CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Mercado Cambial Prof.Vivian Ester de Souza Nascimento
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Pagamentos internacionais
Câmbio.
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Sistemática de Importação e Exportação
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
Fundamentos da Proteção Financeira
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
Prof. Angello Reggio Neto
Banco Central do Brasil Diretoria de Assuntos Internacionais- Direx
Bancos Especiais: Banco do Brasil
Fundamentos da Proteção Financeira
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Instituições Financeiras do SFN
Aulas presenciais e online
Comércio Exterior Sumário: Exportação
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Fundamentos de Economia
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
POLÍTICA CAMBIAL.
CICLO ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Mercado de Derivativos
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Capital Circulante:.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Sociedade Anônima Características
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA FALÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – Lei (11.101/05) SLIDE II.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Cláusula de Romalpa. Com vistas a assegurar o pagamento de suas exportações, o vendedor tem à sua disposição vários instrumentos de proteção, tais como.
MERCADO DE CÂMBIO E OPERAÇÕES DE CÂMBIO MOEDA.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações cambiais, mais especificamente:  Mercado de câmbio  Classificação das operações.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS com Prof. Guilherme Cabral Prof Cabral - TJDFT

Prof Cabral - TJDFT

LIBERTE-SE!!! Prof. Guilherme Castro Cabral Analista Judiciário – TJDFT Matrícula 313.245 Diretor de Secretaria – 5ª Vara Cível de Taguatinga – DF Ex funcionário do Banco do Brasil de 1982 a 1997 (15 anos, sendo Gerente nos últimos 8 anos) ESTUDAR É CONQUISTAR A LIBERDADE! LIBERTE-SE!!! Prof Cabral - TJDFT

Prof Cabral - TJDFT

LIBERTE-SE!!! Prof. Guilherme Castro Cabral Analista Judiciário – TJDFT Matrícula 313.245 Diretor de Secretaria – 5ª Vara Cível de Taguatinga - DF ESTUDAR É CONQUISTAR A LIBERDADE! LIBERTE-SE!!! Prof Cabral - TJDFT

conhecimentos_bancarios+subscribe@googlegroups.com www.professorguilhermecabral.com Prof Cabral - TJDFT

Mercado de Câmbio: operações e produtos Prof. Cabral - TJDFT

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 8

Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Por exemplo, quando um turista brasileiro vai viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe entrega (vende) a moeda estrangeira. Já quando um turista estrangeiro quer converter moeda estrangeira em reais, o agente autorizado a operar no mercado de câmbio compra a moeda estrangeira do turista estrangeiro, entregando-lhe os reais correspondentes. Prof Cabral - TJDFT

No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Prof Cabral - TJDFT

Os bancos são obrigados a vender moeda em espécie? Não. Normalmente, os agentes autorizados a operar em câmbio, por questão de administração de caixa e estratégia operacional, procuram operar com o mínimo possível de moeda em espécie. Prof Cabral - TJDFT

O que é mercado primário e mercado secundário? A operação de mercado primário implica o recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes etc. Já no mercado secundário, também denominado mercado interbancário quando os negócios são realizados entre bancos, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e simplesmente migra do ativo de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para o de outra, igualmente autorizada, não havendo fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Prof Cabral - TJDFT

O que é operação para liquidação futura? O que é operação pronta? A operação de câmbio (compra ou venda) pronta é a operação a ser liquidada em até dois dias úteis da data de contratação. O que é operação para liquidação futura? A operação de câmbio (compra ou venda) para liquidação futura é a operação a ser liquidada em prazo maior que dois dias. Prof Cabral - TJDFT

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 14

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 15

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 16

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 17

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 18

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 19

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 21

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 22

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 23

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 24

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 25

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 26

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 27

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 28

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 29

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 30

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 31

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 32

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 33

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 34

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 35

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 36

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 37

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 38

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 39

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 40

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 41

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 42

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 43

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 44

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 45

VESTCON - BB2011 - PROF RICARDO OLIVEIRA 46

FIM DE MERCADO DE CÂMBIO Prof. Cabral - TJDFT