Professora Michelle Luz

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Transcrição da apresentação:

Professora Michelle Luz TCC1 AULA 2 Professora Michelle Luz

Introdução Universidade, pesquisa e acesso ao conhecimento evolução Cursos superiores ingresso mercado de trabalho demandas do governo e da sociedade

Introdução Evolução PESQUISA agências de fomento institutos fundações empresas PESQUISA 3

Conhecimento Científico Ciência Descobertas ocasionais Pesquisas metódicas 1ª etapa Etapas posteriores 4

Conhecimento Científico Elementos de uma época mutável fixo Elementos efêmeros e transitórios da ciência hipóteses e teorias conservação do interesse histórico Estabelecido definitivamente 5

Conhecimento Científico O homem não age diretamente sobre as coisas H Intermediário Ações Instrumentos CIÊNCIA Investigação Científica 6

Conhecimento Científico Trabalho científico leis naturais teorias conceitos atividades cognoscitivas Nem sempre entram na constituição da ciência / processos metodológicos. DEVEM ser seguidas para o alcance de resultados científicos 7

Conhecimento Científico Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até, tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo e, aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas essas são raras. (BOCHENSKY, 1961) 8

CONHECIMENTO SENSÍVEL O que é Conhecer? CONHECIMENTO SENSÍVEL Apropriação física => modificação de um órgão corporal do sujeito 9

CONHECIMENTO INTELECTUAL O que é Conhecer? CONHECIMENTO INTELECTUAL Apropriação “NÃO-física” => conceitos, verdades, princípios e leis 10

Níveis do Conhecimento Empírico Científico Filosófico Teológico 11

Níveis do Conhecimento Teológico atitudes diante do mistério conhecimento revelado por alguém atitude de fé conhecimento teológico aceito pela fé teológica livros sagrados avaliados pela crítica histórica Aceitação racional 12

Níveis do Conhecimento Filosófico realidades imperceptíveis aos sentidos ultrapassam a experiência / experimentação questionamento da experiência interrogar, contínuo questionar não é algo feito, acabado estímulo à busca do desvelamento do mistério 13

Níveis do Conhecimento Empírico aquisição pela própria pessoa meio ambiente meio social ametódico e assistemático Não operacionalização de técnicas e métodos para a construção 14

Níveis do Conhecimento Científico não apenas o objeto, mas estrutura, organização “O conhecimento só se dá de maneira absoluta quando sabemos qual foi a causa que produziu o fenômeno e sua causa, porque não pode ser de outro modo; é o saber por meio da demonstração.” (ARISTÓTELES apud LAHR, 1958) 15

Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico A Postura Científica Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico 16

A Postura Científica Consciência crítica separar o principal do secundário julgar, discutir, distinguir, discernir aceitação do que é suscetível de prova NÃO é negativa Rompimento com posições subjetivas 17

A Postura Científica Objetividade condição básica não é o que se pensa, mas o que é impessoalidade INTERESSE: problema + solução Repetir a mesma experiência obtendo-se os mesmos resultados 18

Formulação do problema / hipóteses A Postura Científica Pesquisador Experiências próprias Formulação do problema / hipóteses Dados Informações PESQUISA 19

Incentivo à Pesquisa Financiadora de Estudos e Projetos promoção do desenvolvimento econômico e social fomento público à Ciência, tecnologia e inovação empresas, universidades e institutos 20

Incentivo à Pesquisa 21

Incentivo à Pesquisa 22

Incentivo à Pesquisa Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais fundação do Governo Estadual Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fomentar a pesquisa e inovação científica e tecnológica para desenvolvimento do Estado 23

Incentivo à Pesquisa 24

Incentivo à Pesquisa 25

Pesquisa na Engenharia de Produção Análise e Otimização da soldagem de revestimento de chapas de aço ABNT 1020 com utilização de arame tubular inoxidável austenitico Análise dos parâmetros que influenciam a obtenção do valor da flexibilidade por opções reais no setor elétrico Análise de regressão e simulação na avaliação de tempos e custos em processos de usinagem pesada Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior Aprendizagem organizacional e acidentes de trabalho: um estudo de caso em uma empresa metalúrgica do Vale do Paraíba-SP 26

Pesquisa na Engenharia de Produção Modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos baseado na engenharia integrada cliente-fornecedor Medição de desempenho da cadeia de suprimentos: um estudo de caso de uma empresa fornecedora do setor elétrico Aplicação de programação não-linear como ferramenta de auxílio à tomada de decisão na gestão de um clube de investimento Análise do Earned Value como ferramenta de controle de programas aeronáuticos: estudo de caso na Embraer Análise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureiras 27