade; -Entre outras condições do cenário destaca-se a política de inclusão social que está iniciando e exigirá esforços da Instituição; - os recursos financeiros são limitados;

Caracterização da Unesp: -Instituição estadual pública paulista, com autonomia acadêmica e orçamentária/financeira; -se propõe a se tornar Universidade de Classe Mundial com excelência em todas as dimensões acadêmicas para que os estudantes tenham as mesmas Condições que nas melhores instituições do mundo; -Instituição multi-campus com assimetria entre Unicades e áreas que reque r olhares diferenciados - Há carência e de espaços apropriados para motivação do estudante (científica, esporte, cultura etc)

Objetivos/Ações: -adotar ações, sistematicamente, com base em diagnósticos; -Buscar alterar legislação para diferenciar as universidades das outras instituições públicas; -descentralizar os processos para canalizar os esforços para questões acadêmicas; -aperfeiçoar os mecanismos de avaliação; -buscar elaborar planos de desenvolvimento institucionais das unidades e câmpus experimentais;

Objetivos/Ações: -buscar elaborar planos de desenvolvimento institucionais das unidades e câmpus experimentais; -destinar 5% de custeios das unidades em investimentos que promovam a redução do próprio custeio; -aperfeiçoar a escolha dos gestores nos diferentes níveis, adotando-se critérios de mérito acadêmico; - critérios para implementação de ações: racionalização de gastos, as de custo zero, por último as que oneram o orçamento; -buscar estabelecer ambientes academicamente estimulantes nos vários níveis para melhorar ao desempenho em todas as dimensões, por exemplo, reduzir evasão na graduação; -melhorar a qualidade da comunicação e articulação; - iniciar processo de revisão do PDI da Universidade.