Universidade Federal do Amapá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Essa é minha escola.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Universidade Federal do Amapá
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Universidade Federal do Amapá
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ELIANE PEREIRA DE BRITO
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal do Amapá
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
ESTÁGIOS.
Orientações sobre o Estágio II
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Plano de Ensino Plano de aula
Monitoramento e Avaliação
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio Supervisionado em Língua Materna II rof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

Fase Projectual – elaboração de Projeto com plano de ação à intervenção pedagógica

Projeto de Intervenção Plano de Ação Caráter investigativo Caráter interventivo Análise do diagnóstico da escola Resposta ao diagnóstico da escola Aspectos que propiciam ou atrapalham a formação de um estudante crítico e emancipado competente ao desenvolvimento de leituras/estudos literários

Plano de Ação Caráter investigativo Por que se faz necessária uma intervenção? Quais problemas foram percebidos? Como se caracteriza a proficiência leitora dos estudantes? Que instrumentos poderiam auxiliar a intervenção? Como se caracteriza a biblioteca da escola? Ela possui biblioteca? Como o professor cultiva o hábito de leitura de seus estudantes? O espaço escolar se adequa às necessidades educativas? Há outros espaços na escola que possam ser empregados? No que tange ao tempo escolar, como se organizam as aulas de literatura?

Plano de Ação Caráter interventivo Como se desenvolverá a intervenção? Como responder aos problemas percebidos? Como trabalhar a proficiência leitora dos estudantes? Quando se dará a intervenção? Como instrumentalizar a biblioteca da escola, caso a possua? Como mediar o hábito de leitura dos estudantes? Onde se dará a intervenção? Que outros espaços na escola podem ser empregados? Como se deve planejar as aulas de literatura? Que materiais empregar à intervenção?

Partes do Projeto Capa Folha de Rosto Introdução Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Plano de ação Recursos (humanos e físicos) Cronograma Referenciais bibliográficos Anexos

Capa: PROJETO DE INTERVENÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS MEMBROS DA EQUIPE PROJETO DE INTERVENÇÃO MACAPÁ. JULHO DE 2013

PROJETO DE INTERVENÇÃO MEMBROS DA EQUIPE Folha de Rosto: PROJETO DE INTERVENÇÃO Projeto de Intervenção submetida à Coordenação de Letras da Universidade Federal do Amapá, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Materna II Orientador: Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira MACAPÁ. JULHO DE 2013

Apresentação do Projeto (O que será a intervenção. Qual o tema Apresentação do Projeto (O que será a intervenção? Qual o tema? Onde será? Quanto tempo levará? Para quem será?) Introdução Identificação da Escola Identificação da Turma O que se espera com a intervenção? O que se espera solucionar?

Por que essa intervenção? Que problemas encontrou? Justificativa Que resposta busca dar? Qual a importância da intervenção? Para que essa intervenção?

Objetivos Objetivo Geral Objetivos Específicos

Para que essa aula? Qual o seu intuito? Geral Objetivos Para que essa aula? Qual o seu intuito? Específicos

Exemplo: OBJETIVO GERAL   Garantir a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no estudante suas capacidades afetivas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, garantindo seus direitos e apontando seus deveres.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS Acompanhar com o professor o planejamento anual; Orientar o professor na elaboração de planejamentos; Colaborar para a realização de planejamentos dos professores; Auxiliar os professores no desenvolvimento e monitoramento dos projetos.

Plano de ação Ação Atividade Responsável Competências Habilidades Período de Execução Avaliação

Plano de Ação Metodologia Como será? O que se irá realizar? O passo a passo...

Do que ou de quem você precisa, mas que não tem? Recursos Do que ou de quem você precisa, mas que não tem?

Cronograma de Ações Atividade 02/08 03/08 04/08 05/08 .... 29/08

Referenciais bibliográficos ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. GUINSKI, Lilian Deise de Andrade. Estudos literários e culturais na sala de aula de língua portuguesa e estrangeira. Curitiba: Edição do Autor, 2007. KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. PIETRI, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

Anexos