APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS A Páscoa é um dos feriados mais divertido para criançada com a tradicional caça aos ovos de chocolate. Mas você sabia que por.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Trabalhando com sucata e criatividade, conseguimos obter ótimos resultados para introduzir conceitos de geometria, mecânica.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Unidades de Ensino da Microsoft
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os clássicos da literatura brasileira foram lidos, discutidos e analisados por gerações de estudantes. Mas isso não significa.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Desde as eras geológicas até as escolas literárias, a linha do tempo vem sendo utilizada para garantir que datas e fatos não.
Apresentando.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Carnaval é um dos temas mais ricos da cultura popular brasileira. E é também uma referência no calendário mundial. O brasileiro.
Como organizar um, sem esquecer nada
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Fundamentos de Educação a Distância
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar as descobertas.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus.
APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 3º ano do ensino fundamental
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental
MEU DIÁRIO DE VIAGEM Público alvo: alunos de 6° ano, 7°série e 8°série.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Uma das formas da comunicação humana é a escrita. Durante séculos, poucos tinham acesso a esse conhecimento, que era tido como.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Sempre que nos lembramos de uma imagem associada ao planeta Terra, logo vem a mente aquele azul predominante. Embora três quartos.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos, vereadores,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor pelos pequenos.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:
O Uso Pedagógico do Blog
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Museu Memórias de Alfabetização
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Sugestão de Atividade:
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Sugestão de Atividade:
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Brincadeiras Indígenas
Como elaborar um plano de aula
Orientações sobre o Estágio II
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio harmonioso entre o homem e o meio ambiente. O modo como ainda vivem revelam informações preciosas dos nossos ancestrais. Nesta atividade vamos possibilitar aos alunos que aprendam sobre a cultura indígena: quais são as línguas, os tipos de rituais praticados, a organização do trabalho, as artes desenvolvidas e principalmente dados das regiões onde as comunidades moram. A idéia é que os alunos se tornem agentes de viagens e montem um roteiro ecológico completo para visitar uma aldeia. Para isso, eles vão explorar diferentes regiões na Internet, escolher um povo, verificar quais são os atrativos, pensar em tudo que pode ser visitado, sem é claro, incomodar a população local ou degradar a natureza. Eles deverão montar um Cartão Postal Publicitário com todas as informações de como será a viagem: como chegar, onde se hospedar, o que vai ser visitado, quando e como. Por fim, vão trocar este material por e-mail. E você, está pronto para brincar de Índio? Público alvo: A partir do 7º ano do ensino fundamental Disciplina: Geografia Tema transversal: História, Educação Artística, Língua Portuguesa, Softwares necessários: Internet Explorer, Microsoft Word, MSN Hotmail Tempo previsto: 8 aulas ! A atividade aqui desenvolvida foi criada por educadores norte-americanos e está publicada no site internacional da Microsoft. Está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade A Road Trip

ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Da aldeia virtual aos povos indígenas está dividida em 2 encontros. Na sala de aula, os alunos são introduzidos ao tema e é apresentada a proposta de trabalho, que já começa a ser planejada. Já no laboratório de informática é realizada a pesquisa para montar o cartão. Por fim, os alunos vão divulgar os planos de viagens por e-mails para toda a turma e apresentarão os trabalhos. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (4 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – Preenchimento da folha de atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Criação do Cartão Postal Etapa 3 – Envio de e-mails Etapa 4 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

! NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Acesse os sites: DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com a projeção de uma imagem que represente a cultura indígena. Comente com os alunos, que essa cultura foi e está sendo preservada até os dias de hoje. Apesar da interferência tecnológica, a fonte de riquezas dos Índios continua sendo a natureza, de onde eles tiram seus alimentos, materiais para os rituais e produzem arte. Peça para que os alunos citem o que lembram ou imaginam sobre as regiões onde vivem as aldeias indígenas, como por exemplo: estão a maioria na região norte, moram em ocas, o acesso a região é por barcos, entre outros. Anote na lousa tudo que os alunos forem dizendo. Use o texto Aldeia Indígena como material de apoio. Comente sobre a importância de preservar estes locais, mas como seria muito interessante também poder visitá-los por meio de programa turístico ecologicamente amparado. Apresente a proposta da atividade aos alunos. Mencione que eles serão os agentes de viagens e terão que escolher um local para levar um grupo de turistas, mas para isso, terão antes que mapear o local, criar um roteiro de viagem prevendo hospedagem, transporte e no final um cartão postal publicitário de divulgação para atrair os clientes, que será enviado por e-mail. Acesse os sites: Indíos On-line Museu do Índio Povos Indígenas no Brasil IBGE ! Aldeia Indígena Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Solicite a ajuda do responsável pelos equipamentos.

NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO FOLHA DE ATIVIDADE Separe os alunos em grupos de 4 integrantes; Entregue para cada grupo a folha de atividade (antes da aula, tire cópias no laboratório de informática, o arquivo Ficha de atividade que já está pronto, basta ser impresso). Oriente-os para o preenchimento: nome do grupo e integrantes. Os demais itens deverão ser preenchidos durante as aulas no laboratório de informática. A Parte A corresponde à pesquisa na Internet e a Parte B são dados fundamentais para a criação do cartão postal. É interessante que os alunos definam um líder, ou seja, quem será responsável por articular o trabalho da equipe e trazer possíveis dúvidas para sala. Folha de atividade Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 1 – PESQUISA Inicie a aula explicando como será esta parte da atividade. Escreva na lousa as etapas e estipule prazos. Pense em intervalos de 10 a 15 minutos entre as etapas, prevendo atrasos e tempo para os alunos se organizarem e conversarem. Oriente-os para realizar a pesquisa na Internet. Leia e imprima o arquivo Passo a passo pesquisa. Na folha de atividade os alunos encontram os tópicos básicos para a pesquisa. A partir da definição do grupo indígena, eles vão pesquisar sobre tudo o que envolve a população local e o meio ambiente em que vivem. É importante que eles descubram peculiaridades da região escolhida, pois isso será o destaque da atividade e servirá de destaque na montagem do cartão. O ideal é que sejam disponibilizados pelo menos 2 computadores para cada grupo, desta forma os alunos trabalharão em pares, um auxiliando o outro. Vincule e direcione a atividade à um dos temas que está sendo abordado no ano em questão. Como por exemplo, solicite aos alunos que aprofundem a pesquisa na geologia da região escolhida, ou mesmo em encontrar um mapa com rios e os afluentes, eles não vão incluir este material no Cartão Postal, mas apresentá-lo no final da atividade. Passo a passo pesquisa

Exemplo de Cartão Postal Passo a passo Cartão Postal NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO CARTÃO POSTAL Agora que os alunos estão com todas as informações em mãos, eles vão separar, escolher e editar o que entrará no cartão postal publicitário. Solicite que o grupo se reúna e juntos vão decidindo o que será incluído no cartão e como será divulgado o plano de viagem na apresentação, portanto são dois materiais a serem preparados. Mostre um exemplo de layout para que eles possam se basear e ter noção de espaço e de como vão compor. Exiba o arquivo Exemplo de Cartão Postal. Mencione que o ideal para o cartão postal é escrever textos curtos, numa linguagem direta, em primeira pessoa, como se estivesse conversando com o leitor. Já as fotos devem ser atrativas, coloridas para chamar atenção. Veja como criar o cartão no arquivo Passo a passo Cartão Postal. Imprima o arquivo e siga os passos com os alunos. É muito importante que você acompanhe como está sendo dividido o trabalho entre os integrantes do grupo. Todos devem ter responsabilidades e participar. Se necessário chame a atenção do líder. Exemplo de Cartão Postal Passo a passo Cartão Postal

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 3 – ENVIO DE E-MAIL Agora chegou o momento dos alunos divulgarem os Roteiros de Viagem com o envio dos Cartões Postais. Ajude os alunos a criarem os e-mails e como proceder para enviar, leia e imprima o arquivo Passo a Passo E-mails. ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Com a atividades pronta, reserve uma aula para exibir e debater cada um dos trabalhos. Cada grupo deve apresentar o seu Cartão e explicar o roteiro com base no texto preparado anteriormente. Os outros grupos também participam comentando as impressões que tiveram e se iriam ou não visitar aquele local. É importante que você, professor, ressalte todos os pontos geográficos citados pelos alunos, complementando a informação. Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Passo a passo E-mails

CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Idéia Original CORP Confira a atividade em: <http://www.microsoft.com/education/roadtrip.mspx> Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um e-mail para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório E-mail: luciana@criax.com.br