AECI/MDS Excepcionalidades da LAI, classificação da informação e especificidades do MDS Abril/2014 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Transparência e Acesso a Informação Pública
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Avaliação do Plano Plurianual
CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DEFESA NACIONAL
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Restrição de Acesso.
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
PLANO DE GESTÃO.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
AUTONOMIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS: UMA NOVA VISÃO
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Fórum de Secretários Executivos
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Ciclo de Planejamento PPA.
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A Lei de Acesso à Informação
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Política Nacional do Meio Ambiente
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transparência versus Confidencialidade O desafio dos órgãos supervisores de ampliar a oferta de informações relevantes para o público.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Transcrição da apresentação:

AECI/MDS Excepcionalidades da LAI, classificação da informação e especificidades do MDS Abril/2014 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Introdução Premissa n. 1: AECI/MDS Introdução Premissa n. 1: Regras institucionais – ao invés de relação direta entre a objetividade da norma e a subjetividade dos comportamentos, o que se encontra é a definição de consensos por meio da construção social mediada por lutas e interesses múltiplos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Introdução Premissa n. 2: AECI/MDS Introdução Premissa n. 2: Crise do Estado Moderno - o mito do interesse público, sob o qual se assentava a sua legitimidade, vem perdendo força. Ainda que esteja sob a égide desse valor simbólico, hoje a cobrança recai sobre eficiência, eficácia, efetividade, responsabilização, transparência e inserção da sociedade nos mecanismos de decisão desse espaço. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

AECI/MDS Introdução Nesse contexto, a chave para a reflexão é o efeito sobre a legitimidade do espaço estatal. A decisão deve refletir o esforço da burocracia para a ampliação dessa legitimidade. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

