Universidade Católica de Pernambuco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Advertisements

A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
Por: Cristina de Fátima Silva
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Nelma Cristina de Carvalho
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Informações Sobre a Comunidade Surda
Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A
Língua Portuguesa Andreia Daniel 6º C
A internet é totalmente segura?
CBS Confederação Brasileira de Surdos
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Projeto de Tecnologia Educacional
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Controle dos Registros do Conhecimento II 2005.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Escola Classe 15 de Ceilândia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho realizado por: Miriam Alves Nº17 8D Marta Santos Nº16 8 D
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
MÃOS QUE FALAM: RELATO DOS ALUNOS OUVINTES SOBRE O SISTEMA DE INCLUSÃO ESCOLAR Izabelly Correia dos Santos :Fonoaudióloga e mestranda em Ciências da Linguagem.
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Soluções em Tecnologia da Informação
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
Apresentação para a atividade de informática básica Esta apresentação é sobre a semana da jornada odontologia na cidade de Araxá.
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Programa Comenius Bilateral
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
PALESTRAS DO CREA-RS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO Contato palestras / fone (51) Escolas Técnicas 19 Universidades.
em Educação em Direitos Humanos
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
Luciana Junqueira. Débora Zuin.
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
Auxilia ou atrapalha o pensamento.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Comitê de Ética em Pesquisa
Código de Ética dos TILS
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
2PPN. “O ciberespaço pode influenciar totalmente um universitário podendo causar algum déficit de atenção nas aulas teóricas na faculdade?”
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
• Manejo – Formação – Professor.
Projeto Novos Talentos Oficina 2
 A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
USO DAS TECNOLOGIAS E. E. Austrílio Capilé Castro.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Você ainda não tem um Web Site? Que pena! Seu concorrente já.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
© Prof. Angela M. B. Cuenca Baseado no GUIA DE APRESENTAÇÃO DE TESES FSP Estilo das citações no texto Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade.
Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público.
REVISÃO - AVALIAÇÃO 2 TEMAS 5, 8, 9, 10, 11 E 12 PROFESSORAS ANA PATRÍCIA ALINE SALLES PAULA KARINI AULA 18 – 07/06/2006.
Transcrição da apresentação:

Universidade Católica de Pernambuco A linguagem na ponta dos dedos: narrativas de surdos sobre o uso da internet em sua comunicação com a sociedade Autores: Daniele Siqueira Veras Izabelly Correia dos Santos Wanilda Maria Alves Cavalcanti

Objetivos: Objetivo Geral: Analisar o relato dos surdos sobre o uso do computador como meio para melhorar sua comunicação na sociedade. Local e População de estudo: A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino. Foram entrevistados 15 (quinze) sujeitos surdos, com idades entre 17 e 26 anos, que façam uso do computador. Coleta e Análise de dados: Foi realizada uma entrevista semi-dirigida com auxílio do Intérprete de Libras e posterior transcrição literal dos dados para a língua portuguesa e análise. Considerações Éticas: Projeto aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados e Conclusões Todos os surdos relatam que sua comunicação com os ouvintes melhorou; Agora pelo fácil acesso e rapidez na comunicação, usam a internet com qualquer pessoa; Orkut, MSN, e-mail e ooVoo são os aplicativos mais utilizados pelos surdos para a comunicação em rede, sendo o Orkut o mais citado pelos entrevistados, especialmente nos finais de semana. Concluimos que as vantagens que o uso do computador e da internet trazem para o seu usuário, principalmente o convívio direto com a língua portuguesa, o contato com outras pessoas e o acesso a informações. A utilização crescente dos muitos recursos que esse meio comunicacional oferece, traz benefícios para todos, principalmente trazendo para outros jovens conheçam melhor os surdos e suas possibilidades de manter uma comunicação com ouvintes