EVOLUÇÃO INSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo 19 de março de 2009.
O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
A REGULAÇÃO DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL
Ministério de Minas e Energia
Comissão Especial da Lei do Gás Presidente: Deputado Max Rosenmann (PMDB/PR) Relator: Deputado João Maia (PR/RN) Apresentação de Parecer sobre as seguintes.
Direito regulatório e economia
Novo Marco Regulatório do Pré-Sal
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
ABERTURA DO MERCADO DE GLP Levy & Salomão Advogados
_________________________
Superintendente-Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Comitê de Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Comitê de Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica
Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
FUP – Federação Única dos Petroleiros
proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
No Brasil um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até Pesquisa, Exploração,
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
Royalties e Participação Especial Critérios de Repartição
Resolução Normativa n° 63,
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultoria Legislativa Liderança do Democratas.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
Consumo de energia no Brasil
Mercado de Preços Livres, Sistema de Monitoramento de Preços Utilizado
Perspectivas e Tendências do Setor de Energia no Brasil
Atendimento a lotes situados em loteamentos
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Política Nacional do Meio Ambiente
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Desafios e Benefícios de um
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
O MARCO REGULATÓRIO DO P RÉ - SAL E O PAPEL DA P RÉ - SAL P ETRÓLEO S.A NO PANORAMA DE REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS Gabriela Borba Evangelista.
Laís Palazzo Almada Guilherme Moreira Loures da Costa Coordenadoria de Processos Sancionatórios CPAS/SSM.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
A ANP E A REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS Maio/2008.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
1 Audiência Pública Aviso de Consulta e Audiência Pública n.º 18/2007 Especificação do óleo diesel de referência para ensaios de homologação de veículos.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
1 Minuta do Edital da Chamada Pública para contratação de capacidade de transporte de gás natural nº 01/2014-ANP referente ao gasoduto Itaboraí-Guapimirim;
MARIA ANTONIÊTA ANDRADE DE SOUZA Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 26/11/07 Audiência Pública N° 21/2007 Novo regulamento destinado.
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
Transcrição da apresentação:

A ANP E A REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA NO SETOR DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS

EVOLUÇÃO INSTITUCIONAL Lei Simões Lopes - Figura do Explorador Decreto 20.799 - Lavra com Autorização do Governo Constituição de 1934 - Regime de Concessões Promulgação do Código de Minas, inclusive petróleo - institui formalmente o monopólio estatal Constituição/37 - Jazidas: Propriedade da União Criação do CNP Primeira Descoberta de Petróleo no Brasil, Lobato (BA) 2001 1998 1999 1953 1960 1938 1995 1931 1934 1921 1990 1937 1939 2003 2000 2002 1997 2004 2005 Lei 2004 - Monopólio do Petróleo  PETROBRAS Criação do MME Extinção do CNP e criação do DNC Emenda 09/95 - Fim da execução exclusiva do Monopólio da PETROBRAS Lei 9.478 (monopólio flexibilizado) - Criação da ANP e do CNPE Implantação da ANP, Extinção do DNC Round 1 de Licitações Decreto 3.520/2000 - Estrutura e funcionamento do CNPE e Round 2 de Licitações Round 3 de Licitações Abertura total do mercado de combustíveis (janeiro) e Round 4 de Licitações Fonte: ANP/SPP Round 5 de Licitações Round 6 de Licitações Lei nº 11.097 - dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética

BASE LEGAL A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é uma autarquia integrante da Administração Pública Federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Tem por finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, instituída pela Lei no. 9.478, de 06/08/97 e regulamentada pelo Decreto no. 2.455, de 14/01/98. Atua conforme as diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e com os interesses do País.

e revenda de derivados de petróleo e álcool. BASE LEGAL Lei 9478/97 - Lei do Petróleo Alem de estabelecer os Princípios e Objetivos da Política Energética Nacional, cria o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE e... Cria a Agência Nacional de Petróleo, sua estrutura, forma de funcionamento e atribuições cabendo-lhe: 1) a REGULAÇÃO 2) a CONTRATAÇÃO e 3) A FISCALIZAÇÃO das atividades pertinentes à industria do Petróleo. Alem de exercer as atribuições do extinto Departamento Nacional de Combustíveis -DNC relacionadas com as atividades de distribuição e revenda de derivados de petróleo e álcool.

Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Existe guia ou procedimento para elaborar regulamentos técnicos? Quais são suas características? Sim, em forma de “draft”. (Não virou uma Instrução Normativa). O documento foi produzido de um convênio firmado em 2001 com o INMETRO que visava desenvolver um Programa de Avaliação da Conformidade, cujo objetivo final era tornar a Agência apta a produzir de instrumentos normativos sem redundâncias e cuja atualização fosse mais ágil. O Convênio não foi renovado e a iniciativa foi encerrada.

Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Existe guia ou procedimento para elaborar regulamentos técnicos? Quais são suas características? O documento, tratado como “Regulamento Zero” pelo GT do projeto “Avaliação da Conformidade” (2001), tem como característica: estabelecer definições; definir conteúdos permitidos e não permitidos; apresentar tipos de regulamento; propor uma estrutura para os Regulamentos Técnicos; dar orientações sobre redação, organização e cancelamento entre outros.

Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Como é o envolvimento das partes interessadas na elaboração dos regulamentos e as respectivas consultas públicas? A Agência conduz Consultas Públicas como base dos documentos normativos, que antes de serem publicados são levados a Audiências Públicas. O que está previsto no “CAPÍTULO X - DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS”, da Portaria 160/2004, que publicou o Regimento Interno da Agência, cujo Art. 38, estabelece: Art. 38. As iniciativas de projetos de lei ou de alteração de normas administrativas que impliquem afetação de direitos dos agentes econômicos ou de consumidores e usuários de bens e serviços da Indústria do Petróleo serão precedidas de audiências públicas, convocadas e dirigidas pela Diretoria da ANP

Como é o envolvimento das partes interessadas (...) - cont. Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Como é o envolvimento das partes interessadas (...) - cont. Parágrafo único. O objetivo básico das audiências públicas é: I - identificar e debater os aspectos relevantes da matéria em discussão; II - recolher subsídios, informações e dados para a decisão ou o encaminhamento final do assunto; III - propiciar aos agentes econômicos, usuários e consumidores a possibilidade de oferecerem comentários e sugestões sobre a matéria em discussão; IV - dar publicidade e transparência às ações da ANP. As Consultas Publicas são disponibilizadas no site da ANP

Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Dentre os produtos objetos de regulamentação os mais importantes são: Gasolina GLP Gás Natural manufaturado Óleo Diesel Querosene de Aviação Biodiesel Álcool A ANP fiscaliza a movimentação de mais de 500 produtos derivados de Petróleo e também biocomsbutíveis sendo que tem Mais de 30 Regulamentos Técnicos tratando da especificação do Produto.

Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Resoluções (de 2004 até a atualidade) Portarias (de 1998 até 2003) Autorizações Despachos Através dos seguintes instrumentos legais... ... Postos à disposição para consulta na página da ANP, no “link” Legislação

Sobre o uso de normas técnicas ... Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Sobre o uso de normas técnicas ... A ANP adota em seus Regulamentos Técnicos, quando aplicável, a indicação de normas técnicas nacionais e internacionais como requisito para o cumprimento do regulamento. Exemplos: Resolução 42/2004 que especifica o Biodiesel Portaria 110/2002 que adota a NBR7505 “e suas atualizações...”

Práticas de Avaliação da Conformidade Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Práticas de Avaliação da Conformidade Em 2001 foi feito um Convênio com o INMETRO para o desenvolvimento de um Programa de Avaliação da Conformidade voltado para a indústria petrolífera, mas que não avançou.

Principais Dificuldades na Atividade de Regulamentação Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Principais Dificuldades na Atividade de Regulamentação Cultura “regulamentadora” incipiente; Incidência de critérios não-técnicos na definição de Diretrizes de regulamentação; Dispersão de instrumentos normativos de órgãos da administração extintos e/ou encampados”; Superposição de escopo dos instrumentos normativos existentes de outros órgãos. Fonte: ANP, 2006

Impacto Econômico e Social da Regulamentação Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Impacto Econômico e Social da Regulamentação IMPACTOS O instrumento de análise é a Consulta Pública; Não existe uma avaliação proativa a cerca da repercussão da regulamentação. Fonte: ANP, 2006

Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Sobre a Prática da Regulamentação na ANP Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Av. Rio Branco, 65 - Centro - Rio de Janeiro (21) 2112-8100 www.anp.gov.br