Mylena Medeiros Minha trajetória com a Equoterapia começou em 1997, com a implantação do nosso Centro na região oceânica de Niterói, após graduação em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
QUEM SOMOS A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, especializada em estimular, captar, qualificar.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo A ABRA - Autismo os Diferentes Cenários no Brasil Marisa Furia Silva Abril de 2010.
MISSÃO: formar professores de educação física
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
numa perspectiva inclusiva
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ministério da Educação
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Fabiano André Vergani
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Painel Social. Painel Social A Equiplex tem o compromisso com a transformação social, com o desenvolvimento sustentável e com a inovação. Investimos.
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Rio Mulher.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Promovendo Soluções Sociais
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
TransFormação: Habilidades para Produtividade
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA & CLÍNICA MÉDICA POPULAR MULTIDISCIPLINAR.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Conferência Municipal de Educação
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
Deficiência Mental Leve
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Educação Especial: Surdez
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
DIREITO À SAUDE.
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
CRIAÇÃO DO NASF.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Transcrição da apresentação:

Mylena Medeiros Minha trajetória com a Equoterapia começou em 1997, com a implantação do nosso Centro na região oceânica de Niterói, após graduação em Fisioterapia pela Escola de Superior de Ensino Helena Antipoff em 1996. De lá para cá iniciei uma grande luta na conscientização e divulgação desse trabalho através da publicação de quatro livros técnicos científicos abordando o amplo universo que permeia esse método. Inúmeras palestras em simpósios e congressos nacionais e internacionais foram proferidas e há três anos conquistamos a inclusão da Equoterapia como disciplina curricular do último período do Curso de Fisioterapia pela qual sou responsável, na Universidade Salgado de Oliveira – Universo localizada em cinco estados do Brasil.

Publicações

O Serviço A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, visando proporcionar melhor qualidade de vida e integração social aos portadores de deficiências. Tal atividade pode ser visivelmente potencializada quando se realiza em áreas verdes, onde predomina o estreito contato com a natureza.

A importância do Trabalho A Equoterapia vem se destacando como uma abordagem fascinante e desafiadora que com seu dinamismo e múltiplas interfaces, considera o ser humano em sua totalidade. A inter-relação entre o individuo, o animal e o ambiente, possibilita o desabrochar de potenciais não explorados e muitas vezes desacreditados, contribuindo com o processo de auto-avaliação, fundamental nas relações pessoais.

O Reconhecimento Público A Equoterapia é considerada uma técnica de auxilio à terapia convencional, praticada em mais de trinta países, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional -Crefito. Atualmente, diversos estados do nosso país, entre eles o Rio de Janeiro,autoriza o convenio entre a Secretaria de Estado de Saúde e Unidades de tratamento de Equoterapia sobre a lei nº 5221 de 11 de abril de 2008.

A Demanda O trabalho da Equoterapia adquiriu importância singular nas grandes cidades devido ao surgimento de problemas próprios da vida moderna, dentre os quais podemos destacar: O avanço tecnológico elevando o índice de sobrevida do bebê no pré, peri e pós parto. Índices cada vez maiores de violência nos grandes centros urbanos. Aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, implicando um período gestacional conturbado e afastamento da mãe durante o desenvolvimento psicomotor da criança. Aumento do índice de fecundidade em mulheres com idade avançada na classe média e alta. Aumento do índice de grávidas adolescentes com baixas condições de assistência.

Raio de ação http://www.andef.org.br - Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos. Associação sem fins lucrativos voltada á valorização da pessoa portadora de deficiência física. Histórico, projetos, esportes, notícias etc... Niterói, RJ. http://www.adefa.com.br - Associação sem fins econômicos ligada ao autismo. PAIS, familiares e profissionais da área. http://www.pestalozzi.org.br – Associação com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações que valorizem o ser humano http://www.afr.org.br - A Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) é um Centro de Reabilitação Humana dotado de todos os meios tecnológicos necessários para a melhoria da qualidade de vida de pessoas de todas as idades portadoras de deficiências físicas e crianças com seqüelas neurológicas. www.niteroi.apaerj.org.br –Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais tem como missão atuar no campo da educação inclusiva e promover a prevenção, reabilitação, habilitação, inclusão social e produtiva da pessoa com deficiência mental. http://www.apada.org.br- A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Niterói, a Apada, é uma das mais importantes instituições brasileiras a trabalhar com os surdos e suas famílias http://www.sarah.br - Associação das Pioneiras Sociais (APS) - entidade de serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos tem como objetivo retornar o imposto pago por qualquer cidadão, prestando-lhe assistência médica qualificada e gratuita, formando e qualificando profissionais de saúde, desenvolvendo pesquisa científica e gerando tecnologia. www.ifsmental.com.br - Instituto Fluminense de Saúde Mental ASPAPNE - Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais- COOPCORREIOS CRER - Centro de Reabilitação e Reintegração Ltda.

Atendimento Oferecido aos Pacientes Hoje Atualmente é oferecido de 280 a 300 atendimentos por mês a pacientes portadores de alterações Neuromotoras e Neuropsíquicas, sendo 30 % destes atendimentos destinados a pacientes carentes.

Estatística de casos atendidos

O Novo Projeto O projeto de criar uma Associação de Equoterapia, para atender aos pacientes carentes vem se desenvolvendo a mais de cinco anos. Com a concessão por dez anos de um espaço no Jardim Botânico de Niterói, para construir a Associação, o projeto está se materializando e dentro de muito pouco tempo será uma realidade, trazendo enormes benefícios para toda população. "Acredito que hoje, é apenas o começo para uma grande parceria entre todos nós, pois, servir é o caminho mais próximo de Deus".

Objetivo A Equoamigos tem como objetivo atender a crescente demanda por serviço terapêutico especializado no tratamento das crianças, de baixa renda, portadoras de alterações neuromotoras e neuropsíquicas, através da abordagem da Equoterapia e da neuropediatria convencional.

A Visão Promover melhor qualidade de vida a pessoas com todos os tipos de deficiências, desprovidas de recursos econômicos, através da assistência terapêutica por intermédio da Equoterapia, prospectando maior inclusão social e exercício pleno de sua cidadania.

A Missão A Equoamigos visa oferecer atendimento terapêutico, convencional e complementar, como a Equoterapia, através de uma estrutura moderna e diferenciada, a ser implantada no Jardim Botânico de Niterói que dispõe de condições física e ambiental predominantemente favoráveis aos tratamentos, contando com profissionais de diversas áreas, especializados no tratamento do portador de deficiências.

Equipe

O Local Jardim Botânico de Niterói

O Local Jardim Botânico de Niterói

O Projeto

O Projeto