Por Viviane Werneck (Jornalista, redatora web e assessora de imprensa. Editora dos sites Girls of War e Nonuba Games. Freelancer da revista OLD Gamer)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

HINARI Acesso aos artigos: Problemas e Soluções
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Site de relacionamento sério
Como organizar um, sem esquecer nada
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Usando blogs para educar
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Presença na internet.
Dicas para apresentação em banca
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Pastoral da Comunicação
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
As vantagens da internet
O DESTINO DE CADA UM....
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
O Uso Pedagógico do Blog
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Uso da Internet na Comunicação Interna
Link Building de A a Z: da formação da equipe a mensuração Manuela
Professor, porque ter um site ?
TAI / Mídias Sociais Estratégias #2 - SMO. Otimização em Mídias Sociais #1 = Estratégias / processo / planejamento #2 = SEO / SMO / Otimização de Mídias.
para a utilização do Portal
Capacitação da ferramenta:
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
ADVOCA Solução Jurídica
Como atrair mais clientes através do Marketing de conteúdo?
Promover seu clube, o Rotary e envolver a comunidade.
E...já dissemos que ele é grátis?
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Dicas para Apresentação em Banca
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
PROJETO DE JOGOS I Aula 3.
Forma Canônica e Definições
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Slides baseados no livro de Camila Porto
Aplicativos Web – Web Design
Planejamento Redes Sociais Província Di Salerno. Ampliar e fortalecer a presença da marca no ambiente digital Criar laços e maiores interações com o público.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Blablabla Lorem Ipsum RH NAS BASES Cluster Goiânia.
Um blog feito pela jornalista Lívia Aguiar, 28 anos, mineira de Belo Horizonte/MG. Em 2012, Lívia deixou o emprego fixo na Editora Abril (para onde ainda.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Foco da reunião SKYPE – 11 de setembro Mídia Social.
‘ Tudo que você precisa saber sobre MODA, BELEZA & SAÚDE!’ MÍDIA KIT.
COMO GERAR VALOR PARA A SUA MARCA COM MARKETING DIGITAL.
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise junho| 2014 Como não houve investimento em posts pagos durante o mês de Junho, verificamos queda.
5 Dicas de marketing para iniciantes. Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi.
Diretora de Vendas Independente Mary Kay
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

Por Viviane Werneck (Jornalista, redatora web e assessora de imprensa. Editora dos sites Girls of War e Nonuba Games. Freelancer da revista OLD Gamer)

.: Blog de produção: por que preciso ter um? Desenvolver jogos eletrônicos no Brasil é uma tarefa árdua por si só. Mas depois do game pronto o que fazer? Por onde começar a divulgar seu projeto? 

.: Blog de produção: por que preciso ter um? Dentre os vários possíveis meios de divulgação, um dos mais baratos e práticos são os blogs. Eles já têm templates prontos, de modo que o usuário não precisa entender de linguagem de programação (mas é interessante dar uma "lapidada" no visual); Criar um blog, durante o processo de produção de um game, promove uma aproximação amigável entre os desenvolvedores, classe acadêmica, publishers em potencial, imprensa e o consumidor final: o jogador; É importante saber a diferença entre um blog (que permite comentários dos leitores) de um site de newsletters ou simplesmente de notícias gerais; Algumas das grandes desenvolvedoras de games já utilizam blogs de produção e/ou blogs corporativos, além dos próprios fóruns. Exemplos: Bethesda Blog (www.bethblog.com), BioWare Blog (blog.bioware.com), etc.

.: A importância do contato com a comunidade gamer Saia do armário (no bom sentido): suas dúvidas também podem ser as dúvidas de outras pessoas. Compartilhe suas experiências!

.: A importância do contato com a comunidade gamer Em um país em que a produção de games é desenvolvida em "ilhas", nem sempre próximas uma das outras, ter um blog sobre seu projeto pode lhe auxiliar a conseguir novos contatos na área e fazer com que as pessoas saibam quem você é e o que faz; Entenda como novos contatos: outros desenvolvedores de jogos, críticos especializados, os próprios jogadores (fontes inesgotáveis de sugestões, apoios, críticas e dores de cabeça), acadêmicos e imprensa; Não fique esperando que as visitações caiam do céu. Procure estar sempre em contato com outros blogs de produção, de tecnologias e games, e fóruns especializados. Comente de forma inteligente nesses lugares e indique seu blog (link building); Os blogs também podem funcionar como agregadores de vários outros canais de mídia que seu projeto esteja inserido (se não estiver, mãos à obra!): não esqueça de destacar na home e nos posts ícones com links para página no Facebook, Twitter, Tumblr, Feeds, YouTube...

.: Produzindo conteúdo dinâmico e com relevância Esteja sempre atento ao linguajar que irá utilizar, busque formas diferentes de comunicação e otimize o contato com o leitor.

.: Produzindo conteúdo dinâmico e com relevância Durante o processo de produção textual é imprescindível ter cuidado com o tipo de linguagem a ser adotada (mais informal ou mais séria) e ter atenção redobrada com a ortografia; Escrever usando palavras muito complicadas e filosofar demais podem afastar boa parte dos leitores. Há várias maneiras de se expressar sem complicar, mesmo com termos técnicos. O melhor comunicador é aquele que consegue ser inteligente com a simplicidade; Um blog de produção, ou o próprio blog oficial do game, não precisa conter unicamente textos do dia-a-dia do estúdio. Diversifique-o com notícias da sua área de atuação também. Isso agrega valor, deixa a página atualizada e mostra que você não está alienado ao que acontece na indústria; A imagem pode não ser tudo, mas ajuda bastante. Mantenha a apresentação visual da sua página leve e de navegação intuitiva. Se o leitor não conseguir achar o que ele quer rapidamente, ele simplesmente irá embora; Invista também em formas dinâmicas de comunicação como: podcasts, videocasts, galeria de imagens, etc.

.: Gerenciamento de crise: "don't feed the troll" Pessoas invejosas, doidas ou simplesmente desocupadas existem e sempre existirão para atazanar sua vida. No entanto, lembre-se sempre que "o mais forte é o mais educado".

.: Gerenciamento de crise: "don't feed the troll" Ao notar comentários maliciosos, xingamentos e/ou críticas destrutivas no seu blog, a pior forma de proceder é entrar na armadilha do "troll" e começar a discutir com o mesmo; Se notar que o comentário é spam ou uma tentativa descarada de promover algum outro site as suas custas, apague o comentário e - no segundo caso - peça para a pessoa entrar em contato com você para que este envie uma proposta de parceria;  Por mais que você tenha vontade de matar alguns comentaristas, seja sempre educado. A melhor forma de quebrar um comentário desaforado é com argumentos racionais. Este é o chamado "tapa com luva de seda"; A eficácia da sua capacidade em gerenciamento de crise é diretamente proporcional à eficiência da mesma. Resumindo: neutralize rápido o "vírus" para que ele não vire uma "doença"; Caso perca o controle, não se desespere. Você ainda pode usar recursos do tipo: ativar a moderação de comentários ou banir o usuário do blog (em casos extremos).

.: Midia kit: dicas extras para promover seu game Amplie seu círculo de amizades com blogs e sites de games e se esforce para conquistar a confiança da imprensa. É hora de fazer contatos! 

.: Midia kit: dicas extras para promover seu game Editores de revistas e sites vivem na correria. Então, em um primeiro contato, seja o mais objetivo possível para apresentar o seu jogo ou projeto; Sempre que for falar sobre o seu game, não esqueça de destacar o diferencial dele em relação aos demais;  Montando o Midia kit (algumas informações necessárias): a) Apresentação do jogo: sinopse, jogabilidade, fontes de inspiração; b) Programas e ferramentas utilizadas no desenvolvimento; c) Público alvo e objetivo do game (que tipo de experiência pretende estimular no jogador); d) Dados técnicos: tempo de produção, projeto solo ou com algum incentivo financeiro; e) Equipe e função de cada um na produção do jogo.

.: Midia kit: dicas extras para promover seu game Todos os contatos possíveis: telefone, link para comunidade em alguma rede social, email (o ideal é ter um email “personalizado” para o projeto); Anexos: a) Link do site oficial ou blog de produção; b) Link para vídeos (se tiver); c) Imagens (pode ser o link de onde estejam hospedadas); d) Link para a demo ou jogo completo (se tiver). Observações importantes:  a)  Verifique se todos os links estão funcionando antes de enviá-los; b) É recomendável enviar apenas links, ou imagens em resolução mediana; c)  Você pode enviar o midia kit em Word ou no corpo do email. No entanto, o ideal é exportá-lo para PDF e anexá-lo a uma breve mensagem de apresentação.

.: Dicas de leitura: como usar a blogosfera a seu favor CIPRIANI, Fábio. Blog Corporativo. São Paulo: Novatec Editora, 2008. TERRA, Carolina Frazon. Blogs Corporativos: modismo ou tendência?: São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008. CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de (org). Por uma Outra Comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

.: Onde me encontrar: Girls of War: www.girlsofwar.com.br Nonuba Games: www.nonuba.com.br Revista: OLD Gamer Twitter: @ViviWerneck / @GirlsOfWar / @Nonuba Email: contato@girlsofwar.com.br / contato@nonuba.com.br

VALEU GALERA! PERGUNTAS?