IPEC ANGOLA. PLANIFICAÇÃO DA CARAVANA PRAIA – CABO VERDE, 16 A 20/04/12 RECOMENDOU: Estender para África PALOP a Caravana contra o Trabalho Infantil iniciada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
POMMAR/USAID-Partners
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Secretário Nacional de Juventude
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
SUGESTÕES PARA A CONSULTA Conteúdo ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; POLÍTICAS PÚBLICAS DE P.SOCIAL; REFORÇO DAS CAPACIDADES INSTITUCIONAIS; CRIAÇÃO/REFORÇO.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
SNV Moçambique.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
ESTRATÉGIA ARTICULAÇÃO ACTORES SOCIAIS Governo – Ministerio da Educação, da Agricultura e das Finanças Parlamentares Sindicato dos Professores Associações.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
FASE PREPARATÓRIA PARA A III CONFERÊNCIA GLOBAL SOBRE O TI NO BRASIL EM.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
NÚCLEO ESTADUAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOBECA.
1º Setor 2º Setor 3º Setor Ambiente Estado Mercado
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Avaliação Projeto RAF1055USA
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
“Contra a fome e a violência sexista”
FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília.
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
United Nations Development Programme
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Consocial METODOLOGIA.
Planejamento PCdoB 2011.
Governo do Estado de Alagoas
Educação básica de qualidade para todos
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Proposta Plano de trabalho da caravana em São Tomé e Príncipe.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Estrategia Articulacao dos actores sociais: – Criacao de Comissao Nacional contra o Trabalho Infantil que envolva os varios ministerios (SEPFOPE, Agricultura,
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

IPEC ANGOLA

PLANIFICAÇÃO DA CARAVANA PRAIA – CABO VERDE, 16 A 20/04/12 RECOMENDOU: Estender para África PALOP a Caravana contra o Trabalho Infantil iniciada no Brasil; Começar a Caravana em Angola, passando a ser este país a porta de entrada do Cata-Vento em África; Denominar a Caravana África Livre do Trabalho Infantil Data de início da Caravana em África: Junho de 2012 Data de regresso da Caravana ao Brasil: Outubro de 2013 IPEC ANGOLA

AGENDA DA CARAVANA CONTRA O TRABALHO INFANTIL NA BAHIA – BRASIL Dia 03 de Junho de 2012 Viagem dos dois representantes de Angola ao Brasil - Bahia Dia 04 de Junho de 2012 Encontro com o Governador da Bahia e outras autoridades Estaduais Encontro com as crianças no Palácio do Governador Dia 05 de Junho de 2012 Oficina de Planificação para a Organização da Caravana em Angola: Passo-a-Passo Visita Turística à Bahia e à Casa de Angola Dia 06 de Junho de 2012 Marcha de encerramento da Caravana no Brasil Cerimónia de entrega do Cata-Vento à Angola Assinatura do compromisso para continuidade da Caravana Rumo a Conferência Global de 2013

IPEC ANGOLA AGENDA DA CARAVANA CONTRA O TRABALHO INFANTIL EM ANGOLA Dia 07 de Junho de 2012 Recepção do Cata-Vento em Angola no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro Inicio da Caravana/Marcha do aeroporto até ao INAC Cerimónia formal de recepção do Cata-Vento e Conferencia de Imprensa Dia 08 de Junho de 2012 Assinatura do Protocolo ECOAR entre o MED e a OIT Entrega dos materiais didácticos ECOAR às 5 escolas de Luanda Dia 12 de Junho de 2012 Actividade Central para celebrar o dia Mundial Contra o Trabalho Infantil De 13 de Juho a 18 de Agosto de 2012 Actividades diversas organizadas pelos parceiros Dia 20 de Agosto de 2012 Viagem da delegação Angolana à Moçambique para entregar o Cata-Vento

