Índice de Potencial de Consumo IPC Maps 2012 Índice de Potencial de Consumo Brasil MARCOS PAZZINI marcos@ipcbr.com
IPC 2012 BASE DE ANÁLISE: ESTUDO IPC Maps: 1995-2012 Banco de dados exclusivo, com informações atualizadas para cada um dos 5.565 municípios, Detalhamento por bairros / distritos das principais Capitais e municípios brasileiros Geoprocessamento: possibilidade de representação espacial das variáveis constantes no estudo, em mapas temáticos Dados demográficos atualizados para 2012 Classificação economica dos domicílios urbanos (Critério Brasil) Consumo per capita urbano e rural Potencial de consumo da população urbana – 22 categorias IPC Maps, expressando a participação de cada município no total do consumo brasileiro
CLIENTES IPC 2012 FRANCHISING: COMUNICAÇÃO: AGENCIAS PROPAGANDA: CORREIOS AREZZO ELLUS LOJAS CENTAURO CONTEM 1G COMUNICAÇÃO: TV GLOBO EDITORA ABRIL TV RECORD SBT O ESTADO DE SP FOLHA DE SP O GLOBO AGENCIAS PROPAGANDA: Y&R MASTER FISCHER AMÉRICA THOMPSON FINANCEIRO: BANCO DO BRASIL CEF BANCO ITAÚ TELECOMUNICAÇÕES: SERCOMTEL TELEFONICA VIVO OI CLARO INDÚSTRIA: DELL COMPUTADORES PHILIP MORRIS MERCEDES-BENZ RENAULT VOLKSWAGEN NISSAN CERV. KAISER SADIA VAREJO: MAGAZINE LUIZA PERNAMBUCANAS LOJAS RENNER CARREFOUR SEBRAE’s CONSULTORIAS SHOPPING CENTERS
BRASIL 2012
BRASIL 2012
ESTIMATIVA DO CONSUMO BRASIL - 2012 R$ 2,72 trilhões QUE REPRESENTA 60,5% DO PIB
IPC Maps 2012-Classes
IPC Maps 2012-Classes
DOMICÍLIOS URBANOS E RURAIS 1991 1997 2002 2012
CONSUMO URBANO E RURAL 1997 2002 2012
MIGRAÇÃO SOCIAL 1991 2002 2012
MIGRAÇÃO DO CONSUMO 1991 2002 2012
FORÇA DAS CAPITAIS 1991 2002 2012
IPC DAS REGIÕES 1991 2002 2012 Sudeste Nordeste Sul Centro-Oeste Norte
IPC UF´s 2012 x 2002
IPC DOS MUNICÍPIOS O estudo IPC Maps traz informações detalhadas para cada um dos 5.565 municípios brasileiros. Vejas nas tabelas seguintes o ranking dos 50 maiores municípios brasileiros, segundo o IPC Maps 2012 e comparação com o IPC de 2011:
IPC 50 MAIORES
IPC 50 MAIORES
HÁBITOS DE CONSUMO O BRASILEIRO VEM MUDANDO SEU PERFIL DE CONSUMO NOS ÚLTIMOS ANOS, GRAÇAS A FACILIDADE DE CRÉDITO, CRESCIMENTO ECONÔMICO E ESTABILIDADE DE EMPREGO. ENFIM, DESPESAS BÁSICAS PESAM MENOS NO ORÇAMENTO E O CONSUMIDOR SE ARRISCA COMPRANDO MAIS PRODUTOS PARA PAGAMENTO PARCELADO. VEJA NA PÁGINA SEGUINTE O REFLEXO DESTE CENÁRIO:
HÁBITOS DE CONSUMO
CONSUMO
CONSUMO
CONCLUSÕES
CONCLUSÕES
CONCLUSÕES
Para informações adicionais, consulte o site: www.ipcbr.com