FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
“Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Julho de 2007.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Sumário Projeto ptrs.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE). Base Legal do Regime Lei n° /07 (alterada pela Lei n° /08); Decretos nº 6.634/08 e 6.814/09; Resoluções.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento O Que é Desenvolvimento? ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento 2

O Que é Desenvolvimento? Desenvolvimento econômico consiste em um processo de enriquecimento de municípios, estados ou países, assim como de seus habitantes, ou seja, na acumulação de ativos individuais ou públicos, e também de um crescimento da produção nacional e pela remuneração recebida pelos que participam da atividade econômica. 3

O Que é Desenvolvimento? Simplificando, aceita-se que o DESENVOLVIMENTO deve ter como efeito melhor a vida das pessoas (Desenvolvimento Humano), de todas as pessoas (Desenvolvimento Social), das que estão vivas atualmente e das que viverão no futuro (Desenvolvimento Sustentável). 4

Como Ocorre o Desenvolvimento? O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos são necessários, incentivos para inovações e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços à população, sem comprometer os recursos naturais. 5

Como Ocorre o Desenvolvimento? – crescimento do capital humano (habilidades, conhecimentos e competências das populações); – crescimento do capital social (conjunto de valores ou normas informais, comuns aos membros de um grupo, que permitem a cooperação entre eles); c) – a conquista da boa governança (relacionada com a capacidade gerencial da administração pública, com a capacidade da sociedade de construir canais de participação na gestão estatal, com os níveis de representatividade, legitimidade e confiança dos governos, com sua capacidade de prestar contas e com transparência); 6

Como Ocorre o Desenvolvimento? d) – crescimento do capital empresarial (capacidade de grupo social se organizar para empreender, gerando renda e melhorando a qualidade de vida da população local); e) – uso sustentável do capital natural (o “sustentável” representa o desafio de buscar a satisfação das carências atuais sem comprometer a capacidade de satisfação das carências futuras desta geração ou das gerações futuras, no uso dos recursos naturais materiais ou energéticas: água, ar, combustíveis, minérios, etc). 7

Fatores Determinantes do Desenvolvimento – Oferta de Recursos Naturais Disponíveis (água, energia elétrica, espaço físico); – Recursos Humanos Capacitados (qualificação e capacitação de mão-de-obra); – Infra-Estrutura Urbanística e Habitacional Adequados (bairros definidos e loteamentos novos com toda infra-estrutura de apoio e serviços); – Infra-Estrutura Viária e de Escoamento da Produção Adequados (ruas, avenidas, estradas e rodovias vicinais, rodovias intermunicipais duplicadas, aeroporto); 8

Fatores Determinantes do Desenvolvimento e) – Tecnologia da Informação (adequação das redes de telefonia e internet); f) – Infra-Estrutura de Educação e Saúde Adequados (escolas, salas de aula e profissionais de educação; consultórios, leitos hospitalares e profissionais da saúde em número condizente com a população); g) – Infra-Estrutura de Transporte Adequados (transporte urbano, intermunicipal e serviços de táxis e mototáxis); h) – Infra-Estrutura de Comércio e Serviços (alimentação, hotelaria, turismo, agências bancárias, prestação de serviços). 9

O Que é Desenvolvimento Exógeno? É o desenvolvimento feito com recursos exógenos, isto é, investimentos oriundos de fora da região. Acontece principalmente através da instalação de empresas cuja matriz não é na região. Geralmente são empresas de porte médio e grande, que se instalam em função de algum atrativo que a região oferece, seja por razões logísticas, ou pela disponibilidade local de recursos humanos habilitados ou outras razões. Trazem uma cultura empresarial diferenciada que pode contribuir ao enriquecimento cultural dos recursos humanos locais. 10

Como atrair o Desenvolvimento Exógeno? Pode ser estimulado por ações em diversas frentes:- a) - boa qualidade de vida local (segurança, saúde, educação, habitação); b) - legislação municipal que privilegie o desenvolvimento, portanto sem excesso de restrições legais desnecessárias e sem muita burocracia, para implantação e operação do empreendimento. 11

O Que é Desenvolvimento Endógeno? É o desenvolvimento feito com recursos oriundos da própria região. As empresas são mais comumente pequenas e micros. São fortes geradores de empregos em relação ao capital investido quando comparado com as empresas de maior porte. Desenvolvem-se de forma coerente com a cultura empresarial local e com o perfil dos recursos humanos locais. 12

O Que é Desenvolvimento Endógeno? Requer incutir o espírito empreendedor nos cidadãos, isto é; promover o empreendedorismo; viabilizar as incubadoras de empresas; articular os arranjos sócio-produtivos mais adequados; oferecer possibilidades de capacitação empresarial, gerencial e tecnológico; desenvolver APLs (“clusters”) locais; auxiliar no acesso ao crédito ou micro-crédito; desenvolver procedimentos como o DLIS (Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável). 13

O Que é Desenvolvimento Endógeno? Interessante ressaltar que a promoção do desenvolvimento endógeno pode criar uma nova dinâmica de desenvolvimento regional, com criação de emprego e renda, mesmo em períodos em que o resto da nação esteja mergulhada na estagnação do desenvolvimento econômico. Pode-se criar ilhas de desenvolvimento. 14

O Que é Desenvolvimento Endógeno? É “local” é entendido aqui como qualquer recorte sócio-territorial delimitado a partir de uma característica eletiva definidora de identidade. Pode ser: - uma característica físico-territorial (ex.: localidades de uma mesma microbacia ou comunidades de uma região serrana); - uma característica econômica (ex.: localidades integradas por uma determinada cadeia produtiva); - uma característica étnica-cultural (ex.: localidades de remanescentes de migrantes de mesma origem); - uma característica político-territorial (municípios de uma região) etc. 15