Espaço Agrário Professora: talita neves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
A AGRICULTURA BRASILEIRA
A formação do território brasileiro
As conseqüências do avanço da cana
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
A ECONOMIA AÇUCAREIRA.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Concentração de terra no Brasil
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
O meio rural brasileiro
A atividade agrícola e o espaço agrário
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
João Cabral de Melo Neto
Os principais Produtos
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
Estrutura fundiária brasileira Histórico
Agricultura.
Geografia - 2ª série EM - Aula 01
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Correntes imigratórias
Espaço rural brasileiro
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Agricultura Brasileira
Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?
Migrações internas no Brasil
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Concentração de terra no Brasil
Professora Carol - Geografia
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
O meio rural brasileiro
Atividades agrícolas.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
AGRICULTURA E PECUÁRIA
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
Gramática – Aula 1- Exercícios
Principais produtos agrícolas
Trabalho sobre Morte e Vida Severina.
AGRICULTURA BRASILEIRA
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
AS REGIÕES DO BRASIL.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Pecê. Professor: Pecê Rodrigues.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Transcrição da apresentação:

Espaço Agrário Professora: talita neves

João Cabral de Melo Neto O poema é narrativo com seu gênero dramático. Consiste em duas partes: antes de chegar em Recife e depois. Antes de chegar chamamos de caminho ou fuga da morte; e depois em o presépio ou encontro.

Morte e Vida Severina Morte e Vida Severina Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem falo ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue, que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar alguns roçado da cinza. Mas, para que me conheçam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida, passo a ser o Severino que em vossa presença emigra.   O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI — O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.

Conflitos agrários no Brasil MST ( Movimento Social rural de caráter reformista – busca mudar apenas um setor da sociedade, nesse caso, a função da propriedade rural); Grileiros e Posseiros Povos das florestas Indígenas Seringueiros Quilombolas

1 – A produção agrícola no Brasil

A política agrícola brasileira sempre incentivou os produtos de exportação em detrimento dos produtos necessários ao mercado interno. Em 1995, produtos como feijão, mandioca e milho receberam bons incentivos governamentais. O que resultou em aumento da área cultivada e da produção desses produtos.

1.1 – Nossos principais produtos Da agricultura

SOJA Pouco utilizada na alimentação humana. Grande parte da produção é para exportação. Foi primeiro introduzida como cultivo na Região Sul. Principais estados produtores – Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

CAFÉ As áreas de cultivo de café, atualmente, estão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rondônia.

CANA-DE-AÇÚCAR Sofre concorrência com a beterraba no mercado internacional, o que corresponde a 35% do consumo mundial. Principais estados produtores – São Paulo,Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Alagoas

LARANJA 1960 – expansão em São Paulo. São Paulo produz 79% da produção nacional. A produção nacional de suco concentrado é quase que totalmente para a exportação.

FEIJÃO O Brasil tem o maior consumo mundial. Importa do México e dos EUA para suprir o mercado. O maior produtor nacional é o Paraná.

MILHO Em todos os estados existem lavouras. Maiores produtores: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

ARROZ Dois tipos são cultivados: arroz irrigado (de maior rendimento); arroz de sequeiro (depende das chuvas). O maior produtor nacional é o Rio Grande do Sul.

ALGODÃO Iniciou-se o cultivo no Nordeste e depois no Oeste de SP e Norte do PR. O maior produtor nacional é o Ceará.

2 – Reanalisando a questão fundiária no Brasil

De 1500 até 1822, nossas terras pertenciam a Portugal que as doava para os nobres com a finalidade de: defesa colonização exploração agrícola Assim surgiram as capitanias hereditárias e as sesmarias. Com elas nasce o latifúndio.

Na década de 1930, com a quebra da bolsa de Nova York, a economia agroexportadora brasileira entrou em crise. As grandes fazendas são divididas, surgindo as pequenas propriedades no Sudeste. As pequenas propriedades já predominavam em área no Sul, em função da imigração. A ditadura militar promoveu a plantation, incentivando o grande capital agrícola e a concentração de terras.

PROBLEMAS AGRÍCOLAS BRASILEIROS A maior parte da produção visa atender ao mercado externo; Financiamento e isenções fiscais para produtos de exportação; Queimadas (COIVARA). Falta de estrutura para a comercialização interna; Concentração fundiária; Subutilização do espaço agrícola; Uso indiscriminado de agrotóxicos.

Ainda existe escravidão no brasil

Atividade 1 1) Diferencie espaço agrário e espaço agrícola. 2)Explique porque o nosso país com grande extensão territorial e como grande produtor agrário apresenta baixa produtividade. 3)O que é produtividade? 4)Analise a afirmativa: “O espaço agrário brasileiro atual é uma herança colonial”. 5)O Nordeste brasileiro foi marcado por três fatores: a monocultura, o latifúndio e o trabalho escravo. Quais as consequências desses fatores no espaço geográfico da região nordestina? 6)Por que o MST é considerado um movimento social reformista? (fazer agora rsssss)

ATIVIDADE 2 1)CARACTERIZE O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO. 2)Apresente a relação histórica existente entre as sesmarias, capitanias hereditárias e a estrutura fundiária no Brasil. 3)A estrutura fundiária brasileira está fundamentada no trinômio: Latifúndio, monocultura e o trabalho escravo.Comente. 4)Quais os riscos econômicos da monocultura para uma região? 5)Dentre os principais problemas do espaço agrário brasileiro, está o problema da subutilização do espaço agrícola. Comente. 6)As técnicas utilizadas no Brasil são consideradas arcaicas. Cite exemplos de técnicas e explique. 7)Cite as consequências do uso indiscriminado de agrotôxico. 8) O que são transgênicos? Quais as regras para utilização dos transgênicos no Brasil?

A agricultura empresarial nos EUA A agricultura norte americana nasceu com a colonização de povoamento e desenvolveu-se sob o signo da expansão demográfica para as grandes planícies do oeste. A homestead act e a colonização privada transformaram as infindáveis pradarias em áreas agricultáveis. http://www.historiadomundo.com.br/idade- contemporanea/marcha-para-oeste.htm Os imigrantes europeus constituíram uma vasta classe de farmers ( fazendas familiares) dedicadas à produção mercantil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_territorial_dos_Estados_Unidos

A construção de ferrovias, modernas redes fluviais abriram os mercados urbanos da costa leste e os mercados europeus para os produtos agropecuários norte americanos.

A concentração fundiária e a crise de 29 A agricultura farmer começa a ser radicalmente transformada com a Grande Depressão da década de 30. a retração do mercado interno e internacional arruinou centenas de milhares de propietários que possuíam suas terras hipotecadas e que não puderam honrar suas dívidas e perderam suas propriedades para os bancos Os: atualmente, grandes fazendas familiares respondem pela maior parte da produção agropecuária.

Mecanismos de concentração fundiária