Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Avaliação do projeto pedagógico:
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
Secretaria de Educação Básica
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
IFSEMG-JF ORGANOGRAMA DE TRANSIÇÃO
Andréia Cabral Colares Coordenadora
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora PROPOSTA ORGANOGRAMA 2011
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
INCLUSÃO NO IF-SC INCLUSÃO NO IF-SC Coordenadoria de Inclusão e Assuntos Estudantis – Pró-Reitoria Ensino NAPNEE – núcleo de apoio as pessoas.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
PESQUISA DE DADOS INSTITUCIONAIS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Grupo Moysés Enock Ênio Italo.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Castanhal – maio 2015.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Campina Grande Outubro 2015
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia.
Formação continuada ANO 2015
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais NAPNE Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais Ações e experiências em inclusão no Campus Santo Augusto Juliana Prediger – Psicóloga Marcia Maria Brisch Schneider – Pedagoga, Chefe DAE/NAPNE Mariléia Gollo de Moraes – Técnica em assuntos Educacionais Catúcia Peres Alves – Técnica em Enfermagem

Contexto do nosso NAPNE Campus Santo Augusto com menos de 2 anos de funcionamento, NAPNE em estruturação; NAPNE está incorporado no Departamento de Assistência ao Educando, sem equipe específica; Em implantação, um Projeto de ações para atingir de fato objetivos de Inclusão; Temos no momento, 9 alunos com necessidades educacionais especiais, distribuídos entre nível médio, ensino superior e Proeja.

Ações já desenvolvidas: Seminário sobre Educação Inclusiva para docentes, técnicos administrativos e discentes; Levantamento de necessidades estruturais e encaminhamento de Plano de Trabalho; Levantamento de necessidades/dificuldades/perspectivas de cada um desses alunos;

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Oficina de LIBRAS ministradas pela aluna surda do curso de Licenciatura em Computação; Discussão com os docentes nos Conselhos Pedagógicos, visando reflexão sobre a prática em relação à educação inclusiva; Contratação de Intérprete de Libras; Projeto de Extensão Libras e Cultura Surda.

OFICINA DE LIBRAS

Objetivos a serem atingidos: Fortalecer o conjunto de membros efetivos do NAPNE, com envolvimento de toda comunidade escolar; Criação de grupos de estudo e discussão sobre inclusão, de maneira a envolver os alunos de cursos de licenciatura, docentes, discentes, técnicos; Promoção de eventos voltados à reflexão de processos de inclusão;

Mobilização de parcerias com os segmentos da comunidade que também tem relação com a inclusão (Apaes, prefeituras municipais e instituições de ensino da região, cooperativas, sindicatos); Implantar sala multifuncional; Cursos de formação para a comunidade escolar do Campus Santo Augusto.