DESACERTOS DA CARAVANA EM ANGOLA ESCASSO TEMPO DE PREPARAÇÃO: desde a confirmação da actividade pela OIT e as datas para a recepção RAZÕES QUE INVIABILIZARAM REALIZAÇÃO: IPEC ANGOLA PROCESSO ELEITORAL: envolvimento das autoridades e parceiros no processo; indieinição do novo Governo 1. Último trimestre de 2012 (Out-Nov-Dez): OIT não reagiu; 2. Fevereiro de 2013: Fazer coincidir com abertura do ano lectivo E o Fórum Nacional sobre o Trabalho Infantil; 3. Outubro de 2013: Retribuir cortesia do Governo Brasileiro MINISTRO DO TRABALHO DE ANGOLA SUGERIU REALIZAR:

IPEC ANGOLA ESTRATÉGIA O termo Caravana??? Caminhada Articulação dos Actores Sociais Está assegurada no âmbito da Comissão Nacional Tripartida para a OIT + 1 (ONG) - Decreto 50/91 de 16 de Agosto Mobilização da Sociedade e do Estado Por via dos membros do Governo na Comissão Nacional para a OIT fazer chegar toda abordagem sobre o TI às outras entidades Governamentais; Estreitar parceria com os Órgãos da Comunicação Social Publico e Privada para inserirem na sua programação o tema do TI; Participação de Crianças e Adolescentes Por via das Redes de Protecção da Criança (municipais e provinciais) sob a responsabilidade do INAC assegurar a participação das crianças e adolescentes nas discussões sobre o trabalho infantil; Por via do Ministério da Educação fazer a mobilização das crianças e adolescentes

IPEC ANGOLA OBJECTIVOS Políticas Pública Assegura a observância da Constituição de Angola e demais diplomas ordinários atinentes a protecção da criança e de maneira particular, ligadas ao combate do TI; Propor junto do Governo que o estudo comparado sobre o TI realizado em Angola seja levado em consideração durante o processo de revisão da Lei Geral do Trabalho. Mudanças da Opinião Pública Alargar o espaço dado a temática do TI nos meios de comunicação; Levar a problemática do TI junto do Conselho Concertação Social liderado pelo Vice Presidente da República Promover Protagonismo de Crianças e Adolescentes

IPEC ANGOLA PLANEAMENTO Dimensão, tipo, localidade e cadeia Capitais do Pais e Litoral – Mercado Informal, comércio, construção civil e pesca; Leste do país – Extracção mineira; Sul do País – Agricultura e Pastorícia. Contexto Social e Político Acelerado índice de crescimento económico; Acentuada assimetria social (pobreza) Quadro legal favorável para protecção da criança e o combate do TI; Elevado índice de desemprego e sub-emprego Público Alvo Existência de um número elevado de criança fora do sistema de ensino; Desestruturação familiar (Famílias monoparentais); Foco da Mensagem Mostrar as consequências do TI Evidenciar os benéficos do ensino

IPEC ANGOLA PLANEAMENTO Tipo de actividade com as crianças e adolescentes Palestras e campanha de sensibilização; Caminhada contra o trabalho infantil; Tipo de actividade com a comunidade Palestras e campanha de sensibilização; Caminhada contra o trabalho infantil; Fórum Tipo de actividade com Meios de Comunicação Conferências de imprensa; Spot publicitário; Debates Tipo de actividade com os poderes públicos Propor discussão alargada durante o processo de revisão da Lei Geral do Trabalho; Organizar Fórum Nacional; Realizar acto público; Propor ratificação de acta de compromisso para o combate do TI

IPEC ANGOLA PLANEAMENTO Resultados com as Crianças Crianças conhecem os seus direitos e advogam o combate do TI; Redução do nº de crianças envolvidas em TI Resultados com a Comunidade Comunidade engajada no combate do trabalho infantil; Famílias colocam maior prioridade no processo de educação -escolarização da criança Resultados com Meios de Comunicação Combate do TI colocada na pauta da mídia Resultados com os poderes públicos Revisada a Lei Geral do Trabalho com a superação das deficiências do combate do Trabalho Infantil; Elaborado Plano Nacional de Prevenção eEliminação do TI;

IPEC ANGOLA MUITO OBRIGADO