CURRICULO +.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.

IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Jornada Pedagógica – POIE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Ministério da Educação
Produção do conhecimento em EAD
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
CIDADE DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Aprendizagens em Arte Coordenadora
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Videoconferência com PCNP de Tecnologias Educacionais CETEC 14/11/2014.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TV ESCOLA.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Geekie+ PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM. O que é a Plataforma Geekie É uma plataforma de aprendizagem adaptativa que visa colaborar com o processo.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
vídeo
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

CURRICULO +

SOBRE O PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS - NOVAS POSSIBILIDADES OBJETIVO GERAL Por meio da disponibilização de ferramentas e recursos pedagógicos tecnológicos aos professores e alunos de todos os anos escolares do Ensino Fundamental e Médio, aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem. 2.Infraestru-tura de TI 3.Apoio e Formação aos Professores 4.Mobiliza-ção de Rede 5.Aprendi-zado em Rede 1.Conteúdo Digital PRINCÍPIOS DO PROGRAMA Foco no Currículo A proposta pedagógica do Programa, que norteia as ações de infraestrutura e de formação, está centrada na proposta curricular do Estado de São Paulo. Construção Conjunta com a Rede Envolvimento e participação direta dos profissionais da Rede Estadual de São Paulo na fase de estruturação e implementação dos projetos, em especial, no âmbito pedagógico. Visão Integrada e Sistêmica Refere-se ao olhar holístico do Programa, com o objetivo de concretizar as soluções, em especial, na sala de aula. No caso do Programa NTNP, são 5 eixos integradores. PROJETOS EM SEU LANÇAMENTO > Currículo+ > Professor 2.0 2

SOBRE O CURRÍCULO+ Objetivos específicos: 3 oferecer ao professor recursos pedagógicos digitais e formação na utilização destes recursos para complementar o desenvolvimento da sua aula e aprimorar a sua prática; tornar o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula mais diversificado, dinâmico e personalizado; disponibilizar ao aluno conteúdo digital para apoiar, recuperar ou complementar seus estudos, individualmente ou com o auxílio do professor. http://curriculomais.educacao.sp.gov.br 3

Colabore! Recomende um conteúdo digital para a equipe de “assistentes de seleção de conteúdos digitais”! Sua recomendação pode fazer parte do “acervo” desta plataforma, juntamente com o seu crédito. Ao indicar objetos digitais de aprendizagem disponíveis gratuitamente na internet, você estará contribuindo para que o Currículo+ facilite o acesso de professores e alunos de toda a Rede Estadual de Ensino de São Paulo a conteúdos digitais de qualidade e potencialize o uso das novas tecnologias nas escolas. Acesse http://curriculomais.educacao.sp.gov.br para conhecer a plataforma e saber como você também pode contribuir para o contínuo desenvolvimento desta iniciativa!

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br

PROFESSOR 2.0

PROFESSOR 2.0 9 A mesma senha do GDAE Ambiente colaborativo que possibilitará o contato entre todos os profissionais da educação para criação de uma Comunidade de Prática que visa DESENVOLVER E COMPARTILHAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ELABORADAS PELA REDE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS incentivar a troca de experiências entre professores da rede; estimular, apoiar e ampliar o uso das tecnologias integradas ao Currículo nas unidades escolares; incentivar a produção e o compartilhamento de atividades (em especial, que utilizem as TIC como ferramenta), gerando um banco de práticas; potencializar a aplicação dessas atividades, uma vez que estarão detalhadamente descritas, aula à aula; disponibilizar espaço na web (hotsite) para os núcleos pedagógicos e escolas. ACESSO INTERNO APENAS COM LOGIN E SENHA (RESTRITO A PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO) A mesma senha do GDAE 9

PROFESSOR 2.0

ARTICULAÇÃO ENTRE AS INICIATIVAS Práticas Pedagógicas com uso de Objetos Digitais de Aprendizagem Planos de Aula Digitais (Conteúdo Digital) Sugestões de Conteúdo Digital articulado com o Currículo Professor 2.0 Currículo+ 11

A Plataforma Colaborativa Professor 2 A Plataforma Colaborativa Professor 2.0 promoverá a criação de Comunidades de Prática, uma vez que os usuários poderão ter contato tanto com professores de sua Diretoria, quanto com professores de todo o Estado, o que permitirá a difusão de práticas pedagógicas e metodológicas de ensino. Além disso, será possível utilizar as propostas enviadas por outros profissionais da rede, adaptando-as tanto às suas necessidades de ensino, quanto às necessidades de aprendizagem de seus alunos. http://professor20.educacao.sp.gov.br

PEREA E RAQUEL PCNP- Tecnologia