ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
24 de Setembro Dia Mundial do Coração
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
Prevenindo a Hipertensão
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
Coordenação Estadual do Programa de Tabaco São Paulo
DESCRIÇÃO Produção de 40 DVD´s contendo palestras, que terão como
Amigo de verdade é aquele do peito. Cuide bem do seu coração!
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE EVENTOS ADVERSOS EM AIDS E HV DE AGOSTO – 2012 ADESÃO PERANTE AS REAÇÕES ADVERSAS AMÉRICO NUNES NETO INSTITUTO.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Colesterol (LDL x HDL).
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
O que é a doença renal crónica?
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DIABETES HIPERTENSÃO.
Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Decisões.
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
HIPERTENSÃO.
Os gaúchos e o coração.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
CAMPANHA SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili TERCEIRA PARTE.
Programa Educação para um peso saudável
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
Aula 07 – Ensino Fundamental II
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB) Serviço de Ensino a Distância (SEaD
INFORMÁTICA APLICADA I
Política Educacional Brasileira
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
INTRODUÇÃO O Diabetes mellitus é considerada uma epidemia mundial causando grande preocupação por ter alto índice de morbimortalidade, além de alto custo.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Educação Financeira para crianças e Jovens
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
Doença Coronária Obstrutiva O mal do século XXI  1980 – Documento Alma – Ata – URSS  Saneamento básico  Mortalidade materno-infantil  Doenças infecciosas.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CAMPANHA SEMANA DO CORAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Doutor Paulo Ricardo Nazario Viecili vieciliprn@uol.com.br www.icca-rs.com.br

ABERTURA OLA, MEU NOME É PAULO VIECILI, E ESTOU FALANDO EM NOME DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL.-A SOCERGS, E NÓS JUNTOS ESTAREMOS PARTICIPANDO DA CAMPANHA POR MAIS VIDA, A COMPANHA DA SEMANA DO CORAÇÃO. UMA CAMPANHA QUE VAI ENVOLVER TODOS OS GAUCHOS DE TODOS OS CANTOS DO RIO GRANDE.

MEUS CAROS AMIGOS, EXISTEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMFORM AÇÕES SIMPLES EM SAÚDE, E QUE SÃO DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE NÓS OS MEDICOS NECESSITAMOS QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SABER E COMEÇAR A CRIAR ATITUDES PRÓPRIAS E TIRAR PROVEITO, SEM UTOPIAS E SACRIFÍCIOS. VAMOS CONVERSAR NESTA CAMPANHA DA SEMANA DO CORAÇAO SOBRE VARIAS DICAS MUITO ÚTEIS PARA SE TER UMA VIDA MELHOR E MAIS DURADOURA.

ESSE VIDEO QUE VC ESTA ASSISTINDO, É COMPOSTO DE TRÊS PARTES. A PRIMEIRA PARTE É UMA INTRODUÇAO DA CAMPANHA; A SEGUNDA PARTE É CHAMADA DE CAPACITAÇAO, É DIRECIONADA A TODOS OS PROFISSIONAIS, QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE, ESTÃO ENVOLVIDOS COM A SAUDE E A EDUCAÇAO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. MAS TAMBEM ESTARÁ DISPONÍVEL PARA QUALQUER PESSOA, QUALQUER ENTIDADE PUBLICA OU PRIVADA OU ASSOCIAÇÕES CIVIS E COMERCIAIS INTERESSADAS NA CAMPANHA.

ESSA SEGUNDA FASE É UMA MINI CAPACITAÇAO ONDE EXPLICARÁ OS MOTIVOS, OS OBJETIVOS, MECANISMOS, INSTRUMENTOS, E O SISTEMA DE FUNCIONAMENTO DA SEMANA DO CORAÇAO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. A TERCEIRA FASE, CHAMADA DE FASE DO CONHECIMENTO, ABORDARÁ OS CONTEUDOS, PROPRIAMENTE DITOS, QUE TODOS OS CIDADÃOS GAUCHOS DEVEM SABER DE UMA MANEIRA SIMPLES E PRÁTICA, MAS QUE PODEM PRODUZIR MUITOS EFEITOS BENÉFICOS NA SAUDE DE TODOS. DE CRIANÇAS A IDOSOS.

