ECOTURISMO O Marketing Turístico:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Negócios Internacionais
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Protecção e Convenção da Natureza
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Definição do sector de Touring
Definição do sector de Turismo de Natureza
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Apresentação do Projeto
Marketing Conceitos Básicos.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Auditoria de Segurança da Informação
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Você Usa Perfumes?. Você Usa Perfumes? CONVIDE SEUS AMIGOS PARA PARTICIPAR!!!
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PLENÁRIA FINAL.
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Observatório Sistemas Saúde WorkShop 30 Outubro 2002.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Plano Estratégico Regional de Turismo
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Salas de Matemática.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Trabalho realizado por
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
DEFINIÇÕES DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING: MACROAMBIENTE E
Definição de marketing para o século XXI
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Turismo Rural  O Turismo Rural é uma modalidade do Turismo que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza,
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Desenvolvimento Sustentável
Turismo Rural.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 07 de Novembro de 2002

O Marketing Turístico: Sumário O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões

O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza Turismo Sustentável: aquele que se “desenvolve e mantém numa área – ambiente, comunidade – de tal forma e a uma tal escala que garante a sua viabilidade por um período indefinido de tempo sem degradar ou alterar o ambiente (humano e físico) em que existe e sem por em causa o desenvolvimento e o bem estar de outras actividades e processos” Butler (1993) in Partidário, 1998.

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza Turismo de Natureza: “o produto turístico composto por estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de áreas protegidas. O Turismo de Natureza desenvolve-se segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação ambiental que permitam contemplar e desfrutar o património natural, arquitectónico, paisagístico e cultural, tendo em vista a oferta de um produto turístico integrado e diversificado”. DL nº 56/2002 de 11 de Março de 2002 .

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza  1. Zonas Protegidas - herança natural e cultural  2. Fenómeno turístico recente - controlo através de Sistema de Regras de funcionamento rígido  3. Função pedagógica  4. Obrigatoriedade de retorno financeiro vs capacidade de carga reduzida

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

2. O Marketing de Turismo de Natureza Marketing: “a arte suprema de criar valor para o cliente” Kotler in ICEP, 2002, p. 86 Marketing Turístico - Criação de valor: Fornecedores Comunidade de acolhimento Clientes Intermediários Meio ActividadeTurística

2. O Marketing de Turismo de Natureza Marketing: “processo de planear e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, originando trocas que satisfazem os objectivos individuais e das organizações” American Marketing Association (in ICEP, ibidem)

2. O Marketing de Turismo de Natureza Ética da Preservação:   Aumentar a sensibilidade aos recursos naturais   Maximizar os efeitos económicos para as populações locais   Encorajar a sensibilidade cultural   Minimizar os impactes negativos sobre o ambiente (Ryel e Grasse, 1991)

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix:  Produto  Preço  Distribuição  Promoção

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Produto: Atracções - biodiversidade + cultura Infraestruturas disponíveis 1. Integração dos Parques Naturais numa Região mais vasta 2. Definição de zonas 3. Cooperação entre o sector público e o privado

Política de preços = responsabilidade de educação ambiental 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix O Preço: Política de preços = responsabilidade de educação ambiental Enriquecimento do produto = diversificação Criação de vários produtos = segmentos alvo Vários preços = diferentes mercados/segmentação

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Distribuição: Diversificação de intermediários Plano integrado de distribuição

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Objectivos: promover produtos mais complexos e diversificados  promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta  promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção)  não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing entre outros)  ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição  agir mercado a mercado diferenciando públicos.

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção:  1. Media  2. Organização de provas/competições ao ar livre  3. Incentivos/Fam Trips  4. Revistas especializadas  5. A Internet, links a sites da especialidade e motores de busca  6. Divulgação directa de material junto de públicos potenciais

3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza Elementos principais do Marketing Mix A Promoção: Formas de Promoção:  7. Produção de material acessório  8. Promover produtos mais complexos e diversificados  9. Promover simultaneamente a distribuição directa e indirecta  10. Promover produtos com capacidade para competir internacionalmente (distinção)  11. Não resumir a comunicação à publicidade (eventos, R.P., direct marketing, ...)  12. Ganhar uma maior visibilidade nos canais de distribuição  13. Agir mercado a mercado diferenciando públicos.

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais

4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais  1. Entradas cobradas em função dos itinerários  2. Itinerários distintos: de meio dia, 1 a 7 dias e distancias diferente (amadores/profissionais).  3. Itinerários com diferentes percursos: a cavalo, de burro, de bicicleta, trekking, birdwatching, ....  4. Existência de guias treinados e especializados.  5. Informação interpretativa, centros de visitantes, exposições nos centros de interpretação, livraria, vídeos ou DVDs temáticos, guias e documentação detalhada sobre o parque, o inventário das espécies, itinerários temáticos... (vários idiomas).

4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 6. Clube dos Amigos do Parque e Clube dos Amigos do Parque Júnior  7. Cursos de educação ambiental e actividades de ATL.  8. Trabalho de voluntariado dos mais jovens - “green volunteers”.  9. Aluguer de equipamentos. 10. Exploração de infraestruturas de apoio/alojamento (partilhada com a população local)

4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais  11. Exploração dos cafés, restauração, lojas de venda de equipamento ligado às actividades  12. Exploração das lojas de souvenirs e de produtos ligados ao parque  13. Produção de Eventos  14. Recolha da opinião dos visitantes – inquéritos e observação directa  15. A certificação ambiental.

1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza 1. A especificidade dos Produtos de Turismo de Natureza 2. O Marketing de Turismo de Natureza 3. O Marketing-Mix do Turismo de Natureza 4. Acções a Desenvolver em Parques Naturais 5. Conclusões

Turismo de Natureza = complemento O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza Turismo de Natureza = complemento Plano Geral de Acção base de Desenvolvimento = integração de todos os interveniente de forma coordenada Marketing complexo Objectivos: Educação Preservação do património Património Ambiental e Cultural Criação de dinâmicas de desenvolvimento local e regional integradas Criação de postos de trabalho Melhoria das condições de vida das populações e das infraestruturas

O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do ECOTURISMO O Marketing Turístico: a sustentabilidade e as especificidades do Turismo de Natureza