Formação, mercado e desenvolvimento de Games

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Transcrição da apresentação:

Formação, mercado e desenvolvimento de Games Centro Universitário Senac Fabio Lubacheski fabio.aglubacheski@sp.senac.br

Formação O que estudar ? que curso fazer ? É preciso ?

Formação em Games Situação atual A formação de programadores acontece no mercado de trabalho; Cursos técnicos oferecem capacitações isoladas para a criação do roteiro, personagens e interações, programação e etc. No mercado existe uma carência de um profissional com conhecimento em técnicas de programação e metodologias para gestão do desenvolvimento de Jogos Digitais. Em grande medida, a formação de programadores e produtores ainda acontece no contexto do mercado de trabalho; Hoje já existe cursos que capacitam para a criação do roteiro, personagens e interações e outros cursos com foco em design, arquitetura e computação gráfica. Mas existe uma carência de um profissional com conhecimento em técnicas de programação e metodologias para gestão do desenvolvimento de software. 3

Formação na área de Games União de talentos Programação Design Arte 4

Formação em Games Cursos Superiores em TI - Desenvolvedores de Games Tecnologia em Jogos Digitais: 5 semestres, foco na programação e na produção digital de um game. Tecnologia Tecnologia em Design de Games 5 semestres, foco no design do jogo digital, ou seja, roteiro, regras, fases e personagens. Bacharelado em Sistemas de Informação: 8 semestres, foco na aplicação da computação e negócios. Bacharelados Bacharelado em Ciência da Computação: 8 semestres, foco no desenvolvimento da computação e pesquisa. Engenharia da Computação: 10 semestres, foco na interface da computação com outras áreas de atuação - hardware, processos, automação e software embarcado.

Formação em Games Matemática, Geometria, .... Mas o que vou aprender em um curso de Jogos? Matemática, Geometria, .... Lógica de Programação, Linguagens de Programação e bibliotecas Gráficas.... Modelagem de personagens 3D .... Game Engine, Simulações Físicas... Gerenciar e modelar um Jogo Digital E convivência com pessoas que tem o mesmo interesse... 6

Mercado E como está o Mercado ? vou ter emprego ?

Mercado demanda em TI Brasil (até 2011): (Portal Convergência Digital) Em 2010 há 17 mil vagas!!! Brasil (até 2011): (Portal Convergência Digital) 320 mil vagas; 170 mil novos profissionais Europa: 300 mil vagas de TI e comunicações não preenchidas (PC World) EUA: Lobby para imigração de trabalhadores qualificados; Jan2008 - vendas de videogames chegam a US$1,18 bi. 8

Mercado demanda em desenvolvimento de Games Mercado pequeno se comparado a Estados Unidos, Europa e Japão (em 2005 apenas 2% dos domicílios brasileiros possuíam consoles); O faturamento da indústria de videogames em 2007, nos Estados Unidos, superou o das indústrias de cinema e de música juntas. (fonte blog gamerbr.bliq.ig.com.br ) O mercado de jogos de PC cresce 20% e fatura R$ 100 bilhões ao ano. Os jogos de celular devem render R$ 2 bilhões até o final de 2008. (fonte g1.globo.com, 18 fev 2009 )

Mercado demanda em desenvolvimento de Games Segundo Abragames, a indústria brasileira é hoje responsável por 0,16% do faturamento mundial com games. Ainda segundo a Abragames, 42 empresas produtoras de software para games e empregam 560 profissionais altamente capacitados. Atualmente 43% da produção nacional de games são destinados à exportação, ou seja, o mercado global representa uma oportunidade ainda não explorada em todo o seu potencial.

Mercado Característica da carreira Ausência de conselhos regionais regulamentadores formalizados; Profissionais com diversas formações atuando no mercado; Grande número de associações de classe: ASSESPRO, SOFTEX, APLs, IAMCP, SUCESU, SBC, etc; Grandes oportunidades para empreendedorismo; Alta competitividade técnica. SUCESU – Sociedade dos usuários de informática e telecom Softex – associação das empresas exportadoas de software International Association of MCPs (microsoft certified partners), ASSESPRO – Associação das empresas brasileiras de TI, software e internet 11

Mercado Associações e comunidades na área de Games Fóruns, notícias, oportunidades de empregos Associação Brasileira das Empresas desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos Blog de notícias de jogos com uma proposta diferente e única. http://www.doublejump.com.br/ Comunidade brasileira de programadores de jogos 12

Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... 4/2/2017 6:48 AM Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... Treinamento e capacitação (serious games) Os chamados “serious games” no exterior já têm exemplos célebres, como o America’s Army, desenvolvido pelo exército norte-americano para estimular o alistamento militar no país, e o Food Force, criado pela ONU com a nobre missão de estimular o combate à fome. O próprio Second Life está repleto de iniciativas interessantes e supreendentes (empresas, encontros, ensino à distância, etc.).

Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... 4/2/2017 6:48 AM Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... Propaganda (advergames) Os advergames (o termo nasceu da junção das palavras advertising [propaganda] e game, é claro) também chamados de “jogos publicitários”, nada mais são que os games empregados para transmitir mensagens publicitárias aos consumidores, principalmente através da internet. É, certamente, muito mais divertido (e interativo) que os comerciais da televisão ou os pop-ups dos websites.

Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... 4/2/2017 6:48 AM Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... Educação (jogos educativos… ou não!) Jogos educativos que ensinam matemática, português, ciências, etc. são bastante comuns. Flight Simulator é utilizado para ensinar conceitos de física (gravidade, aceleração, etc.) em escolas. O portátil NintendoDS tem jogos que ensinam a cuidar até da pele.

Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... 4/2/2017 6:48 AM Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... Motivação em cursos de computação Phrogram Project Hoshimi Jogos para educação têm um apelo muito grande, em especial devido ao fato da comprovada queda de interesse em cursos de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). O Project Hoshimi estimula o aprendizado de computação e programação através de uma batalha virtual de nano-robôs dentro do corpo humano. Phrogram é uma linguagem de criação de jogos utilizada para ensino de programação. Robocode é um jogo de programação, onde o objetivo é desenvolver um tanque de guerra de robôs para batalhar contra outros tanques em Java ou. NET. As batalhas de robôs estão sendo executados em tempo real e na tela. Robocode

Mercado Game Master Game Designers Ilustrador Áreas de atuação no mercado Game Master Monitora o jogo online, interagindo com os usuários e tirando dúvidas. Game Designers Roteirista, pensa no enredo de um jogo, comportamento dos personagens, desafios. Ilustrador Recebe a pauta do game designer e cria os personagens e cenários.

Mercado Programador Web Designer Artistas. Áreas de atuação no mercado Programador Cria códigos do jogo, calcula os movimentos do personagem. Web Designer Desenvolve páginas e interfaces para jogos online. Artistas. São modeladores ou animadores. Fazem a arte gráfica 2D ou 3D. Dão vida ao personagem e informam os movimentos que o desenho deve fazer na tela.

Desenvolvimento de Games Como é desenvolvido um Game ?

Desenvolvimento de um Games Composição de um Game Programação da lógica do jogo Game Design Roteiro Mapas Regras Recursos Artísticos Modelos Imagens Sons

Desenvolvimento de Games Como funciona um game Receber comandos Simulação Mostrar resultados

Desenvolvimento de Games Exemplos:

Desenvolvimento de Games Algumas ferramentas utilizadas

Desenvolvimento de Games Iniciativas para promover o desenvolvimento de Games O e‐Games – Competição de Jogos Digitais do Senac São Paulo é uma das oportunidades encontradas para mostrar ao mercado a importância que esta nova área possui.

Desenvolvimento de Games albot's Odyssey Desenvolvimento de Games Iniciativas para promover o desenvolvimento de Games Em 2010 tivemos 38 jogos enviados, desses os 3 melhores foram: 2 - Penumbra e o Castelo das Sombras 1 - Talbot's Odyssey 3 - Esfera Mestre http://www.nparty.com.br/2010/11/eventos-egames-2010.html

www.sp.senac.br fabio.aglubacheski@sp.senac.br Conclusão fora da TV/monitor, jogos não são nenhuma brincadeira! www.sp.senac.br fabio.aglubacheski@sp.senac.br Obrigado!