TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

A teoria Cinética da Materia (IV)
Mol Quantidade de Matéria
RADIAÇÃO TÉRMICA.
Intervalos de Confiança
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
ESTIMAÇÃO.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
Teoria Cinética dos Gases
Farmácia Professor: Breno Nonato Dezembro/2012
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Polimerização em Etapas
Mol, Massa Molar e Volume Molar
II – ESTRUTURA ESTELAR 1: - Generalidades 2: - Definição de Estrela
A variação de temperatura da atmosfera com a altitude, é dada pela constante l Para atmosfera padrão o valor de l é de 6,5 oK/km, para z  11km, To = 288,15.
Estatística Aplicada (Aula 4)
Distribuição de probabilidade
Distribuição de probabilidade
Procedimentos para o uso da calculadora:
Capítulo 6 – Trabalho e Energia Cinética
ESTATÍSTICA.
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = Eel ENERGIA MECÂNICA
Rcp = m . V2 R Rcp = m . acp Resultante Centrípeta:
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
Conceitos e Definições – Parte 01
22.5 – A distribuição das energias moleculares
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
Teste de Hipóteses de uma amostra Prof. Helcio Rocha
VALORES ESPERADOS.
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Quais são, suas médias, medianas e modas?
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
ESTATÍSTICA.
Amostragem Pontos mais importantes:
Teoria Cinética dos Gases
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
A Teoria Cinética dos Gases
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
Gás ideal e primeira lei da Termodinâmica Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva Tutor: Gustavo Luz.
Inferência Estatística
Tratamento estatístico de dados experimentais  conceitos básicos
Medidas de Dispersão Aula 8.
Prof. André Aparecido da Silva
Propriedades Moleculares da Matéria
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição
O estado gasoso Gases Química.
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
Ciência e Tecnologia de Vácuo
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
Teoria Cinética dos Gases
Teoria Cinética dos Gases
ESTUDO DOS GASES.
SUMÁRIO: Introdução ao estudo da quantidade em química: quantidade de matéria e massa molar. Fração molar e fração mássica. Resolução de exercícios.
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
LEI DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLTZMANN
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
A Teoria Cinética dos Gases
Transcrição da apresentação:

TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é Análise das variáveis macroscópicas p, V e T pode ser feita em termos das varáveis microscópicas: m e v das moléculas do gás y vxDt Hipóteses: Número grande de moléculas; moléculas com dimensões muito pequenas; velocidades vão de zero até valores enormes; moléculas são esferas rígidas; colisões perfeitamente elásticas; entre as colisões as moléculas se movem em MRU; nem posição nem direção preferenciais; separadas por distâncias grandes; gás ideal; A x z Volume V com N moléculas de um gás ideal As moléculas que atingem essa parede num Dt são aquelas que estão à distância vxDt da parede da direita Moléculas que colidem com a parede é

qx = mvx de uma molécula antes da colisão qx = -mvx depois da colisão De todas as moléculas Nem todas as moléculas tem a mesma velocidade. Assim, k é a constante de Boltzmann k = 1,381 x 10-23 J/K É a energia média associada ao movimento na direção x

A pressão das moléculas sobre a parede é: É a energia cinética média de uma molécula () A energia cinética total, relativa a n moles de um gás contendo N moléculas é:

Estimativa da ordem de grandeza das velocidades das moléculas De temos que: Comparando com a velocidade do som que é: Não é surpreendente, pois uma onda sonora no ar é uma perturbação de pressão que se propaga devido às colisões entre as moléculas! Ex 17-7 A massa molar do oxigênio gasoso (O2) é de cerca de 32 g/mol e a do hidrogênio gasoso (H2) é de cerca de 2 g/mol. Calcule (a) a velocidade rms de uma molécula de oxigênio quando a temperatura for de 300 K e (b) a velocidade rms de uma molécula de hidrogênio na mesma temperatura.

A distância média entre colisões  l (livre caminho médio) A velocidade média das moléculas de um gás (p normal)  diversas centenas de m/s Perfume não se sente o aroma instantaneamente (leva semanas!) A demora é devido aos ziguezagues! A distância média entre colisões  l (livre caminho médio) depende:  tamanho das moléculas;  tamanho das moléculas vizinhas;  massa específica do gás. A molécula 1 tem velocidade v Ela colidirá com qualquer molécula de raio r2 quando a distância entre os centros for de d = r1 + r2

onde nV é o número de moléculas por unidade de volume Uma em movimento e o resto parada? Correção!

É o número médio de colisões por segundo ou freqüência de colisões. O tempo médio entre as colisões é chamado de tempo de colisão (t) É o número médio de colisões por segundo ou freqüência de colisões. Assim, Ex 17-8 O centro local de controle de venenos quer saber mais sobre o monóxido de carbono e como ele se propaga através de uma sala. Assim, pede-se para (a) calcular o livre caminho médio de uma molécula de monóxido de carbono e (b) estimar o tempo médio entre colisões. A massa molar de monóxido de carbono é de 28 g/mol. Admita que a molécula de CO está se propagando no ar a 300K e 1 atm e que os diâmetros de uma molécula de CO e das moléculas de ar são de aproximadamente 3,75 x 10-10 m.

Distribuição das velocidades moleculares As moléculas de um gás apresentam velocidades diferentes (era de se esperar!) T → → → mas não sobre distribuição das velocidades moleculares Funções de Distribuição: Ex.: Um Professor deu um teste com 25 perguntas a N estudantes Não corresponderia a uma descrição completa! Se a nota média for 12,5 1ª alternativa: ni estudantes receberam nota si; 2ª alternativa: fração de estudantes que receberam a nota si; Ambas ni e fi → funções de distribuição A 2ª é a mais conveniente!

É a condição de normalização para distribuições fracionárias Como A probabilidade de que um dos N estudantes selecionados ao acaso tenha recebido a nota si é igual ao número total de estudantes que receberam aquela nota ni dividido por N, isto é, a probabilidade é igual a fi É a condição de normalização para distribuições fracionárias Como Da 2ª alternativa: como cada si foi obtida por ni = N fi estudantes

Analogamente, a média de qualquer função g(s) é definida por: Em particular, a média dos quadrados das notas é: É a nota média quadrática Nota mais provável: 16 200 estudantes

Distribuição Contínua Ex 17-9 Quinze estudantes fazem um teste de 25 questões, cada uma correspondente a um ponto. As notas dos estudantes foram 25, 22, 22, 20, 20, 20, 18, 18, 18, 18, 18, 15, 15, 15, 10. Determine a nota média e a nota rms. Distribuição Contínua Por exemplo: Distribuição de alturas numa população O número de pessoas com h = 2 m é zero! Então, divide-se as alturas em intervalos de Dh. Por exemplo, 1 cm ou 0,5 cm A função distribuição f(h) foi definida como a fração de pessoas com h no intervalo entre h e h + Dh. Então para N pessoas, Nf(h)Dh é o número de pessoas cuja h esteja entre h e h + Dh

Ele mede a dispersão dos valores em torno do valor médio Se N for muito grande, pode-se escolher Dh muito pequeno e a curva será contínua. Assim, Onde g(h) é uma função arbitrária de h Desta maneira, A probabilidade de uma pessoa relacionada ao acaso ter uma h entre h e h + Dh é f(h) Dh Um parâmetro que caracteriza uma distribuição é o desvio padrão Ele mede a dispersão dos valores em torno do valor médio

Para a distribuição de Gauss ou distribuição normal, 68 % dos valores estão dentro do intervalo 95% entre 99,7% entre No exemplo anterior, observamos que srms > smédio Sabemos que como então Como e são sempre positivos,

Distribuição de Maxwell-Boltzmann Num gás com N moléculas, o número de moléculas com velocidades na faixa entre v e v + dv é dN É a região sombreada na figura anterior Da mecânica estatística, é a F. D. M-B A velocidade mais provável para a qual a f(v) é máxima, Ex 17-10 Calcule o valor médio de v2 para as moléculas de um gás, usando a distribuição de Maxwell-Boltzmann.

Foi visto no ex. 17-7 que: vrms (H2)= 1,93 km/s e vrms (O2) = 0,483 km/s v escape da sup Terra = 11,2 km/s No gráfico, uma fração considerável das moléculas de um gás em equilíbrio tem velocidade maior que a vrms. Quando vrms das moléculas de um determinado gás for ~ de 15% a 20% da velocidade de escape num planeta, um número suficiente de moléculas tem velocidade maior do a velocidade de escape. Assim, não há H2 livre na atmosfera terrestre! E, uma fração desprezível de O2 escapam! (~4%)