INCOTERMS Termos do Comércio Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Advertisements

INCOTERMS Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato.
CARTILHA DE COMO EXPORTAR
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)
INCOTERMS – International Commercial Terms
Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2000)
                                               .
O PRODUTO.
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
INCOTERMS Prof. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes.
INCOTERMS, Regimes Aduaneiros e Recintos Alfandegados
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
Incoterm Termos ou Condições de Venda
9. INCOTERMS DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
Características de desempenho
ESTOQUE – CONSIDERAÇÕES DE LOGÍSTICA
INCOTERMS Prof. Moacir Danziato
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Profs. Angello / Carlos / Eduardo / Moacir
Estática comparativa - etapas
EXPORTAÇÃO DE PEÇAS FUNDIDAS
Custos em contratos de importação e exportação
Como funciona um crédito documentário?
Contabilidade para Multinacionais
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
As regras Incoterms 2010.
Logística Internacional
INCOTERMS Numa transação comercial internacional, algumas questões sempre surgem: Quem se encarregará do desembaraço aduaneiro? Quem se encarregará.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Características de desempenho
Comércio Exterior Sumário: Exportação
Professora ROSANA CRUZ
INCOTERMS CCI - Paris.
Contratos Internacionais
Fundamentos do Comércio Exterior
INCOTERMS Definem de forma prática, simples e precisa, os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador, quanto a fretes, seguros, movimentação.
O que são Incoterms?.
Administração de Suprimentos e Logística
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
INCOTERMS® 2010 Grupo: Gerson Ramos Lissa Caron Mariana Loyo
FOB - Free on Board (Livre a Bordo)
Sistemática de Importação e Exportação
O que são Incoterms?. Incoterms Versão em vigor: Incoterms Publicados pela Câmara de Comércio Internacional ëdireito privado (=necessária.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
Por que exportar? Maior produtividade - exportar implica aumento da escala de produção, que pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa.
CURSO BÁSICO PROFISSIONAL
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES
Transportes e Seguros Internacionais
Incoterms.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Incoterms International Commercial Terms
Profit center 1 MAHLE Metal Leve S.A., 11/02/2008 © MAHLE Aftermarket.
Compra e Venda Mercantil Conceituação Cód. Civil brasileiro 2002 Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir.
GESTÃO DE TRANSPORTES Avaliando o desempenho O tempo é a medida mais simples O lead time é uma medida chave no atendimento ao cliente Exemplos : Tempo.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as regras dos Incoterms  O que são  Para que servem.
Incoterms Internacional Commerce Terms
Operação de Transporte Orientador: Tiago Campos da Silva Alunos:Éder Denésio Corrêa Fabio Pessi Johrel dos Santos Rodrigo de Oliveira.
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 4 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
INCOTERMS.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
CCI e Incoterms.
Compra e venda em comércio exterior (incoterms)
Transcrição da apresentação:

INCOTERMS Termos do Comércio Internacional Fonte: Comércio Exterior Brasileiro – VASQUEZ, José Lopes Manual Prático de Comércio Exterior- SEGRE, German

Conceito INCOTEMS formam um conjunto de regras a serem usadas nos contratos internacionais (facultativos); fixado em 1936, pela Câmara do Comércio Internacional (ICC), com sede em Paris; várias ementas e adições foram realizadas, datando a última de 1º. janeiro 2000; visão mais simples e mais clara por meio de 13 termos ou condições de vendas reconhecidos mundialmente; procura o aperfeiçoamento dos termos que venham a facilitar a vida dos que operam com comércio exterior e que nem sempre celebram contratos para a negociação de importações e exportações.

Objetivo Disponibilizar aos comerciantes, negociantes e traders um meio de evitar controvérsias e superar os atritos mais graves; Essas fórmulas contratuais fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador em relação aos custos e riscos incidentes ao longo do percurso da carga; O uso do INCOTERM deve ser acompanhado do local exato de entrega da mercadoria, onde há a transferência de responsabilidade do exportador ao importador.

Funções Os INCOTERMS regulam: Os INCOTERMS não regulam: a distribuição dos documentos; as condições de entrega da mercadoria; a distribuição dos custos da operação; a distribuição dos riscos da operação. Os INCOTERMS não regulam: a legislação aplicável aos pontos não considerados pelos INCOTERMS; a forma de pagamento da operação.

