Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira
Ementa da Apresentação Usabilidade Conceitos de usabilidade Usabilidade no dia-a-dia Conclusões Referências
Usabilidade O que vem a ser usabilidade? O quão fácil é entender e usar uma interface. [GRAHAM] Usabilidade é um atributo multidimensional relacionado ao impacto de um produto nas mãos do usuário final
Usabilidade O que vem a ser usuário? Entende-se por usuários os seres humanos que irão, de fato, interagir com o sistema.[Vasconcelos] É um ser tomador de decisões O cliente do projeto
Usabilidade Por que é importante? Para permitir que os usuários interajam de maneira mais produtiva e agradável com um produto final Maior qualidade no resultado final de um produto
Usabilidade É interdisciplinar: Psicologia (memória e percepção) Sociologia (contexto no qual os usuários vivem) Design (das interações e da informação) Ciência da Computação (software, hardware e inteligência artificial)
Usabilidade Em Sistemas de Informação: O valor de mercado de um sistema computacional é medido em função de sua qualidade em uso[Bevan & Bogomolni] Disciplina Interface Usuário Máquina
Conceitos de Usabilidade Visibilidade: Ajuda os usuários a formar um modelo mental correto da "coisa" Modelos ajudam a inferir os efeitos das ações
Conceitos de Usabilidade Feedback: Quando uma ação é realizada, um feedback sobre os efeitos deve ser apresentado Exemplo: o clique em um botão gera alguma mudança na tela para informar sobre os efeitos daquela ação
Conceitos de Usabilidade Feedback:
Conceitos de Usabilidade Acessibilidade: A informação precisar ser encontrada rápida e facilmente Oferecer alguns poucos - mas poderosos - meios para encontrar a informação Dividir a informação em partes menores e relacionadas
Conceitos de Usabilidade Orientação e Navegação: Links devem ser descritivos o suficiente para informar a qual informação eles levarão O usuário deve poder visualizar a estrutura de navegação Direcionada ao propósito do produto
Conceitos de Usabilidade Google: interface completamente voltada para a busca
Usabilidade no dia-a-dia Objetos do dia-a-dia têm uso claro porque estão bastante inseridos no contexto social Possuem grande semelhança com conceitos conhecidos – mesmo que antropologicamente
Usabilidade no dia-a-dia Exemplos: Portas se baseiam no conceito de alavanca Escadas se baseiam no conceito de apoio Pratos se baseiam no conceito de recipiente
Conclusões Pensar em usabilidade é importante para criar produtos com maior qualidade Em sistemas de informação usabilidade é tratara pela disciplina da Interação Homem Máquina
Referências Graham, L.; 1999. The Principles of Interactive Design Vasconcelos, C.; Garcia, F.; Turnell, M. 2004. XPU – Um Modelo para o Desenvolvimento de Sistemas Centrado no Usuário, Dissertação de Mestrado, Campina Grande – PB, Brasil. Bevan, N.; Bogomolni, I. Incorporating User Quality Requirements in the Software Development Process. Proceedings of 4th International Software Quality Week Europe, Brussels, 2000, pages 1192-1204.
Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira