Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório de Actividades,
Advertisements

A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
João Coimbra, Director do CIMAR
Tecnociência, ambiente e bens comuns
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
A Estratégia Nacional para o Mar:
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Arquivo e Documentação
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
REUNIÃO DA COMISSÃO PARITÁRIA COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES DO IICT Auditório do Centro Cultural e Científico de Macau 19 de Abril 2006.
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã
GEOPARQUE AROUCA Património Geológico ao serviço do
A informática ao serviço da Pré-história: um novo olhar
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Creating Value in Biotechology
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
DECivil Audiência SPES Comissão de Obras Públicas Transportes e Comunicações da Assembleia da República Mário Lopes Prof. Instituto Superior Técnico
IST- MeGT Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação Avaliação dos Laboratórios do Estado (Ministério da Ciência e da Tecnologia XIII Governo Constitucional)
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Paulo Gama Mota Museu Nacional da Ciência e da Técnica Coimbra, Portugal A criação de cultura científica. O papel dos museus de ciência e técnica Memória.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Fundamentos Arquivísticos
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
dos Objectivos à Concretização
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Múltiplas Dimensões, 1994 Pavilhão da Argélia, EXPO’98 Oceanário de Lisboa Parques de Sintra – Monte da Lua Horizont(e), 2004 Judith Barry_Body Without.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Reunião da Comissão Paritária com todos os Funcionários e Colaboradores do IICT 27 de Julho de 2006, 14:30h Auditório CCCM Reforma dos Laboratórios de.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Breve notícia do trabalho desenvolvido no ANTT pela DTTDA no biénio Fátima Ó Ramos, chefe de Divisão | 27 de novembro | A TT ao Encontro.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Conferência Parlamentar Sobre Ciência Assembleia da República 3 de Março 2009 IICT Saber Tropical
Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008.
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) Augusto Paulo Silva Helsinki (KTL), June 2007 MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA República da Guiné-Bissau.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património do IICT: um relatório de progresso

 O património do IICT remonta à Comissão de Cartografia, estabelecida em  Em 2003, define-se como objectivo estratégico a avaliação e preservação do património.  Em 2004, cria-se a nova competência nuclear de Acesso e Preservação do Património (PAT).  Em 2005, concretiza-se a parceria com o Ministério da Cultura e começa a implementação de .  Em 2007,  alarga-se ao projecto do Arquivo Científico Tropical (ACT) actualmente em curso  Em 2008 cria-se o CAPA (  )

Objectivos principais:  O desenvolvimento de investigação ligada às temáticas patrimoniais  O crescente acesso ao Património do IICT  O aumento da visibilidade externa  A promoção dos serviços abertos ao público  O alargamento das redes de cooperação

Novas linhas de investigação em áreas emergentes :  Preservação e Conservação  História da Ciência  Antropologia

de  - Política de Preservação:  Plano de intervenção nos edifícios históricos e lançamento de plano de controlo de riscos  Tratamentos de conservação e restauro a  - Projectos de Investigação:  Caracterização do pigmento verdigris em documentos históricos: contribuições para o estudo da sua degradação  Sustentabilidade económica e ambiental dos métodos de extermínio de pestes

De   Levantamento, organização e informatização das colecções: fotografia documental, bens arqueológicos, herbário  a   Projectos de investigação: A Arqueologia nas Missões Científicas; História das Missões Botânicas do IICT

De   Levantamento, organização e estudo do património científico: filmes, bens etnográficos e equipamento científico  a   Recolha de memória oral  Constituição de um arquivo audiovisual Geodesia

 Das Bases de Dados das Colecções à criação de um sistema de informação inovador: ACT- digital (ACT-D)  Das comemorações dos 100 e 75 anos dos serviços abertos ao público ao 125 do Instituto de Investigação Científica Tropical

BHL Declaração de Bissau Na sequência da acções de Divulgação a parceria de K e CPLG reforça a Difusão do Conhecimento e a Comunicação Externa Antena Tropical CPLG  Altos Estudos ACL U. Aveiro UNL IMC U. Minho Objectivos Desenvolvimento Milénio Iniciativa Portuguesa NDE

Brundtland Report: Our Common Future The World Decade of Culture and Development Cultura e Património convertem-se numa condição social fundamental para o Desenvolvimento Sustentável Torna-se prioritária a Preservação do Património garantindo condições de Acesso no presente e futuro Torna-se crucial estudar os valores associados ao património e compreender o seu significado social Difusão Comunicação Preservação Conservação História da Ciência Antropologia