ESSES CONTEÚDOS ESTAO ORGANIZADOS NA FORMA DE UM FOLDER, PARA QUE TODOS POSSAM RECEBER UM CÓPIA OU PARA QUE POSSAM BAIXAR DA INTERNET NO SITE SEMANADOCORAÇAO-RS.COM.BR, E IMPRIMÍ-LO FACILMENTE E TER, PESSOALMENTE, ESSAS DICAS E COLOCÁ-LAS COMO PRIORIDADES NO DIA A DIA DAS NOSSAS VIDAS.

SEGUNDA FASE: CAPACITAÇAO É SABIDO QUE A PREVALENCIA E INCIDENCIA DE DOENÇAS DO CORAÇAO, CEREBRO, RINS E VASOS, AS CHAMADAS DOEÇAS CARDIOVASCULARES, ESTAO AUMENTANDO CAUSANDO INCAPACITAÇÕES EM MILHARES DE INDIVIDUOS, MUITOS AINDA JOVENS, E VEM AUMENTANDO MUITO A MORTALIDADE EM TODO O MUNDO. E OBVIAMENE TAMBEM AQUI NO RIO GRANDE. ESSAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO PRODUZIDAS OU AGRAVADAS PELA EXISTENCIA DE UM OU A COEXISTENCIA DE VARIOS FATORES DE RISCO.

RISCOS CARDIOVASCULAR IDADE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HIPERCOLESTEROLEMIA BAIXOS NÍVEIS DE HDL-C HIPERTRIGLICERIDEMIA TAGAGISMO DIABETES MELLITUS OBESIDADE SEDENTARISMO - ESTRESSE HISTÓRIA FAMILIAR PRECOCE

POR OUTRO LADO, ESSES FATORES DE RISCO PODEM SER SERIAMENTE REDUZIDOS OU ATÉ SER ELIMINADOS DE NOSSAS VIDAS, DESDE QUE REALIZADAS ALGUMAS AÇÕES SIMPLES, E ESSE É UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA SEMANA DO CORAÇAO.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ATIVIDADE FÍSICA HAS DIABETES MELLITUS COLESTEROL TRIGLICERÍDIOS SOBREPESO E OBESIDADE ANSIEDADE E DEPRESSÃO RETARDA O ENVELHECIMENTO AUMENTA A SOBREVIDA COM QUALIDADE

REDUÇÃO MORTALIDADE GLOBAL EM 65 %: ATIVIDADE FÍSICA PARAR DE FUMAR EMAGRECER ÁLCOOL COM MODERAÇÃO EM 35 % O RESTANTE: remédios, exames, etc

DADOS DE UMA PESQUISA DA SOCERGS REALIZADA EM 2010, DEMONSTRARAM QUE É ELEVADO O NUMERO DE GAÚCHOS QUE DESCONHEM TER ALGUM DOS FATORES DE RISCO, PRINCIPALMENTE SOBRE O COLESTEROL, TRIGLICERIDIOS, DIABETES MELLITUS E PRESSAO ALTA . DOS DADOS OBITIDOS DA SEMANA DO CORAÇÃO SE CRUZ ALTA TAMBEM DEMONSTRARAM ESSES ASPECTOS.

Dados da Pesquisa CRUZ ALTA-2010 Entrevista em 650 indivíduos: 58 ± 18 anos Sim Não Não Sabe Pressão Alta Homens 50,4 40,3 9,3 Mulheres 62,6 33,3 4,1 Hipercolesterolemia 27,3 36,7 35,3 30,5 39,1 30,4 Hipertrigliceridemia 14,4 46,8 38,8 20,1 52,3 27,6 Diabetes 11,5 74,1 12,6 78,7 8,7 Tabagismo 17,3 82,7 6,9 93,1 Sedentarismo 59 41 67,2 32,8 Estresse 47,5 51,1 0,7 51,7 46,6 1,7

SEMANA DO CORAÇÃO CRUZ ALTA-2009 DADOS MENSURADOS Dados de Cruz Alta: % de 650 indivíduos analisados com valores acima do ideal recomendado 2009 PAS > 130 mmHg Homens 56,8% Mulheres 52,3% PAD > 85 mmHg 46% 43,7% CA ≥ 94 cm 75,5% CA ≥ 80 cm 90,8% IMC > 27 Kg/m² 50,4% 53% Colesterol > 200 mg/dl 42% 66,7% Triglicérides > 150 mg/dl 35,5% 39,7% Glicose > 100 mg/dl 28,6%

