A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
Orientação Educacional
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O Plano de Ação Curricular na Escola
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Educação Escolar Indígena
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
GESTÃO ESCOLAR.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Escola Superior de Guerra
Cícero paulino dos santos costa
Pacto do Ensino Médio e o REM
SINAES: Concepções e Diretrizes
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Recordando alguns pontos da aula passada...
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Senso e consciência moral
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Professor Romildo Tavares
A Gestão participativa
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Sociedade, Educação e Desencantamento: A Racionalização da Vida.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Estruturas Organizacionais
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
INTRODUÇÃO ..
Prática como Componente Curricular
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Entre o bem e o mal.
BC0101 BASES DA CIÊNCIA MODERNA AULA 2 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE CIÊNCIA.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
O computador como Meio e como Fim...
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Max Weber e a educação.
Max Weber.
O papel pedagógico do órgão gestor
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1998, com o objetivo de organizar a oferta e a demanda do trabalho voluntário em Curitiba.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais - O Intenso Debate Sobre a Gestão Escolar e a Figura do Gestor Escolar

PERGUNTA NORTEADORA Quem é o gestor escolar e quais são suas atribuições?

A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola - Vitor Henrique Paro - Parte I “Nenhum problema escolar sobrepuja em importância o problema de administração” Na política, na mídia e no senso comum, acredita-se de modo geral que, se o ensino não está bom, grande parte da culpa cabe à má administração das nossas escolas, em especial daquelas mantidas pelo poder público.

Esse conceito de administração deve nos alertar para seu caráter sintético e geral, que permite abarcar toda e qualquer administração, qualquer que seja seu objeto e que, por isso, precisa fazer abstração dos objetos específicos de cada administração concretamente considerada. Isto é, administração é sempre utilização racional de recursos para realizar fins, independentemente da natureza da “coisa” administrada: por isso é que podemos falar em administração industrial, administração pública, administração privada, administração hospitalar, administração escolar, e assim por diante.

É importante destacar que a noção de administração do senso comum, deixando de captar o que há de administrativo no processo pedagógico, acaba por valorizar aquele que é o responsável direto pelo controle das pessoas que devem cumprir essas normas e realizar esses procedimentos: o diretor escolar: de acordo com a lei, responde, em última instância, pelo bom funcionamento da escola – onde se deve produzir um dos direitos sociais mais importantes para a cidadania.

Os recursos envolvidos na busca dos objetivos de uma empresa podem se apresentar sob as mais variadas formas: recursos objetivos: referem-se às condições objetivas presentes na realização do trabalho ou dos trabalhos que concorrem para realização dos fins da empresa ou organização. recursos subjetivos: referem-se à capacidade de trabalho dos sujeitos que fazem uso dos recursos objetivos.

DIREÇÃO E DIRETOR Diretor escolar: formação em administração ou gestão escolar. Quando se trata da direção da escola e do responsável por ela, pretende-se uma maior abrangência de ação e um ingrediente político bastante nítido, que a administração, muito mais técnica, parece não conter: o diretor é aquele que ocupa a mais alta hierarquia de poder na instituição.

Direção é função do mais alto nível que, envolve linha superior e geral de conduta, inclusive capacidade de liderança para escolha de filosofia e política de ação. Administração é instrumento que o diretor pode utilizar pessoalmente ou encarregar alguém de fazê-lo sob sua responsabilidade.