O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Saúde e Segurança no Trabalho
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desastres e desenvolvimento
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
SNV Moçambique.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
The Global Employment Agenda
PNUD – UNFPA – UNICEF CCPD. Porqué desta Reunião? Verificar que o documento responde efectivamente as prioridades nacionais tais como estão definidas.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Encontro Sub Regional Tripartido sobre Trabalho Infantil Sao Tome, 2012 ELABORAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL EM MOÇAMBIQUE E LISTA.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Associação Búlgara para as Pessoas com Deficiência Mental (BAPID) Conquistas e Esperanças.
Estrategia Articulacao dos actores sociais: – Criacao de Comissao Nacional contra o Trabalho Infantil que envolva os varios ministerios (SEPFOPE, Agricultura,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Camihnos para alcançar Trabalho Decente para jovens A Políticas sindicais para geraçao de Trabalho Decente para jovens trabalhadores ITCILO, Turim.
Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago ORGUT Consulting em Cooperação com COWI e Chr. Michelsen Institute.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Transcrição da apresentação:

O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique Igor Felice-Coordenador do Projecto para o Trabalho Digno

Objectivos do PPTD O Objectivo geral do Programa País do Trabalho Digno para Moçambique é de contribuir para a materialização das prioridades nacionais de crescimento e redução da pobreza de forma inclusiva e sustentável através da promoção de oportunidades de Trabalho Digno para Todos. Enfoque será dado a grupos mais vulneráveis e desfavorecidos no mercado de trabalho: jovens, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas infectadas e afectadas pelo HIV e SIDA. A base dos PPTD e’ a Agenda Global do Trabalho Digno da OIT

Abordagens do PPTD Apoiar na Qualidade de Vida/Qualidade de Trabalho (protecção social, Higiene e segurança no trabalho, HIV e SIDA, Direitos fundamentais no trabalho) Apoiar na criação de empresas e criação de emprego Redução da pobreza (redução da vulnerabilidade atraves de emponderamento economico)

PPTD para Moçambique O PPTD para Moçambique apresenta as prioridades do Governo e das Organizações de Empregadores e Trabalhadores na area do emprego e trabalho digno em Moçambique

Alinhamento do PPTD com politicas e programas do Governo: Plano de redução da Pobreza 2011-2014; Plano Quinquenal do Governo 2010-2014; Estratégia de emprego e formação – Profissional; O programa estratégico para a redução da Pobreza Urbana 2011-2014;

PPTD para Moçambique Tem um numero limitado de resultados e produtos para assegurar intervenções coerentes, e para maximizar o impacto do desenvolvimento Todas as intervenções da OIT em Moçambique estão dirigidas pelo PPTD, tendo em contas as suas prioridades e os seus resultados

PPTD para Moçambique Inclui um plano de implementação com o orçamento das actividades previstas para realizar os produtos, e tambem os fundos já disponíveis dos parceiros. Com os fundos disponíveis e o defice de fundos claramente apresentados, o plano de implementação vai funcionar como um instrumento de mobilização de recursos. Inclui tambem um sistema de monitoria e avaliação instrumento chave para informar os parceiros (implementadores) do progresso através dos resultados e produtos; e da necessidade de modificar estrategias em caso de pouco progresso. funciona como base de avaliação do programa (meio-termo/final) O sistema de M&A vai assegurar que o trabalho dos parceiros esteja orientado e focalisado nos resultados comuns

A quem beneficia o PPTD? Parceiros de implementação Principais grupos alvos do PPTD Sociedade civil em geral

Analise situacional Situação sócio-económica em Moçambique Legislação Laboral e Convenções da OIT Papel do Governo, dos Parceiros Sociais, da OIT e de outros intervenientes no PPTD Analise dos Défices do Trabalho Digno em Moçambique no contexto da Agenda Global do Trabalho Digno da OIT Políticas e Programas do Governo e dos Parceiros de Cooperação Programas de Apoio da OIT à Moçambique e Lições Aprendidas A base das prioridades

As Prioridades, Resultados, e Produtos para o PPTD Prioridade 1: Redução da pobreza através da criação de Trabalho Digno com enfoque especial para mulheres, jovens e pessoas com deficiência Resultado 1.1: Estabelecidas/melhoradas politicas, estratégias e ambiente legislativo favorável para a criação de Emprego Digno, desenvolvimento e crescimento de negócios e melhoramento das condições de investimento Resultado 1.2: Melhoradas as condições de criação e crescimento de empresas para gerar Trabalho Digno Resultado 1.3: Melhorada a formação profissional para o aumento da empregabilidade dos grupos-alvo

As Prioridades, Resultados, e Produtos para o PPTD Prioridade 2: Extensão da Protecção Social para Todos Resultado 2.1: Melhorada a capacidade das instituções de segurança social para ampliarem a sua cobertura e para fornecerem melhores benefícios para todos Resultado 2.2: Melhoradas as condições de higiene, segurança e saúde no local de trabalho (ocupacional) Resultado 2.3: Reforçada a capacidade institucional dos parceiros para a prestação de serviços de resposta ao HIV&SIDA e TB, com integracao de genero, no local de Trabalho, incluindo o desenvolvimento de politicas e programas correspondentes

As Prioridades, Resultados, e Produtos para o PPTD Prioridade 3: Reforçar os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho através de Mecanismos de Diálogo Social a todos os níveis Resultado 3.1: Melhorada a implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no local do trabalho, com enfase para mulheres, jovens e pessoas com deficiência Resultado 3.2: Melhorado o quadro politico e institucional para a reducao do trabalho infantil, particularmente nas suas piores formas Resultado 3.3: Reforçadas as Instituições de Diálogo Social

Parceiros de Implementação Ministério do Trabalho, incluindo o Instituto de Emprego e Formação Profissional (INEFP), o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a Inspecção Geral do Trabalho; Ministério da Mulher e Acção Social, incluindo o Instituto Nacional da Acção Social (INAS); Ministério da Planificação e Desenvolvimento; Ministério da Indústria e Comércio, incluindo o IPEME; Ministério da Administração Estatal; Ministério da Juventude e Desportos, Ministério do Turismo; Comissão Consultiva do Trabalho (CCT); representantes das organizações dos trabalhadores OTM-CS, CONSILOMO e ASSOTSI; representantes dos empregadores CTA; ONGs representando interesses de mulheres, jovens, pessoas com deficiência, organizações que trabalham na area do HIV e SIDA - ECOSIDA, UGC, SINTRAT

Muito obrigado!