Autores até ao séc. XIX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Advertisements

HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
História da Educação A Educação Medieval.
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Escola Superior de Educação
Ética - Visão Histórica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A CULTURA MEDIEVAL.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Psicologia da Educação
ILUMINISMO As luzes da razão.
Escolástica e Renascimento
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
CULTURA MEDIEVAL.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ERASMO E A EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Chama-se Idade Média o período da história
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
PESTALOZZI ( ) Muitas influências de Rousseau e da revolução francesa
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
educação medieval – idade média
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Profª Karina Oliveira Bezerra
A pedagogia nos séculos XVIII e XIX
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
CULTURA MEDIEVAL.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O que é Sociologia?.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Filosofia Medieval e Moderna
Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II.
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
A origem da Filosofia no Brasil I
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Prof. Dr. Robson Santos de Oliveira. Jan Amos Komenský Nasceu em 28 de março de 1592 e morreu em 15 de Novembro de 1670 (78 anos). Foi um bispo protestante.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Capítulo 13 Pensamento cristão
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Autores até ao séc. XIX

1890 1700 1500 1000 700 500 50 A.C 100 Séneca Quintilianus A.C 100 Carlos Magno Example text Rousseau Pestalozzi Tomás de Aquino

Sêneca A Educação como treino para a vida prática Romano Sêneca A Educação como treino para a vida prática “Devemos aprender para a vida, não para a escola” “Obtém-se o resultado mais depressa pelo exemplo do que pelo preceito” “Aprendemos melhor ensinando.”

“Aprendemos melhor ensinando” Romano Aplicação prática Aprendizagem por imitação Aprendizagem assistida por pares: “Aprendemos melhor ensinando”

"Deve-se aprender lendo mais em profundidade do que em largura." Romano Quintiliano  Quintiliano alerta para a necessidade de se identificarem os talentos das crianças e chama a atenção para a necessidade de reconhecer as diferenças individuais e de adoptar diferentes formas de procedimento  perante elas. Sugere que o tempo escolar  seja periodicamente interrompido por recreios, já que o descanso é, na sua opinião, favorável à aprendizagem.    "Deve-se aprender lendo mais em profundidade do que em largura."

Romano Aplicação prática “Reconhecer as diferenças individuais e adoptar diferentes formas de procedimento  perante elas. “ Adaptar as nossas aulas de EF segundo patamares de aprendizagem

Tomás de Aquino (1225 – 1274) Medieval Foi um padre dominicano, filósofo e teólogo, e ensina, durante anos, em várias cidades italianas. Em Nápoles, reestrutura o ensino superior. O homem, segundo Tomás de Aquino, só pode desejar o que conhece, razão pela qual há duas espécies de apetites ou desejos: os sensíveis e os intelectuais. Os primeiros, relativos aos objetos sensíveis, produzem as paixões, cuja raiz é o amor. Quanto aos segundos, produzem a vontade, apetite da alma em relação a um bem que lhe é apresentado pela inteligência como tal. A obra de Tomás de Aquino é imensa, destacando-se todavia as Sumulas. Nestas e outra obras deu corpo à visão cristã do mundo que foi ensinada nas universidades até aos meados do século XVII, e nas quais se incluíam as ideias científicas de Aristóteles. Para além de Aristóteles, tomou como fonte inspiração os trabalhos de Santo Agostinho, Avicena, Averróis e dos neoplatónicos. Com a sua teoria do conhecimento, que “convoca” a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento, São Tomás de Aquino legou à educação sobretudo a ideia de autodisciplina. Embora a obra de Tomás de Aquino apontasse para o auto aprendizado, a ideia não foi abraçada pelas rígidas hierarquias da Igreja Católica.

Medieval Aplicação prática O pensamento de Tomás de Aquino, ao “convocar” a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento e atribuir à educação a ideia de autoaprendizagem, pode ser entendido atualmente como a importância de um ensino centrado no aluno, sendo este um construtor ativo da sua própria aprendizagem (O raciocínio é fundamental no processo de aprendizagem).

