Projeto: Vídeo-Aula Interativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Edna Maria Barbosa Arrebola
Gerenciamento da Integração
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Tutorial de utilização do
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Tópicos em Sistemas Distribuídos
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Aula 9 - Camada de aplicação
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Sistemas Distribuídos
Equipamentos de Redes Aula 3
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Arquitetura Cliente /Servidor
Bem vindos as aulas de informática
Sistemas Distribuídos
Marshal Dictionary Alessandro de Luna AlmeidaAlessandro de Luna Almeida Igor Azevedo SampaioIgor Azevedo Sampaio Mozart de Siqueira Campos Araújo FilhoMozart.
Aula Virtual Streaming multimídia Ciência de Contexto/Adaptabilidade.
Trabalhando em sala de aula
UbiComp 2008 Projeto Guia Turístico Reunião 2 29/09/2008.
PDV Roteado Supermercados.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Representação Arquitetural
Processos.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Sistemas Distribuídos
ERP.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Prof. Pedro de Seixas Corrêa
Professora Cláudia Abreu Paes
Refatoração no Módulo de Grupos criação de grupos, inscrição e gerenciamento.
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
CES-63/CES Sistemas Embarcados de Tempo Real
FORMI Integrating Adaptive Fragments Objects into Java RMI Kapitza, Rüdiger; Domaschka, Jörg; Hauck, Franz J.; Reiser, Hans P. ;Schmidt, Holger. IEEE Distributed.
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
Daniel Epstein. O que é o GOOGLE WAVE Como funciona Nomenclatura Principais APIs Principais Extensões Robots Gadgets Embed API Sumário.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
GREETINGS PAULA ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS UME PEDRO II GREETINGS/EJA.
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Sistemas Multimídia Distribuídos
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
Sistemas Distribuídos Programa da disciplina
Aula Virtual Projeto de Sistemas Distribuídos. Roteiro Introdução (Revisão) Tecnologia Arquitetura Tolerância a Falha Segurança.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Vídeo-Aula Interativa

Objetivos Pretende-se através desse projeto criar uma aplicação que explore as características de transmissão de vídeo para varias pessoas de forma sincronizada e interativa. Essa aplicação contará com um middleware que possibilite que tanto o professor, quanto os alunos possam num dado momento interagir fazendo comentários ou perguntas de forma que todos os demais participantes possam receber a imagem e assistir ao aluno e professor colaborando assim com o processo de entendimento da discussão.

Funcionalidade Inicialmente o professor fala sobre o assunto e os demais alunos assistem a transmissão do vídeo em tempo real e sincronizados. De forma que o professor visualize os ícones correspondentes as pessoas que o assistem, podendo a qualquer momento optar por retirar ou aceitar novas inclusões de pessoas a sua aula.

Funcionalidade Num dado momento, um aluno pode pedir a palavra para fazer um comentário ou externar uma duvida. E o professor permite que a transmissão de vídeo do aluno também seja iniciada a todos.

Funcionalidade Nesse momento, após a confirmação do professor, o aluno faz seus comentários, e essa transmissão é feita a todos os participantes de forma sincronizada fazendo com que alunos e professor recebam as mesmas imagens.

Visão Geral da Arquitetura Alunos Professor Servidores de controle e Broadcast

Características É interessante que o projeto forneça recursos tanto a professores quanto alunos de forma a facilitar a comunicação entre ambos na medida em que possa atender aos requisitos da disciplina de Sistemas Distribuídos, explorando algumas características que serão consideradas durante o processo de avaliação do mesmo, como demonstrado a seguir.

Transparência È transparente, tanto para o aluno quanto para o professor, a quantidade de servidores de broadcast existentes no momento e a qual servidor eles estão diretamente conectados.

Segurança Os alunos devem receber exatamente o mesmo stream de vídeo produzido pelo professor. Pessoas não autorizadas não devem ter acesso ao stream de vídeo. Os servidores de broadcast não devem aceitar mais clientes que sua carga limite, evitando que a qualidade da transmissão seja reduzida.

Tolerância a falhas / Replicação Se um servidor, ou um conjunto de servidores falhar, o professor ou alunos que estavam conectados a esses servidores, serão automaticamente reconectados em um outro servidor.

Streaming Multimídia A principal funcionalidade do sistema é a transmissão de vídeo aulas em tempo real.

Sincronização Transação distribuída Como há replicação do contexto entre os servidores de broadcast, qualquer mudança de contexto deve ser sincronizada entre os servidores: Entrada/Saída de um aluno na sala Interação de um aluno Conexão/Desconexão de um servidor de broadcast

Ciência de contexto e adaptabilidade Todos os servidores deve estar cientes do contexto da aula: Servidores de broadcast existentes Alunos conectados Interação de aluno Quando um servidor de broadcast for desconectado, os clientes conectados a ele devem ser reconectados em outro servidor Quando um novo servidor de broadcast for conectado, o sistema deverá se adaptar ao novo contexto de servidores, dividindo a carga de clientes com o novo servidor

Conclusão Conclui-se que a criação de uma aplicação que permita a comunicação entre pessoas de forma interativa, transparente e sincronizada possa atender as necessidades de um meio de comunicação ágil entre professores e alunos que estejam geograficamente dispersos, alem de atender aos requisitos propostos pela disciplina de Sistemas Distribuídos.