Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignement 1 – Resposta ao CIS III e Coment á rio Eduardo Santos Gon.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Competências com a ferramenta CM ProWork
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Teste de Software.
CONCEITOS ELEMENTARES
e-Learning Perspectivas e Tendências
Administração Estratégica
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
Contabilidade Sistemas de Informação
CÓDIGO DE BARRAS EAN - 13 ALUNAS LUCIANE RODRIGUES MARISANGELA WASILUK.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Informática Industrial
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
GERENCIAMENTO DE REDES
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Plano de Projeto de Software
Como Desenvolver Sistemas de Informação
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
O que é uma empresa?.
Prof. Everton da Silva Correa
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignment 1 – Inqu é rito Comunit á rio CIS III Hugo Madureira Marta.
Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa - Laboratório de Prototipagem Rápida Acção de Formação – Fresadora.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Web-Design O projeto de sistemas de e-commerce para B2B na web é vital para o sucesso de uma organização. Clientes de websites B2B devem tomar decisões.
BENCHMARKING.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Oficina Mecânica TADS 2011.
Aplicações da Função Polinomial do Primeiro Grau
Resposta ao CIS III Innovation Measurement and Analysis CIS in Portugal Perfil da empresa Comentários ao questionário Clara Porfirio João Castro Leonardo.
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
CONVERSOU EM CASA, ANTES DE VIR? QUEM VEIO PARA VER MÁGICA, ERROU O DESTINO.
Função da Administração:
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
Princípios da Programação em Prolog
Design !? 1.
VISÃO E MISSÃO DA EMPRESA
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Gabriel Bastos Machado
Assignment 1 CIS em Portugal - Comentários Assignment 1 Carla V. Pepe Ricardo Melro Vitor Lopes 17 October 2003 Innovation and Technology Transfer.
Seminário Avançado - Eletiva A
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
Engenharia de Requisitos
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
APRESENTA UMA NOVIDADE AOS Fabricantes de réguas em metal, estiletes e mantas para corte.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
Evolução Histórica Pré-História
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignement 1 – Resposta ao CIS III e Coment á rio Eduardo Santos Gon ç alo Crespo Luis Simões

Moldações, S.A. Equipamentos e Software o 3 centros de maquinagem o 2 rectificadoras o 1 torno mecânico o 1 furadora o 1 esmeriladora o 1 forno TT o 1 electroerosora (adquirida em 1998, com apoios do PEDIP) o 1 laser de correcção e maquinação de elevado detalhe o (adquirido em 2000) o 1998 – AutoCad, MasterCam V6, Win98, Office97 o 2000 – CATIA, MasterCam V9, WinXP, Office00 Área de Negócio Concepção e fabrico de moldes destinados à produção de pré-formas PET para embalagens plasticas.

Moldações, S.A. Pessoal 1 Administrador - (Dono e fundador da empresa, com estudos superiores. Participou num congresso de corte seco e sugeriu a um dos engenheiros para ir fazer um mestrado) - Ordenado de 2500; 3 Engenheiros - (1 Engº fez o mestrado no IST e participou em actividades de I&D na técnica de corte seco na empresa, cuja implementação permitiu poupanças na aquisição de óleos de corte e a sua reciclagem) - Ordenados de 1500; 1 Designer – (Tentou aplicar a tecnologia de prototipagem rápida e fabrico rápido de ferramentas, mas não teve sucesso devido ao grande investimento necessário e à dificuldade de utilizar esta tecnologia) - Ordenado de 1000; 10 Técnicos - (6 técnicos, em 1998, tinham cursos equivalentes ao 12º ano. Em 2000, esse número elevou-se a 8) - Ordenados de 600; Custo total (2000):

Moldações, S.A. Produção e Vendas 5 moldes/mês a /molde (média) Vendas (2000): % Vendas para Estrangeiro: Custos de produção: 4000/molde (média) Custo anual produção (2000):

Principais comentários ao CIS III (1/2) Aspectos positivos A apresentação do questionário está bem conseguida, com perguntas de fácil compreensão, numa linguagem acessível, e notas explicativas bastante esclarecedoras; A apresentação do questionário está bem conseguida, com perguntas de fácil compreensão, numa linguagem acessível, e notas explicativas bastante esclarecedoras; A informação económica auxilia de uma forma preponderante a quantificação dos benefícios da inovação; A informação económica auxilia de uma forma preponderante a quantificação dos benefícios da inovação; Alcança um grande espectro de inovações; Alcança um grande espectro de inovações; O CIS III recolhe a informação de todos os tipo de inovação no mesmo inquérito, não necessitando de distinguir entre os serviços e produção, como no CIS II; O CIS III recolhe a informação de todos os tipo de inovação no mesmo inquérito, não necessitando de distinguir entre os serviços e produção, como no CIS II; A descrição das inovações é necessária e útil para aferir a validade das respostas, embora não torne o processo rápido de analisar; A descrição das inovações é necessária e útil para aferir a validade das respostas, embora não torne o processo rápido de analisar; Os resultados obtidos não deverão ser interpretados como indicadores exactos. Este questionário é no entanto uma ferramenta importante para orientação política e empresarial. Os resultados obtidos não deverão ser interpretados como indicadores exactos. Este questionário é no entanto uma ferramenta importante para orientação política e empresarial.

Aspectos negativos O CIS só considera empresas com um mínimo de 10 trabalhadores; O CIS só considera empresas com um mínimo de 10 trabalhadores; Deveriam haver perguntas no CIS III que permitissem atestar o grau de inovação (simples - drástico); Deveriam haver perguntas no CIS III que permitissem atestar o grau de inovação (simples - drástico); O questionário deveria poder ser respondido através de uma página na Internet; O questionário deveria poder ser respondido através de uma página na Internet; Devem ser criados incentivos (benefícios) de participação e resposta aos inquéritos; Devem ser criados incentivos (benefícios) de participação e resposta aos inquéritos; Tardia publicação dos resultados (análise lenta); Tardia publicação dos resultados (análise lenta); Não contabiliza as empresas com menos de dois anos de existência (CIS II); Não contabiliza as empresas com menos de dois anos de existência (CIS II); A informação requerida exige muito pormenor e poucas alternativas, nomeadamente a soluções que não estejam incluídas nas respostas pré-determinadas; A informação requerida exige muito pormenor e poucas alternativas, nomeadamente a soluções que não estejam incluídas nas respostas pré-determinadas; Não diferencia bem a origem da inovação (interna ou externa à empresa), ou seja, se é concebido na empresa, ou se é apenas produzido na empresa; Não diferencia bem a origem da inovação (interna ou externa à empresa), ou seja, se é concebido na empresa, ou se é apenas produzido na empresa; O inquérito não garante a veracidade das respostas por parte da empresa, desde logo introduzindo a possibilidade dos resultados não traduzirem a situação real. O inquérito não garante a veracidade das respostas por parte da empresa, desde logo introduzindo a possibilidade dos resultados não traduzirem a situação real. Principais comentários ao CIS III (2/2)

Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignement 1 – Resposta ao CIS III e Coment á rio Eduardo Santos Gon ç alo Crespo Luis Simões