PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretrizes da EJA - SEDU
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
  Ana Carolina Castelli da Silva
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
Bacharelado em Sistemas de Informação
Instrumentos de Avaliação - MEC
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Regulamentação e Orientações Prof. Benevid Felix Silva.
2009.
Formação por competências
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Aproveitamento de Estudos
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Departamento do Ensino Secundário
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Metodologia de Ensino e Extensão
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Plano de Gestão da Escola
ESTÁGIOS.
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Prática como Componente Curricular
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Universidade Federal de Itajubá
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS Neusa Resende Moura de Melo Coordenadora de Políticas Institucionais de Educação Básica

PLANO DE CURSO

1. Justificativa e Objetivos do Curso Deverá contemplar as razões que levam a instituição de ensino a propor a oferta do curso. Essas razões devem ser fundamentadas com números e outras informações comprovadas, justificando a necessidade da oferta do curso na região em que está inserida.

1.2 Objetivos: Nos objetivos do curso deverá ser explicitada sua finalidade, bem como os resultados a serem alcançados com a oferta. Estes deverão ter coerência com a justificativa, o perfil profissional de conclusão, a organização curricular e o projeto pedagógico da escola.

Requisitos de Acesso: Relacionar todos os pré-requisitos - escolaridade prévia, idade... Os requisitos de acesso são as condições que a escola identifica como necessárias ao aluno antes do início do curso proposto.

3. Perfil Profissional de Conclusão Deverá expressar o perfil profissional que se espera que os alunos alcancem ao final do curso, observadas condições e características locais e regionais do contexto sócio econômico e profissional. Identificar com precisão o perfil profissional de conclusão dos egressos do curso. Não limitar o perfil apenas em relação ao momento atual.

4. Organização Curricular Deverá conter todas as informações relativas a organização curricular do curso. 5. Critérios de Avaliação da Aprendizagem A avaliação se dará de acordo com a organização didática.

6. Instalações e Equipamentos Descrever todos os recursos físicos e materiais existentes na instituição para realização do curso, atendendo a seus objetivos. Os equipamentos e materiais devem ser especificados, indicando as quantidades por item. O acervo bibliográfico deve ser detalhado por título com autor, editora, ano da publicação, indicando a quantidade por título.

7. Pessoal Docente e Técnico Envolvido no Curso Descrever o corpo docente e técnico existente para o curso, com a formação acadêmica e qualificação em pós graduação.

8. Certificado e Diplomas Deverá conter as informações relativas ao documento de conclusão de curso expedido pelo estabelecimento de ensino aos seus alunos. 9. Anexos

Observações Finais Comuns a Todos os Cursos: A estrutura curricular dos cursos, será organizada em regime seriado anual. A matriz curricular deverá ser organizada por disciplina. Informar as disciplinas por ementas e objetivos. Os cursos terão duração de quatro (4) anos. Cada um deles com no mínimo 200 dias letivos e 800hs. A carga horária das disciplinas e a carga horária total do curso deverá ser contada observando-se o ano letivo de 36 semanas.

A carga horária deverá ser informada em hora relógio. O estágio é componente curricular obrigatório com uma carga horária de 400hs a partir do 3º ano. Os conteúdos programáticos das disciplinas de formação geral são comuns a todos os cursos. 2ª língua estrangeira – Espanhol – duas aulas no 4° ano. Educação Física no 4° ano é optativa e não será informada na estrutura da matriz.

INFORMAÇÕES: Inserir como anexo ao Projeto os conteúdos programáticos das disciplinas e a bibliografia. Qualquer alteração na ordem dos conteúdos nas séries deverá ser feita apenas no Plano de Ensino das disciplinas. As coordenações que não entregaram os programas das disciplinas atualizados para as quatro séries deverão encaminhá-los à Coordenação de Políticas Institucionais de Educação Básica até o dia 28 de fevereiro (5ª feira) de 2008.