1 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Audiência Pública 012/2004 Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Agricultura - Câmara dos Deputados de Eletrificação Rural
Advertisements

Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
Audiência Pública de Fiscalização
Superintendência de Estudos do Mercado – SEM
Universalização dos Serviços de Energia Elétrica 30 de março de 2004 Brasília-DF Senado Federal – Audiência Pública Comissão dos Serviços de Infra-estrutura.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Características da Área de Concessão Coelce Consumo Médio Nacional Média Cearense Área Km 2 Municípios 184 Pop. Residente Consumidores.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EXECUTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
A Importância da Geração Termelétrica no Sistema Elétrico Brasileiro
III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Nelson Hubner Rio de Janeiro, 18/09/2008.
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
23 de Março de 2009 Seminário 5 Anos do Novo Modelo Assimetria Tarifária.
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
III Painel Setorial de Energia Elétrica 18 de setembro de 2006 Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL Segundo Ciclo de Revisão Tarifária.
Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Brasília - DF 16 de novembro de 2004 Brasília.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
Nelson Fonseca Leite – Presidente
“Noções de Hardware e Redes” Trabalho 1 Grupo 2.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 012/2004 Regulamentação dos Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com base em fontes intermitentes.
POP Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012.
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Universalização da Energia Elétrica Raymundo de Oliveira Presidente do Clube de Engenharia X Congresso Brasileiro de Energia.
Desafios da Regulação Econômica no Setor Elétrico Brasileiro Rio de Janeiro Setembro de 2007 EDVALDO SANTANA ANEEL.
Produção Distribuída nas Redes de Distribuição
Características das estruturas do mercado da EE
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil:
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
Atuamos no mercado de engenharia elétrica desde 1988, levando aos nossos clientes uma linha de produtos e serviços com tecnologia de ponta, tendo como.
Natureza Legal, Regulatória e Tributária
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Profa. Dra. Renata Medici
8º ENERCON 18 de setembro de 2006 Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL Perspectivas e desafios para alcançar eficiência no planejamento energético.
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
PROPOSTAS DA CEMIG AP 012/2004 ANEEL 28/04/2004 CEMIG.
Conceitos Sistemas de Informação Prof. Marcelo Siedler
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Energias Renováveis no Brasil Deputado Paulo Teixeira.
Uma Nova Plataforma de Coleta de Dados de Energia
Eficiencia Energética – Uma saída para crise!
Demonstração de Valor Adicionado – CPC 09
Governança Corporativa
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
ClassesfifriFi(%) Fixi [145, 150 [1 1 [150, 155[ 15 [155, 160[4 [160, 165[0,25 13 [165, 170[ [170, 175[50, ∑ 1,00--
1 Audiência Pública 017/2004 Revisão Tarifária da COPEL Fernando Cézar Maia Diretor Técnico e Regulatório da ABRADEE Curitiba - 20 de maio de 2004.
Abril/2003 BRASÍLIA/DF Abril/2003 BRASÍLIA/DF AP 016/2003 Leilões de Compra de Energia Elétrica.
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
MERCADO DE ENERGIA ALUNOS:KLEBER BARROS VERIDIANO WIRLEY DA SILVA.
Custos x Despesas — Tecnojovem 2014 TIC de Mãos dadas com o social
VIII Conferência Anual da RELOP
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
André Pepitone da Nóbrega Diretor-Ouvidor Brasília - DF 19 de agosto de 2015 A Política de Tarifas no Setor de Energia Elétrica Tema: Energia, Petróleo,
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
29 março, Referências mundiais em geração solar.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
Arquitetando o Setor Elétrico do Futuro: Governança, Transparência e Qualidade Antonio Araújo da Silva Superintendente de Fiscalização Econômica e Financeira.
Ampliação do Mercado Livre
Transcrição da apresentação:

1 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Audiência Pública 012/2004 Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes – SIGFI Contribuições da ABRADEE 28 de abril de 2004 ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica

2 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Medição e Leitura da Energia Consumida Estes sistemas serão localizados em pontos de acesso mais difícil. A filosofia do Custo de Disponibilidade utilizado nas unidades atendidas pelo Sistema Interligado não deve ser aplicado de forma direta. Neste caso a energia só pode ser utilizada por aquele consumidor. Para este tipo de atendimento cabe a adoção de um custo fixo, estabelecido em função da capacidade do sistema.

3 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Empresa de Referência e Base de Remuneração Estes sistemas possuem custos bastante diferentes dos sistemas convencionais historicamente utilizados no sistema elétrico brasileiro. Para que a distribuidora possa decidir por sua utilização é necessário conhecer os valores que serão considerados na Empresa de Referência e na Base de Remuneração.

4 ABRADEE – Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica Audiência Pública 012/2004 Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes – SIGFI Contribuições da ABRADEE 28 de abril de 2004 ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica