Consumo do tabaco Bhavesh Modi, MD Governo de Gujarat

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

TABACO: dados epidemiológicos
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Fumar MATA!.
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
DSS TABAGISMO São Luís, 19/12/08.
Profª. MARCIA FUNÇÃO FENOL Profª. MARCIA
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Tabaco.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Tabagismo Verdades x Mentiras
Se parar de fumar agora:
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à economia do controle do tabaco Hugh Waters, PhD 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of.
Criação de uma clínica de cessação do tabagismo
20 PASSOS PARA DEIXAR DE FUMAR 1-DECIDA NÃO FUMAR MAIS! GEISLER.
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Annette David, MD, MPH, FACOEM Parceira sênior no Health Consulting Services na Health Partners,
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Joanna Cohen, PhD Diretora, Instituto para Controle Global do Tabaco Professora de prevenção a doenças,
Trabalho realizado por: Carolina Medinas Beatriz Pereira
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Efeitos do tabagismo passivo sobre a saúde
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Populações especiais: Atualização Stephen A. Tamplin, MSE Departamento de Saúde, Comportamento e.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Analisando o futuro: Resumo dos principais avanços.
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Produtos de Tabaco Mitchell Zeller, JD Pinney Associates.
Comércio ilegal do tabaco
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health A epidemia de tabagismo Jonathan Samet, MD, MS Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health As mulheres e o tabaco Natasha Jategaonkar, MSc British Columbia Centre of Excellence for Women’s.
Sistema Respiratório.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Produtos não Combustíveis e Produtos Consumidos Via Oral.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Blocos fundamentais para uma regulamentação eficaz dos produtos de tabaco Seção B.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Estudo de caso: Irlanda.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação das políticas de ambientes livres de fumo Andrew Hyland, PhD Roswell Park Cancer Institute.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B O texto da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Qual é o impacto dos aumentos dos impostos sobre o tabaco na Tailândia?
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Carga Global do Tabagismo.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Avaliação do ASSIST.
Linha Curativa do Tempo
Fumo de Tabaco e Cancro Trabalho realizado por: Sara Marques.
Cigarro Causa Dependências.
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
VIII Congresso Centro Oeste de Pneumologia
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

Consumo do tabaco Bhavesh Modi, MD Governo de Gujarat MBA/MPH at Johns Hopkins University

Histórico de informações O tabaco é consumido em diferentes formas e em diversas culturas em todo o mundo O tabaco é a principal causa evitável de morte e já matou 100 milhões de pessoas no século vinte e poderá matar 1 bilhão de pessoas no século vinte e um de acordo com a OMS Os profissionais de saúde (médicos, dentistas, enfermeiros e funcionários da saúde) podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças e mortes prematuras devido ao tabagismo

Tipos de uso do tabaco Fumo Sem fumaça Produtos novos

Tabaco para fumar O fumo de tabaco consiste na queima de folhas secas e curadas da planta do tabaco e na inalação da fumaça Cigarro Bidi Kretek (cigarro de cravo-da-índia) Charuto Cachimbo Cachimbo de água, narguilé, shisha Fonte: Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Cigarros Os cigarros são os que criam maior dependência e são o produto de tabaco mais usado em todo o mundo Os primeiros cigarros eram feitos das sobras do tabaco de charutos A invenção das máquinas de fabricar cigarros em 1880 seguida de um marketing agressivo levou a um aumento impressionante na produção e consumo de cigarros, com grande perda de vidas no mundo relacionada ao fumo Fonte: Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Cigarros A fumaça do cigarro contém milhares de produtos químicos e compostos, muitos dos quais cancerígenos As empresas de tabaco introduziram no mercado os produtos identificados como “suave”, “light”, “prata” ou “ouro”, de maneira que implique serem “mais seguros”, mas a pesquisa indica que não há nenhuma forma de tabaco completamente segura Fonte: Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Bidis Bidis são cigarros finos, enrolados a mão e sem filtro contendo cerca de 0,2 gramas de flocos de tabaco secos ao sol e processados enrolados em uma folha de tendu (Diospyros elanoxylon) ou em folha de temburni e amarrados por um fio de algodão É um produto primordialmente indiano, mais usado no sudeste da Ásia, e agora cada vez mais exportado para países de renda alta como uma alternativa barata e menos nociva que os cigarros Os bidis, no entanto, produzem de três a cinco vezes mais nicotina, monóxido de carbono e alcatrão do que os cigarros Fonte do texto: Gupta. (2008). Bidi smoking and public health (Fumo do bidi e saúde pública). Ministério de Saúde e Bem-estar da Família, Governo da Índia; Rickert. (1999). Determination of yields of “tar”, nicotine and carbon monoxide from bidi cigarettes: final report (Relatório final sobre a determinação da produção de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono pelos cigarros bidi). Labstat International, Inc; fonte da imagem: iStockphoto.com

Kreteks Kreteks — também conhecidos como cigarros de cravo-da-índia Contêm normalmente uma mistura de cravo, tabaco e outros aditivos Forma predominante de cigarros na Indonésia — agora encontrado facilmente na maioria dos países O aroma de cravo mascara as características irritantes da fumaça do tabaco e possibilita a inalação de uma grande quantidade de fumaça Fornece mais nicotina, monóxido de carbono e alcatrão se comparado aos cigarros Nenhuma evidência científica comprova que os kreteks são menos nocivos que os cigarros Fonte do texto: Organização Mundial da Saúde. (2006). Tobacco: deadly in any form or disguise (Tabaco: letal em qualquer forma ou disfarce); fonte da imagem: iStockphoto.com

Charutos Os charutos são rolos de tabaco envoltos em folhas de tabaco reconstituídas, que contêm geralmente uma quantidade de tabaco muito maior do que os cigarros O longo processo de envelhecimento e fermentação produz grandes concentrações de componentes carcinogênicos liberados durante a combustão Além dos perigos à saúde relacionados ao tabagismo, os fumantes de charutos estão ainda mais expostos devido à natureza alcalina do tabaco que é absorvido pela boca Fontes: Organização Mundial da Saúde. (2006). Tobacco: deadly in any form or disguise (Tabaco: letal em qualquer forma ou disfarce); Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Cachimbos Os cachimbos consistem em um fornilho (para pôr o tabaco e acender), haste e piteira Devido à grande quantidade de tabaco que vai no fornilho, os fumantes de cachimbo ficam expostos à fumaça equivalente a muitos cigarros em uma única sessão Fontes: Organização Mundial da Saúde. (2006). Tobacco: deadly in any form or disguise (Tabaco: letal em qualquer forma ou disfarce); Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Cachimbo de água, narguilé, shisha Os cachimbos de água, narguilés e shishas funcionam pela filtragem na água e calor indireto Teve origem no sul e centro-leste da Ásia O tabaco com sabor é queimado numa tigela coberta com uma folha de alumínio e carvão A fumaça é resfriada quando filtrada por uma tigela com água e consumida por uma mangueira e bocal por um ou mais usuários Fontes do texto: Organização Mundial da Saúde. (2006). Tobacco: deadly in any form or disguise (Tabaco: letal em qualquer forma ou disfarce); Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org; fonte da imagem: iStockphoto.com

Cachimbo de água, narguilé, shisha Devido ao grande volume de tabaco e maior duração das sessões de uso do cachimbo de água (30-60 minutos), os usuários inalam mais de 10 litros de fumaça durante cada sessão Compartilhar os cachimbos de água pode ainda aumentar o risco de doenças transmitidas pelo ar, como a tuberculose, a gripe e outras doenças contagiosas Fontes do texto: Organização Mundial da Saúde. (2006). Tobacco: deadly in any form or disguise (Tabaco: letal em qualquer forma ou disfarce); Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org; fonte da imagem: iStockphoto.com

Componentes da fumaça do tabaco

Relatórios do US Surgeon General (2004) (2010) Fonte da imagem: relatório do U.S. Surgeon General. (2010) www.surgeongeneral.gov/library/reports/index.html

As consequências do fumo ativo para a saúde

O que é o fumo passivo? (SHS, sigla em inglês)

Estudo de Hirayama

Relatório do US Surgeon General, 2006 Fonte da imagem: adaptado por CTL do Relatório do U.S. Surgeon General. (2006).

Tabaco sem fumaça O tabaco sem fumaça é consumido sem queima por via bucal ou nasal Tabaco de mascar, gutkha Rapés, snus Produtos solúveis Fonte: Tobacco Atlas. (2012). www.tobaccoatlas.org

Tabaco de mascar O fumo de mascar é um produto para o consumo oral sem fumaça, colocado na boca entre a bochecha e os dentes ou na parte interna lábios para que seja chupado ou mascado Conhecido como tabaco de cuspir Consumido em todo o mundo e disponível em várias formas Plug Folha solta Chimo Toombak Gutkha Pan masala ou palmeira de betel com tabaco Fonte das imagens: iStockphoto.com

Gutkha Mistura aromatizada de areca, limão e tabaco, além de outros ingredientes Principal categoria de tabaco de mascar fabricado no subcontinente da Índia, amplamente consumido na região da Ásia do Pacífico e disseminado na Europa e EUA pela população migratória Devido à facilidade da disponibilidade e o uso sem chamar atenção, o gutkha tem atraído fumantes que desejam parar, crianças e mulheres Fonte do texto: www.who.int/fctc/reporting/Annex6_Report_on_Tobacco_Control_in_India_2004.pdf; fontes das imagens: http://cdn4.wn.com/ph/img/47/56/da36aacab5ab3807e214af72b46c-grande.jpg; http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/398630.stm

Rapé, snus O rapé é um produto curado e processado no fogo, formando partículas finas e vendido como rapé seco ou úmido O rapé é mantido na boca entre a bochecha ou lábios e gengivas — o rapé seco também pode ser inalado pelas narinas Fontes das imagens: www.snuffstore.co.uk/news/wp-content/uploads/2007/11/snuff_order.jpg; http://chainikhaini.com/images/2.gif

Rapé, snus Também conhecido por Snus Khaini Shammaah Naswa Consumido normalmente na Escandinávia, nos EUA e sul da Ásia, mas disponível em todo o mundo Fontes das imagens: www.snuffstore.co.uk/news/wp-content/uploads/2007/11/snuff_order.jpg; http://chainikhaini.com/images/2.gif

Tabaco solúvel sem fumaça (DSTs) Os DSTs contêm tabaco e outros componentes que dissolvem na boca para que a nicotina seja absorvida pela mucosa bucal A maioria dos DSTs é fabricada por marcas conhecidas de cigarros e comercializadas como uma alternativa para os fumantes nos locais onde o fumo é proibido, nos países de renda alta Não há nenhuma evidência sobre a segurança dos novos produtos de DST — na verdade, eles têm o potencial de aumentar o número de usuários do tabaco, inclusive crianças Fontes das imagens: www.tobaccocampaign.com/wp-content/uploads/2011/04/ariva-dissolvable-tobacco.jpg; http://www.smokersonly.org/images/products/ariva_1.jpg

Impacto do tabaco sem fumaça sobre a saúde Os produtos de tabaco sem fumaça não são uma alternativa ou substituto seguro do tabagismo Os produtos de tabaco sem fumaça contêm muitos carcinógenos, metais pesados e outras toxinas encontradas nos cigarros, que provocam muitas doenças semelhantes às causadas pelo fumo Além disso, os produtos de tabaco sem fumaça aumentam o ônus do câncer de cabeça e de pescoço, e doenças da boca e dos dentes

Impacto do tabaco sem fumaça sobre a saúde Câncer de boca, língua, garganta, esôfago, estômago, pâncreas Maior risco de doença cardíaca, infartos, derrames (AVC) Saúde reprodutiva — pré-eclampsia, parto prematuro, nascimento de bebê abaixo do peso Doenças da boca e dentes — leucoplasia (lesão pré-cancerosa), retração da gengiva, perda óssea perto da raiz dos dentes, abrasão dos dentes, perda de dentes, dentes manchados, mau hálito Dependência da nicotina — dependência, uso duplo de tabaco com e sem fumaça

Produtos de tabaco mais novos Muitas empresas estão apresentando produtos diferentes e inovadores como pirulitos de nicotina, bálsamo para os lábios, água de nicotina, cigarro eletrônico: Para contornar os regulamentos do controle do tabaco e Para atrair os fumantes existentes e novos clientes em potencial, incluindo crianças Esses produtos são vendidos como uma alternativa “segura” e “métodos para parar de fumar”, porém a maioria deles pode ser tão perigosa quanto os outros produtos de tabaco e representar o primeiro passo para a dependência da nicotina em crianças

Cigarro eletrônico (e-cigarette) Cigarro eletrônico é o sistema eletrônico para fornecimento de nicotina que usa baterias para converter o líquido que contém nicotina no vapor que é inalado O cigarro eletrônico consiste em cartucho, atomizador e corpo Fonte: adaptado por CTL de http://www.smokefree.in/smokefree-e-cig-anatomy

Cigarros eletrônicos Sistematicamente vendidos como uma alternativa para os cigarros, para ser fumado nos locais públicos ou como um auxílio para parar, ou ambos Além de fornecer a nicotina, os cigarro eletrônicos fornecem substâncias altamente tóxicas (dietilenoglicol), carcinógenos (nitrosaminas) e outras substâncias químicas perigosas* *Fonte: www.health.harvard.edu/blog/electronic-cigarettes-help-or-hazard-201109223395

Cigarros eletrônicos Os perigos a longo prazo para a saúde quanto aos cigarros eletrônicos não são conhecidos, mas o uso a curto prazo produz efeitos fisiológicos adversos semelhantes aos do tabagismo Um estudo recente confirmou a presença de componentes orgânicos voláteis tóxicos e causadores do câncer (VOCs), e partículas ultrafinas no ambiente fechado devido ao uso dos cigarros eletrônicos, que podem fazer mal às pessoas presentes na forma de vapor passivo semelhante ao fumo passivo Fontes: Vardavas et al. (2011). Chest (Tórax), 141(6):1400-1406; Schripp et al. (2013). Indoor Air (Ar de ambiente fechado), 23(1): 25-33. doi: 10.1111/j.1600-0668.2012.00792.x.

Obrigado!