SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO - 2008 Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Advertisements

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Jacqueline de Aguiar Barros
Saúde Bucal na esfera pública
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA.
Educação profissional:
Portaria nº. 599/GM de 23 de Março de 2006.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Rede de Atenção à Urgência e Emergência:
Dr. Renato Françoso Filho
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Assistência Onclógica no Estado de Minas Gerais
Revisão da Resolução da CIB
Maria do Carmo Paixão Rausch Diretora de Programação Assistencial
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
HAPVIDA SAÚDE HOJE • 3ª maior operadora privada do Brasil;
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Regionalização Solidária.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Dados Consolidados Saúde Suplementar
AGENDAMENTO ELETRÔNICO
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
NOAS.
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER GERENTE ADJUNTO Março
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELO SUS (CHAMAMENTO PÚBLICO) Lina Márcia Wainer Di Pilla SUM/SGE.
Encontro Estadual do PMAQ
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER – GERENTE ADJUNTO Março
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO

Capacidade instalada Programação em Saúde GEPDI

PORTARIA Nº DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006 Art. 2º Quando utilizada toda a capacidade instalada dos serviços públicos de saúde, e comprovada e justificada a necessidade de complementar sua rede e, ainda, se houver impossibilidade de ampliação dos serviços públicos, o gestor poderá complementar a oferta com serviços privados de assistência à saúde. § 1º A complementação de serviços deverá observar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, em especial, a regionalização, a pactuação, a programação, os parâmetros de cobertura assistencial e a universalidade do acesso. Dispõe sobre a participação complementar dos serviços privados de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Produção em relação à capacidade operacional instalada nos Centros de Saúde da Regional Leste no período de 1998 a 2001.

Capacidade instalada Potencial esperado 1 médico = 20 horas semanais 1 hora = 4 consultas –15 min 1 médico= 80 cons/semana 1 consultório – o dia todo

Capacidade instalada física X necessidade de consultas Necessidade de Consultórios = Necessidades de consultas/ano Dias trabalhados x 16 cons.x turnos 1 UBS= 3 consultórios Quantas UBS precisamos.... Mas não é se consultório que vive uma UBS.

Capacidade instalada X necessidade...ainda é elevada a taxa de ociosidade dos profissionais da área da Saúde; conseqüentemente, há deficit de consultas médicas e odontológicas no ES

Capacidade instalada Fato condicionante determinante Vacina geladeira investimento vacinador RH Baixa falta falta invest na APS cob vacinal infraestrutura

Enfrentamento dos problemas e organização do sistema resolutivo Definir os problemas prioritários Definir necessidades de saúde Definir tecnologias para enfrentamento das necessidades Capacidade instalada real e ideal Capacidade de gerenciamento