Carlos Magno (747 – 814) Medieval Foi o primeiro imperador do sacro Império Romano e durante os seus 46 anos de reinado promoveu grande desenvolvimento cultural e empreendeu mais de 50 guerras, para expandir o cristianismo e impor sua hegemonia no ocidente. Carlos Magno patrocinou o movimento de pesquisas filológicas nos mosteiros e abadias do império, que se tornaram grandes centros de cultura. Para isso, cercou-se de eruditos religiosos estrangeiros que difundiram um ensino voltado às tradições da latinidade cristã. Reforma na educação No final do século VIII Carlos Magno conseguira reunir grande parte da Europa sob seu domínio. Para unificar e fortalecer o seu império, decidiu executar uma reforma na educação. Após se ter cruzado com Alcuíno em 781, Carlos Magno convidou o monge inglês para o ajudar no desenvolvimento da sua ideia de reforma escolar. Alcuíno de Iorque elaborou um projeto de desenvolvimento escolar, em que os programas de estudo eram baseados nas sete artes liberais: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música). Mediante o domínio das assim chamadas sete belas-artes, o homem seria capaz de produzir obras e ideias com poder de elevar o espírito humano para além dos interesses puramente materiais, rumo a um entendimento racional e livre da verdade.

Medieval Aplicação prática Atendendo à ideia de uma educação baseada nas sete artes liberais, na era de Carlos Magno, e procurando uma aplicabilidade prática no ensino da atualidade, a educação deve ser um processo que forneça ao individuo ferramentas para que este desenvolva a sua capacidade de raciocínio, possibilitando um entendimento pensante da realidade e uma transcendência do espírito humano para além dos interesses puramente materiais.

Período Renascentista MICHEL MONTAIGNE (1533-1592): Educação humanista: Objecto de estudo é o homem. Montaigne defende que deve-se formar um homem honesto capaz de reflectir por si próprio. A contribuição de Montaigne é fundamental na constituição do pensamento moderna.

Aplicação prática O indivíduo toma consciência e reflete sobre as suas ações. Tem noção dos seus erros. O professor dá importância ao aluno enquanto pessoa.

MARTINHO LUTERO (1483-1546): Iniciou a Reforma Protestante Padre, mas com ideias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele acabou por ser excomungado. Insurgiu-se contra a igreja e pretendia a reforma da Igreja. A fé salva o Homem

Aplicação prática Assim luteranismo, é uma corrente protestante, que defende a crença apenas em Deus A obtenção de perdão de Deus será através da fé em Deus e não através de pagamentos(indulgências) à igreja

Jean-Jacques Rousseau (1712 a 1778) Moderno Jean-Jacques Rousseau (1712 a 1778) Importante filósofo, teórico, político, escritor e compositor autodidata suíço; Um dos principais iluministas e um precursor do romantismo; Principais Obras: Contrato Social e Emílio O princípio fundamental da sua obra é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade - “a civilização é corruptora e castradora dos valores verdadeiros”; A educação não deve ter como objectivo reprimir e disciplinar as tendências naturais da criança, mas, pelo contrário, incentivar a sua expressão e desenvolvimento; O principal veículo de instrução não deve ser a instrução verbal, muito menos a livresca, mas a prática e o exemplo;

Aplicação prática Moderno Este autor confere grande ênfase ao ensino através da exemplificação e da prática. Nós, futuros professores de EF, podemos reter esta visão, pois, transmitindo o conteúdo e complementando-o com exemplos práticos, a sua compreensão por parte dos alunos fica mais facilitada – a transmissão de conhecimentos torna-se mais eficaz. A prática assume-se determinante - é na execução prática, na realização/exercitação dos movimentos e dos gestos técnicos, que os alunos “descobrem” o movimento, através da qual o professor deteta e corrige os seus erros e o que levará à assimilação e consolidação dos movimentos e dos gestos. A importância dada ao corpo (“mão”) por este autor leva-nos para uma prática em que a exercitação corporal deverá ser enfatizada (legitimação da EF na escola)

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) Moderno Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) “O educador da humanidade” Acreditava na educação: Meio de desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico; Potencialidade encontra-se na criança; Criança deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social". Vem ao mundo com cabeça (pensamento), coração (sentimento) e mão (corpo), sendo a relação entre estas que determinará a correcta formação humana, pelo que a exercitação corporal não poderá faltar No pensamento pedagógico de Pestalozzi, destacaram-se três teorias: 1) Da educação natural, retomada de Rousseau, considerando a criança como dotada de todas as faculdades da natureza humana, cabendo à educação desenvolvê-las; 2) Da formação espiritual, do ser humano, a ser desenvolvida por meio da educação moral, intelectual e profissional, articuladas; 3) Da instrução, tendo como ponto de partida, a intuição que seguia em particular a psicologia infantil.

Aplicação prática Implica que o professor seja responsável por Moderno Aplicação prática Implica que o professor seja responsável por promover o desenvolvimento social, moral e intelectual do aluno. Todas as crianças possuem uma capacidade intelectual, social e moral, mas precisam de ser desenvolvidas. Inicialmente serão desenvolvidas pela família e posteriormente cabe à escola essa responsabilidade.

Trabalho realizado por: