Curso NECOBELAC Universidade do Minho, 16 de Junho de 2011 Acesso Aberto em Portugal: o Projecto RCAAP Ricardo Saraiva, José Carvalho Universidade do Minho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Estratégia Nacional de e-Ciência
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROJECTO BLIMUNDA Ana Alves Pereira DDBFCT/NOVA NECOBELAC | CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES JUN 2011 | UMinho - Braga.
Eurostudent 2005 e Inquérito às condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior 2005 ISCTE Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
João Coimbra, Director do CIMAR
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
e o Fundo Social Europeu
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
II Seminário Internacional
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
A situação do Acesso Aberto em Portugal Eloy Rodrigues
Perceções dos investigadores Políticas e mandatos de ACESSO ABERTO perceções dos investigadores Clara Boavida, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, José Carvalho,
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
dos Objectivos à Concretização
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
O ACESSO ABERTO NA PERSPETIVA DA COMUNIDADE DOCENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Jorge Amaral Instituto Politécnico de Coimbra, ISEC
Unidade Editorial da Revista Científica da UEM
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Lecture#4: 17/10/2003 “IPCTN – Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional” Slide #1 “Estatísticas Oficiais de I&D: IPCTN – Inquérito ao Potencial.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Repositórios digitais NomeEmpresa Sistema operativo TemaPreço*PopularidadeSite oficial Ver página WikipédiaWikimedia FoundationTodos Grátis*****
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
NECOBELAC Project José Carvalho e Pedro Príncipe, SDUM Curso NECOBELAC – Braga, 15 de Junho 2011.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Curso NECOBELAC Universidade do Minho, 16 de Junho de 2011 Acesso Aberto em Portugal: o Projecto RCAAP Ricardo Saraiva, José Carvalho Universidade do Minho – Serviços de Documentação {rsaraiva,

Acesso Aberto em Portugal Contexto científico em Portugal Evolução do Acesso Aberto em Portugal Situação actual de revistas de Acesso Aberto Situação actual de repositórios Acesso Aberto O projecto RCAAP Antevisão da apresentação Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011

Até meados dos anos 90, o sistema científico português estava subdesenvolvido e era de pequena dimensão. A situação tem vindo a alterar-se sobretudo na última década; O número de investigadores e a produção científica referenciada internacionalmente tem vindo a crescer nos últimos anos a uma taxa média anual superior a 10%; O número de artigos portugueses referenciados por ano na ISI era inferior a até 1990, ultrapassou os apenas em 2003, actualmente é já superior a Contexto científico em Portugal Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011

O atraso estrutural e o significativo esforço realizado por Portugal na modernização do seu sistema científico e de ensino superior, desde meados da década de 1990, podem também ser evidenciados pela taxa de crescimento do número de publicações desde 2000, uma das maiores da UE. Contexto científico em Portugal Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Fonte: GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais / Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior

Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Evolução do Acesso Aberto em Portugal

Em Portugal a publicação de revistas científicas é dirigida essencialmente por sociedades cientificas activas nas suas áreas de investigação; Na maioria dos casos, a assinatura das revistas está ligada a um membership e são essencialmente disponibilizadas em suporte impresso; O número de revistas OA em Portugal também é ainda escasso. Situação actual de revistas de Acesso Aberto Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011

Número de revistas científicas/académicas activas em Portugal Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) Fonte: Ulrichs Periodicals Directory N=203

Número de revistas científicas/académicas activas em Portugal Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Fonte: Ulrichs Periodicals Directory Possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) N=203

Número de revistas científicas/académicas online Activas em Portugal Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Fontes: Ulrichs Periodicals Directory | Journal Citation Reports Possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) N=60

Ainda no que respeita ao panorama das revistas OA, a secção portuguesa do projecto Scielo, Scielo Portugal, actualmente disponibiliza 36 revistas de acesso aberto publicadas por entidades portuguesas; A Directory of Open Access Journals (DOAJ), que reúne informação de revistas OA de todo mundo, tem vindo a referenciar um número crescente de revistas de origem portuguesa na sua base de dados. Ao longo de 2011 já foram acrescentadas 6 novas revistas, perfazendo na actualidade um total de 53 revistas científicas portuguesas OA. Situação actual de revistas de Acesso Aberto Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 País Portugal Número total de revistas na DOAJ por ano Número de revistas adicionadas à DOAJ por ano

Antes do surgimento do projecto RCAAP eram conhecidos em Portugal 11 repositórios em produção ou fase de instalação; Durante a primeira fase do projecto RCAAP, foram criados 5 novos repositórios na infra-estrutura SARI (Universidade Aberta; Universidade dos Açores; Universidade Técnica de Lisboa; Hospitais da Universidade de Coimbra; Universidade do Algarve); Na actualidade existem em Portugal 34 repositórios científicos OA em estado de produção e agregados no portal RCAAP. Situação Actual de Repositórios de Acesso Aberto Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011

O mapa dos repositórios portugueses Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011

Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Instituição N. de Documentos Tipo de Documentos Política Institucional de AA artigo documento de conferência livro & capítulo de livro documento de trabalho tese doutoramento dissertação de mestrado outro Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti380N/D Não Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE17495% 1% 4%Não Centro Hospitalar do Porto317N/D Não Hospitais da Universidade de Coimbra85891%3%2% 4%Sim Hospital do Prof. Doutor Fernando Fonseca24070%25%1% 4%Não Instituto Gulbenkian de Ciência9098%1% Não Instituto Nacional de Saúde875% 12% 13%Não Instituto Politécnico de Bragança364646%33%8%1%2%5% Sim Instituto Politécnico de Castelo Branco60739%42%3% 4%9%3%Não Instituto Politécnico de Leiria37450%31%2% 5%4%8%Não Instituto Politécnico de Santarém354N/D Não Instituto Politécnico de Viseu59887%3% 1% 5%Não Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego1840N/D Sim Instituto Superior de Psicologia Aplicada50938% 3%57%2%Não Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia89512%74%5% 2%1%6%Não Repositório Científico Lusófona561N/D Não Repositório Comum51216%27%7% 1%3%46%Não Universidade Católica Portuguesa582N/D Não Universidade da Covilhã4983% 8% 6%3% Não Universidade Aberta85815%11%16% 6%48%4%Sim Universidade da Madeira145N/D Não Universidade de Aveiro2893N/D Não Universidade de Coimbra6776N/D Sim Universidade de Évora1036N/D Não Universidade de Lisboa2350N/D Sim Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro440N/D Não Universidade do Algarve17290%3% 4%1%2%Não Universidade do Minho %38%5%2%7%10%4%Sim Universidade do Porto17552N/D Sim Universidade dos Açores94563%5%1% 2%6%23%Não Universidade Fernando Pessoa154348%1%10%1% 15%24%Não Universidade Nova Lisboa249923%4%3%2%12%54%2%Sim Universidade Técnica Lisboa240913%6%1% 7%38%35%Não

Síntese… Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 O universo da publicação cientifica em Portugal é relativamente pequeno, mas tem vindo a crescer nas últimas duas décadas. Dado que o número de revistas portuguesas é reduzido e que muitas só são publicadas em suporte impresso, o número de revistas OA também é baixo; No que concerne aos repositórios, tem havido progressos significativos nos últimos anos, mas o grau de desenvolvimento tem sido diverso, variando de instituição para instituição, no geral a produção científica recolhida ainda é baixa (menos de 10%);

Síntese… Curso NECOBELAC Braga, 16 de Junho de 2011 Os repositórios com maior sucesso são os que possuem políticas de auto-arquivo associadas; Tendo em conta o pequeno universo das revistas portuguesas, a crescente proporção de literatura científica publicada em revistas internacionais e as limitações dos recursos financeiros das instituições, é crível que no futuro imediato o enfoque do progresso OA em Portugal se concentre nos repositórios e no auto-arquivo.

O Projecto RCAAP Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal & José Carvalho

Conteúdos Objectivos Serviços Principais Actividades Indicadores

Objectivos Aumentar a visibilidade e difusão dos resultados de investigação Facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais

Modelo de Gestão UMIC (Política/Financiamento) FCCN (Coordenação geral e infra-estruturas) UMinho (Coordenação científica e técnica)

Serviços

Serviços – Portal RCAAP

Serviços – Validador de Repositórios

Serviços - SARI &

Serviços – Repositório Comum

Directório Luso Brasileiro (

SARC – Serv. Aloj. Revistas Científicas Autonomia dos gestores da revista Interface diferenciado

SARDCI – Repositório de Dados Científicos Inquéritos / questionários Medições Dados meteorológicos

Políticas Auto-arquivo em RI (Blimunda) Actividades 1.Compilar políticas de auto-arquivo das editoras e revistas científicas nacionais 2.SHERPA/ROMEO 3.Traduzir SHERPa/ROMEO 4.Interesse em potencial serviço de alojamento de revistas MoU FCCN / SHERPA-ROMEO

Actividades Disseminação Formação Helpdesk Cooperação Luso-Brasileira Estudos na área (dados científicos, teses, preservação)

Website de Apoio ao Projecto

Indicadores

Evolução dos Repositórios

Políticas e mandados OA em Portugal InstituiçãoAno Universidade do Minho2005 ISCTE2007 Universidade do Porto2008 Universidade Aberta2010 Instituto Politécnico de Bragança2010 Universidade de Coimbra2010 Universidade de Lisboa2010 Hospitais Universitários de Coimbra2011 Instituto Politécnico de Leiria2011 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro2011

Total documentos

Desafios Disseminação e consciencialização da comunidade, em particular a de autores Mandados nas instituições de Ensino e Investigação Mandados nas agências financiadoras da ciência (públicas e privadas) Prosseguir esforços de internacionalização

Questões? Obrigado pela atenção! Ricardo Saraiva, José Carvalho Universidade do Minho – Serviços de Documentação {rsaraiva,