CONCEITOS BÁSICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística O que é: Conceitos:
Advertisements

Estatística Descritiva vs Estatística Indutiva
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Métodos Quantitativos
Estatística Marco Antônio.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
Estatística Inferencial
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
1ª. AULA PRÁTICA.
Professora Responsável: Thereza Cristina Calmon de Bittencourt
Para início de estudo Estatística.
O que é Estatística, afinal de contas?
PRINCIPAIS DELINEAMENTOS DE PESQUISA
Estatística Descritiva
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Teste de Hipótese.
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Estatística Conceitos básicos1.
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
TODA CIÊNCIA TEM SUAS RAIZES NA HISTÓRIA DO HOMEM.
Matemática Financeira
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Intervalo de Confiança para Proporção
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
Série Geográfica (espaço).
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO FINAL.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Noções de Estatística - I
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PROPORÇÃO POPULACIONAL p
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Estatística.
Estatística Básica usando o
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 7ª aula -
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Noções de Estatística Professores: Elienai e Johny.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Distribuição. de freqüência
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Distribuição de freqüências
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS BÁSICOS

ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO O TERMO ESTATISTICA PROVEM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS , CUJA FINALIDADE ERA ORIENTAR O ESTADO EM SUAS DECISÕES.

ESTATISTICA É UM CONJUNTO DE MÉTODOS E PROCESSOS QUANTITATIVOS QUE SERVE PARA ESTUDAR E MEDIR OS FENÔMENOS COLETIVOS.

Objetivo ESTATISTICA TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DOS FENOMENOS COLETIVOS .

Exemplo NO FENOMENO COLETIVO ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR NO ESTADO DE SÃO PAULO, A POPULAÇÃO É O CONJUNTO DE TODOS OS ELEITORES HABILITADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. UM PARAMETRO É A PROPORÇÃO DE VOTOS DO CANDIDATO A. UMA AMOSTRA É UM GRUPO DE 1000 ELEITORES SELECIONADOS EM TODO O ESTADO. UM ESTIMADOR É A PROPORÇÃO DE VOTOS DO CANDIDATO A OBTIDO NA AMOSTRA.

Processos Estatísticos ESTIMAÇÃO: é uma avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador através do cálculo de probabilidade; CENSO: é uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população.

Propriedades Principais do Censo Admite erro processual zero e tem confiabilidade 100%; É caro; É lento; É quase sempre desatualizado; Nem sempre é viável.

Propriedades Principais da Estimação Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; É barata; É rapida; É atualizada; É sempre viável.

Dados Estatísticos ESTATÍSTICA DESCRITIVA: é a parte da Estatística que tem por objeto descrever os dados observados. Ela apresenta duas formas básicas para a redução do número de dados com os quais devemos trabalhar, chamadas variável discreta e variável contínua. ESTATÍSTICA INDUTIVA: é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade.

Dados Brutos Quando fazemos n observações diretas em um fenômeno coletivo ou observamos as respostas a uma pergunta em uma coleção de n questionários, obtemos uma seqüência de n valores numéricos. Os dados brutos podem ser representados por X: x1, x2, x3, ..., xn.

Dados brutos é uma seqüência de valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo.

Rol Quando ordenamos na forma crescente ou decrescente, os Dados Brutos passam a se chamar Rol. Rol é uma seqüência ordenada dos Dados Brutos.

Exemplo: No final do ano letivo, um aluno obteve as seguintes notas bimestrais em Matemática: 4; 8; 7,5; 6,5. Neste exemplo, X representa nota bimestral e pode ser apresentada na forma: X: 4; 8; 7,5; 6,5 (Dados Brutos) ou X: 4; 6,5; 7,5; 8 (Rol)