Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
Saúde e Segurança no Trabalho
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
II Conferência Estadual de Saúde Mental
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Educação Permanente em Saúde :
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Direito humano a alimentação adequada
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Promoção e Exigibilidade do DHAA e o papel dos Conseas
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
O Papel da Educação Nutricional no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Avanços, desafios e potencialidades CONSEA
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
CONHECENDO O SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL /SISAN
FÓRUM ESTADUAL de ASSISTÊNCIA SOCIAL e do TRABALHO
SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISAN
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA VIÇOSA - MG/BRASIL 2014 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E QUALIDADE DE VIDA pEO Profa. Júnia Marise.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
A Participação Social na formulação da Estratégia de Desenvolvimento Novembro de 2014 Esther Bemerguy de Albuquerque.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Segurança alimentar e mercados institucionais
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ABRIL 2010.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA INTERSETORIALIDADE NO ÂMBITO FEDERAL.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
1.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
10ª Reunião Plenária da CNPD
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Maria Emília Lisboa Pacheco Presidenta do Consea
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Seminário Indicadores e Monitoramento da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil...no contexto do SISAN.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional Ana Paula Quintella M. Ferreira Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional

Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (2006) SAN: a realização do direito humano a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, respeitando as diversidades culturais e sendo sustentável do ponto de vista sócio-econômico e agro-ecológico. Decreto-Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.

Direito Humano a Alimentação Adequada A Integração de um Conjunto de Políticas Públicas Implementadas por Diferentes Setores do Governo

Políticas Públicas Voltadas Para a Promoção do DHAA: Disponibilidade e Acesso aos Alimentos: políticas macroeconômicas, a política agrícola e agrária, o fortalecimento da agricultura familiar, o saneamento público, a geração de renda; Inclusão Social e Grupos Vulneráveis: assistência social, transferência de renda, restaurantes populares, programas de controle das carências nutricionais, alimentação do trabalhador, alimentação escolar, políticas territoriais dirigidas à comunidades tradicionais e povos indígenas; e Universais: educação, cultura, meio ambiente, previdência social, saúde.

SAN SEADES SESAU SETEQ SEAGRI SEEE CASAL CONAB SMCDH SEINFRA SEMARHN SETEQ SEAGRI SEEE Cozinhas Emergenciais Restaurante Popular Banco de Alimentos Cestas Nutricionais SISAN “Eu Aprendi, Eu Ensinei” Capacitação de Mães Sopas para Comunidades Alimentação Saudável Vigilância Sanitária Vigilância e Atenção à Saúde Suplementação Alimentar Cisternas Meio Ambiente Programa Água doce Agricultura Familiar Abastecimento Agroalimentar PAIS Reforma Agrária Educação Alimentação Escolar SMCDH Povos e Comunidades Tradicionais Geração e Trabalho e Renda SEINFRA Habitação SEPLANDE CASAL Água e Saneamento PAA CONAB Formação de Estoques

Política de Segurança Alimentar e Nutricional Atores Governamentais Atores Sociais Articulação

Papel dos Atores Governamentais: Planejar, Formular ou alterar e implementar a política em prol da população; Respeitar, proteger, promover e prover o DHAA; Planejar e aplicar os recursos públicos; Monitorar e avaliar os resultados.

Papel dos Atores Sociais: Demandar e legitimar as demandas; Pressionar, reivindicar e apresentar proposições ao Estado; Controle social: Conselhos.

Políticas Públicas de SAN SISAN Articular Gerir Políticas Públicas de SAN

Características das Políticas Públicas de SAN: Intersetoriais; Multidisciplinares; Complexas. DESAFIO

Quais os Desafios? Integração e cooperação entre diferentes níveis de governo; Articulação das ações; Envolvimento dos gestores, profissionais, técnicos e população; Agenda integrada de SAN.

Quais as Propostas? Considerar as demandas da população, a partir de uma base populacional e geográfica; Definição de prioridades políticas; Ações planejadas e dirigidas; Interferências intencionais, integradas e monitoradas.

Gestão Intersetorial em SAN Novo modelo de governo, que permeia todos os níveis e segmentos da organização estadual; Semente de transformação da relação da administração pública com a sociedade civil, através de dinâmica participativa e compartilhada; Estratégias institucionais para operacionalização.

INTEGRAÇÃO da Gestão Intersetorial Mecanismos Legais: a) Lei Orgânica Estadual de SAN; b) Plano Estadual de SAN; c) Política Estadual de SAN; e d) Câmara Intersecretarial de SAN. INTEGRAÇÃO da Gestão Intersetorial

Obrigada!!! Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional – SSAN Contatos: Tel.: (82)3315-2890 email: anapaula.ferreira@assitenciasocial.al.gov.br