Categorias de INCOTERMS E de Ex (Partida - Mínima obrigação para o exportador) EXW - Ex Works Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor. F de Free (Transporte Principal não Pago Pelo Exportador) FCA - Free Carrier FAS - Free Alongside Ship FOB - Free on Board Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador. C de Cost ouCarriage (Transporte Principal Pago Pelo Exportador) CFR - Cost and Freight CIF - Cost, Insurance and Freight CPT - Carriage Paid To CIP - Carriage and Insurance Paid to O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. D de Delivery (Chegada - Máxima obrigação para o exportador) DAF - Delivered At Frontier DES - Delivered Ex-Ship DEQ - Delivered Ex-Quay DDU - Delivered Duty Unpaid DDP - Delivered Duty Paid O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

Descrição dos INCOTERMS EXW – Ex Fábrica Significa que o vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no local de origem. FCA – Livre no Transportador Significa que o vendedor entrega a mercadoria, pronta para exportação, aos cuidados do transportador em local designado. FAS – Livre ao Lado do Navio Significa que o vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria for colocada ao longo do navio transportador, no cais ou em embarcação utilizada para carregamento no porto de embarque designado. FOB – Livre a Bordo Significa que o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a primeira murada do navio no porto de embarque designado.

Descrição dos INCOTERMS CFR – Custo e Frete Significa que o vendedor assume inclusive o custo de frete internacional até o porto de destino. CPT – Transporte pago até... Significa que o vendedor paga o transporte da mercadoria até o local designado. CIP – Transporte e Seguro pagos até... Significa que o vendedor tem as mesmas obrigações do CPT,incluindo o seguro de transporte internacional. CIF – Custo Seguro e Frete Significa que o vendedor tem as mesmas obrigações do CFR, incluindo a contratação do seguro de transporte marítimo.

Descrição dos INCOTERMS DAF – Entregue na fronteira Significa que o vendedor completa suas obrigações quando a mercadoria é entregue pronta para exportação em local de fronteira. DES – Entregue no navio Significa que a mercadoria deverá ser entregue a bordo do navio, sem estar desembaraçado no porto de destino. DEQ – Entregue no cais Significa que o vendedor completa suas obrigações quando coloca a mercadoria à disposição do importador no cais do porto de destino. DDU – Entregue com direitos não pagos Significa que o vendedor completa suas obrigações quando a mercadoria é entregue em local designado no país de importação, assumindo todos os custos e riscos, com exceção dos impostos e taxas decorrentes do desembaraço aduaneiro no destino. DDP – Entregue com direitos pagos Significa que o vendedor completa suas obrigações quando a mercadoria é colocada nas instalações do importador, ou local designado. O vendedor assume todos os riscos e custo, inclusivo os impostos e taxas de desembaraço aduaneiro.

FORMAÇÃO DE PREÇO - EXPORTAÇÃO Preço do produto no mercado interno (-) Isenção do IPI (=) Preço do produto no mercado interno sem IPI (-) Não incidência do ICMS (-) Não incidência do COFINS (-) Não incidência do PIS (-) Lucro sobre venda interna (=) Custo do Produto sem imposto (-) Embalagem de mercado interno (-) Outras despesas de mercado interno (=) Custo sem componentes exclusivos do mercado interno (+) Embalagem de exportação (+) Lucro da Venda Externa (% sobre EXW) (=) Preço EXW EXW – EX WORKS (=) Preço EXW (sem lucro) (+) Frete e seguro da fábrica até o porto (+) Despesas portuárias até o container chegar ao costado do navio (+) Despesas com documentação e despachante aduaneiro (=) Sub-Total (+) Despesas sobre comissão de agente (% s/ FOB) (+) Lucro da Venda Externa (% s/ FOB) (=) Preço FOB FOB - FREE ON BOARD

FORMAÇÃO DE PREÇO EXPORTAÇÃO / INCOTERMS (=) Preço FOB (sem lucro) (+) Frete Internacional (+) Seguro Internacional (=) Sub-Total (+) Lucro na Venda Externa (% sobre CIF) (=) Preço CIF CIF - COST INSURANCE AND FREIGHT (=) Preço CIF (sem lucro ) (+) Despesa de descarga no porto de destino (+) Desp. de desembaraço aduaneiro no destino, despachante e impostos (+) Transporte interno até a porta do importador (=) Sub-Total (+) Lucro da Venda Externa (% sobre DDP) (=) Preço DDP DDP – DELIVERY AND DUTY PAID