SE FORMOS EXTRAPOLAR ESSES DADOS PARA A POPULAÇAO DO RIO GRANDE, ESTIMANDO QUE SOMOS CERCA DE 10.535.345 MILHÕES DE HABITANTES, PODERIAMOS SUPOR QUE EXISTEM MILHÕES DE GAUCHOS QUE NÃO SABEM SE TEM ALGUM DOS FOTORES DE RISCO, E OUTROS MILHÕES PODEM SER PORTADORES DESSAS DOENÇAS E NÃO ESTAREM SE CUIDANDO OU RECEBENDO TRATAMENTO ADEQUADO. PARA COMPLICAR, DAQUELES QUE PODEM TER ALGUM FATOR DE RISCO, A MAIORIA PODE ESTAR DESCONTROLADA, OU COM VALORES ACIMA DO IDEAL RECOMENDADO PELOS ESPECIALISTA

OUTRO FATOR QUE VEM SENDO ALERTADO, PELO CENSO-IBGE 2010, PARA O ELEVADO NUMERO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES GAUCHAS OBESAS. ( DADOS IBGE 2110 ) E POR FIM, TODOS JÁ SABEMOS QUE CADA VEZ MAIS ESTAMOS NOS TARNANDO UMA SOCIEDADE COM INDIVIDUOS MAIS VELHOS, O QUE DESSA FORMA, AUMENTA EM MUITO A NECESSIDADE UM MAIOR CUIDADO DA NOSSA SAUDE, PARA COMBATER OS FATORES DE RISCO E TIRAR UM MELHOR PROVEITO DA VIDA.

OBJETIVOS Conscientizar quanto aos fatores de riscos cardiovasculares e formas para a sua redução ou prevenção para: Alunos de ensino fundamental, médio e de nível técnico das escolas municipais, estaduais e particulares Acadêmicos de universidades públicas e privadas; À população pertencente às ESF/PSF; Junto a todas as instituições privadas ou publicas interessadas. A toda a população do Rio Grande

INSTRUMENTAÇÃO: Criação do SITE Semanadocoracaors.com.br Criação de um folder explicativo sobre os fatores de risco cardiovascular com medidas preventivas; Criação de um Vídeo-CD-ROM com um mini curso de capacitação para profissionais da educação e da saúde com os objetivos, funcionamento e execução da campanha; Criação de um vídeo-CD-ROM com o conteúdo do folder explicativo para que se apresente nas escolas, ESF e entidades interessadas no assunto;

INSTRUMENTAÇÃO CRIAÇAO DE UMA REDE DE EMAILS; Secretarias Estaduais, delegacias regionais, prefeituras, secretarias municipais, ESF Escolas municipais, estaduais públicas, privadas; Universidades públicas e privadas Entidades médicas e médicos associados; Outras entidades de classe comprometidas; Entidades públicas e privadas interessadas; Mídia: jornais, TVS, rádios, e internet de um modo geral;

METODOLOGIA Instituir no calendário de datas comemorativas do estado como evento oficial; Acrescentar a data no calendário escolar, como evento oficial, incentivando, pelo menos uma, atividade pedagógica; Entrega do folder, do CD-ROM de capacitação e do conteúdo para as instituições envolvidas; Divulgação nas escolas municipais, estaduais, universidades; Divulgação para os moradores dos ESF; Criação de material para divulgação na mídia como propaganda oficial de campanha.

PARCEIROS: SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA: PROJETO DE LEI 130\2010, criando a LEI DA SEMANA DO CORÇÃO; ESTRUTURA LOGÍSTICA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTRAS SECRETARIAS; PARCERIA COM CREMERS; SIMERS, AMRIGS, UNIMEDS, IPE PARCERIA COM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS PARCERIA COM PODER JUDICIÁRIO, PROMOTORIAS PÚBLICAS, ORDEM DOS ADVOGADOS PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES CIVIL, DE CLASSES E SERVIÇOS PUBLICOS; PARCERIA COM A MÍDIA EM GERAL PARCERIAS COM ONGS; PARCERIAS COM INICIATIVA PRIVADA- LEI DE INCENTIVO CULTURAL E EDUCATIVO (REDUZIR OS CUSTOS DE DIVULGAÇÃO, MIDIA, E OUTROS.

EM FIM SUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE; AJUDE-NOS A SERMOS CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E SADIOS; AJUDE-NOS NESSA CAMPANHA A SEMANA DO CORAÇÃO CONTAMOS COM VC.