AECI/MDS Diretrizes da LAI Art. 3º da Lei 12.527/2011: a Administração Pública deve assegurar o direito fundamental dos cidadãos de acesso à informação pública, com procedimentos executados em conformidade com os princípios administração pública e com as diretrizes específicas, notadamente publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Excepcionalidades da LAI AECI/MDS Excepcionalidades da LAI Informação sigilosa: é aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado (Inciso III do caput do art. 4º da LAI) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Excepcionalidades da LAI AECI/MDS Excepcionalidades da LAI As possibilidades de sigilo previstas no art. 24, da LAI, ultrassecreta, secreta ou reservada contemplam: I - defesa e soberania nacionais ou integridade do território nacional;  II - condução de negociações ou as relações internacionais do País; III - informações fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais;  IV - vida, a segurança ou a saúde da população;  V - estabilidade financeira, econômica ou monetária do País;  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Excepcionalidades da LAI AECI/MDS Excepcionalidades da LAI VI - planos ou operações estratégicos das Forças Armadas; VII - projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional;  VIII - instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; ou IX - atividades de inteligência, de investigação ou de fiscalização em andamento, relacionadas com prevenção ou repressão de infrações.  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Excepcionalidades da LAI AECI/MDS Excepcionalidades da LAI Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:  § 3o  O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo.  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação Hipóteses previstas de sigilo na LAI ou as definidas em outras leis; Documentos preparatórios - foco do MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação Internacional (EUA) - Freedom of Information Act – FOIA - 1966 Nacional – Alguns ministérios (MAPA, MJ, MS, MC, MD, MJ, MPOG, SEPPIR, Secretaria dos Portos) já regularam a operacionalização da LAI. A título de exemplo, serão apresentadas os casos do MF, da CGU e do MS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Boas Práticas Internacionais em Classificação da Informação AECI/MDS Boas Práticas Internacionais em Classificação da Informação FOIA: garante o direito a quem quer obter informações, mas protege o Estado e as pessoas com nove exceções à regra. A Suprema Corte dos EUA, de forma a evitar a possibilidade de os funcionários passarem a não mais motivar os seus atos, determinou a proteção dos documentos que fundamentam a decisão administrativa no âmbito do Governo. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação Portaria MF 233/12 Art. 21. Os órgãos do Ministério da Fazenda classificarão como sigilosos, nos termos do parágrafo único do art. 20 do Decreto nº 7.724, de 2012, processos administrativos ou expedientes que se destinem a embasar decisões de política econômica. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação Portaria CGU 1613/2012 Art. 4º A CGU manterá, independentemente de classificação, acesso restrito em relação às informações e documentos, sob seu controle e posse, mantidas em qualquer suporte, relacionadas a: I – informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas; II - informações e documentos caracterizados em normativos específicos como de natureza sigilosa, tais como sigilo fiscal, patrimonial ou bancário; III - processos judiciais sob segredo de justiça; IV - identificação do denunciante, até que se conclua procedimento investigativo; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação V – papéis de trabalho e procedimentos relativos a ações de controle e de inspeção correicional ou de qualquer espécie de ação investigativa, nos termos do §3º do art. 26 da Lei no 10.180, de 6 de fevereiro de 2001; VI – documentos e informações de natureza técnica produzidos por outros órgãos e entidades em poder da CGU sem a característica de custódia; e VII – relatórios e notas técnicas decorrentes de investigações, auditorias e fiscalizações, e outros documentos relativos à atividade de correição, bem como outras ações na área de competência da CGU, quando ainda não concluídos os respectivos procedimentos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação MS: Portaria 1583/12  Art. 18. Fica instituída a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos do Ministério da Saúde (CPADS/MS), com as seguintes atribuições:   I - opinar sobre a informação produzida no âmbito de sua atuação para fins de classificação em qualquer grau de sigilo; II - assessorar a autoridade classificadora ou a autoridade hierarquicamente superior quanto à desclassificação, reclassificação ou reavaliação de informação classificada em qualquer grau de sigilo; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação MS: Portaria 1583/12 III - propor o destino final das informações desclassificadas, indicando os documentos para guarda permanente, observado o disposto na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e IV - subsidiar a elaboração do rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados em cada grau de sigilo, a ser disponibilizado na Internet. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Classificação da Informação AECI/MDS Classificação da Informação MS: Portaria 1583/12 § 1º A CPADS/MS é composta por: I - Autoridade de Monitoramento, designada pelo Ministro de Estado da Saúde, que a coordenará; II - representante, titular e suplente da SGEP; III - representante, titular e suplente da SE/MS; IV - representante, titular e suplente, da CONJUR; e V - representante, titular e suplente, da ASCOM. § 2º À CPADS/MS compete elaborar o seu regimento interno e submetê-lo à aprovação e publicação por ato do Ministro de Estado da Saúde. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Especificidades do MDS AECI/MDS Especificidades do MDS Aspectos positivos do Ministério para a implementação da LAI: Políticas públicas fundamentadas na premissa da participação da sociedade; Relevância do controle social para a operacionalização das políticas; Elevado nível de institucionalização da operacionalização de suas políticas; e Elevado grau de informatização de processos operacionais. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Especificidades do MDS AECI/MDS Especificidades do MDS Desafios: Definição de processos em que há necessidade de garantia do contraditório e da ampla defesa: Fiscalizações (Ex. trabalhos conjuntos das Secretarias com a AECI); Investigações (Ex. apuração de dolo – PBF); e Cancelamento de benefícios do PBF – pelo menos até o final do período de reversão Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Especificidades do MDS AECI/MDS Especificidades do MDS 2. Segurança na parametrização para classificação de pedido genérico e excessivo prejuízo às atividades regulares da administração. 3. Definição de procedimentos em hipóteses de privacidade de dados pessoais (CadÚnico, Informações sobre os beneficiários de cisternas, Denunciantes, PAD). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Especificidades do MDS AECI/MDS Especificidades do MDS Mapeamento de processos para definição de documentos preparatórios que requerem delimitação de acesso, para proteção ao processo decisório em: Implementação dos programas de governo Contratos, convênios e congêneres Prestação de Contas TCE Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Especificidades do MDS AECI/MDS Especificidades do MDS 5. Desafios de acesso em pesquisas realizadas no âmbito da SAGI Identificação dos respondentes e dos beneficiários nos casos de pesquisas qualitativas. Dados de pesquisa, ainda que relatórios estejam entregues, até que todo o ciclo esteja finalizado, com todas as suas etapas análise interna para a validação das mesmas. Variáveis identificadas como não consistentes. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

OBRIGADA! Leice Maria Garcia AECI/MDS Assessora Especial de Controle Interno Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tel: (61) 2030-1095 e fax (61) 2030-1479 leice.garcia@mds.gov.br aeci@mds.gov.br Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome