Social Search Equipe: Antonio Vildes Barbosa Eduardo Bastos Rocha Victor Hugo Silva do Nascimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O novo website da Sulzer Equipe Internet | Julho 2012.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
Organizar um novo clube
Melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Setembro 2011 LUIZ AGNER MÍDIAS.
Arquitetura de Máquinas de Busca
Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Presença na internet.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Aula 7: Portais de Noticias
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva. CONVERSANDO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR Novas atividades, novas funções A Internet comercial provocou o surgimento.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Bruno Cavalcante (bmsc) Gabriel Monteiro (gam) João Florêncio (jcpf) Lucas Marinho (lpm)
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
FastCommerce 6.2: A plataforma de comércio eletrônico mais integrada às principais redes sociais! 1.
Rodrigo Cristiano Silva
Projeto WayApply.com – módulo 1 Conceito: É um aplicativo web com o objetivo de capturar determinadas informações para gestão do conhecimento da área de.
Link Building de A a Z: da formação da equipe a mensuração Manuela
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
O Mapa da Mina. •Ter uma comunicação digital •Popularizar o evento •Incentivar o empreendedorismo •Valorizar o município e mão de obra da região • Atingir.
Treinamento para Professores
Criatividade e anúncio em tempos de rede
WebPublication para:. WebPublication  É uma ferramenta para publicação de sites  Os sites são constituídos por uma estrutura e seus componentes.  Cada.
1. Aprenda o básico sobre o Google
Estilo masculino O MELHOR DA MODA MASCULINA
E...já dissemos que ele é grátis?
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
REDES SOCIAIS.
Social Query André Jacinto
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
INTRODUÇÃO À WEB SEMÂNTICA E À ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
Dados abertos interligados
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Segurança em Redes Sociais
Engenhos de Busca Renato Marcelino de Oliveira. World Wide Web Existem centenas de milhões de paginas na web tratando de variados assuntos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade WEB.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Foco da reunião SKYPE – 11 de setembro Mídia Social.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
Laboratório de Mídias Sociais
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

Social Search Equipe: Antonio Vildes Barbosa Eduardo Bastos Rocha Victor Hugo Silva do Nascimento

I NTRODUÇÃO

Mídia Social Mídias sociais são ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

Mídia Social

Mídias sociais Através delas, agora podemos:

Mídias sociais Divulgar nossos trabalhos como bem entendermos

Mídias sociais Coletar e organizar dados de modo diferente Trabalhar de modo colaborativo

Mídias sociais Compartilhar e interagir com pesquisadores

Mídias sociais Nos manter informados e fazer buscas de uma maneira nunca experimentada antes

Rede Social Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

Rede Social

Diferença Usando o Twitter de exemplo, pode ser usado como: Mídia Social: Tendo objetivo apenas difundir conteúdo. Rede Social: Priorizando as relações com as pessoas.

Diferença

Mídias Sociais Tem como característica principal os Perfis de Usuário Permitem a criação de listas de “amigos” ou contatos Permitem procurar pessoas com interesses em comum Tudo baseado nos dados pessoais preenchidos pelo próprio usuário

Motores de Busca Tradicionais Motores de busca tradicionais tratam a Web como uma grande biblioteca Rastreiam as páginas Armazenam seu conteúdo em índices Classificam estas páginas sob algum critério

Motores de Busca Tradicionais As páginas com as mais alta classificação são as primeiras a serem visualizadas na lista de resultados mostrados aos usuários.

Motores de Busca Tradicionais Embora traga resultados adequados para a maioria das buscas, eles tendem a ser “estáticos” Dessa forma, os motores de busca atuais não conseguem acompanhar o ritmo da geração de conteúdo que é criado na Web pelas mídias sociais

Motores de Busca Social Social search propõe motores de busca voltados a coletar informações quase em tempo real. Buscar informações recém postadas por meio de mídias sociais, ao invés de buscá-las em sites Web. Utilizar dados dos perfis sociais para direcionar os resultados das buscas

Motivação Muitas atualizações por segundo Pouco valor agregado ao conteúdo Social Search Poder de buscar atualizações com valor agregado, seja por conteúdo ou interesse. Real Time

P ARADIGMAS

Social-Graph Uso de palavra-chave Web Search que leva em consideração o “Social Graph” do usuário As buscas dão mais visibilidade para conteúdo criado ou “tocado” por usuários da rede Aparece em várias formas: Descoberta colaborativa de páginas Tags Social Ranking Etc.

Social-Graph Benefícios Diminuição de “link spam” (menor confiança na estrutura de links das páginas) Destacamento de redes confiáveis de usuários que “pensam” de maneira semelhante Páginas são consideradas relevantes pelos usuários e não por seus criadores ou “web masters” Resultados mais atuais

Aardvark Uso de linguagem natural Respostas geradas em tempo real por alguém na comunidade Confiança baseada na intimidade Em Aardvark, a base de conhecimento é constituída por pessoas Quanto mais usuários ativos, mais respondedores em potencial e consequentemente, uma maior cobertura

Aardvark Uma nova ideia para gerar informações. A base de conhecimento são os próprios usuários. Com isso, é fundamental oferecer uma boa experiência aos usuários iniciais para que esses chamem novos usuários.

Aardvark Componentes Principais: Crawler e Indexer: Encontram e qualificam os recursos que contém as informações. Query Analyzer: Entende a informação que o usuário precisa. Ranking Function: Seleciona o melhor recurso para satisfazer a necessidade de informação. UI: Apresenta a informação ao usuário de forma acessiva e interativa.

Aardvark Como funciona? Fluxo Primário

Aardvark Como funciona? Fluxo Secundário

A PLICAÇÕES

Google Social Search Encontra conteúdo criado por pessoas do seu círculo social Aparece no rodapé da pagina quando o google julga necessário ou o usuário habilita. Usuário deve estar “preparado” para que resultados de uma busca social apareçam. Ou seja, tem que ter um perfil no google ( Google+)

Google Social Search Resultados de buscas sociais podem ser detalhados e não limitam o resultado principal da consulta

Google Social Search Funcionamento Usuário cria um perfil google ( Google +) e adiciona links a suas redes sociais ( twitter, flickr, etc) Google utiliza então informações do seu perfil criado e de outros serviços Google que o usuário faz uso ( Google Reader, Contatos do Gmail, etc) Constrói-se então um grafo social para o determinado usuário com base nos dados obtidos acima. Privacidade: Usuário tem total controle sobre seu perfil. E todas as privacidades das redes sociais que estão em seu perfil são respeitadas

Google Social Search Funcionamento Apenas documentos compartilhados publicamente por pessoas conectados ao circulo social são recuperados. ded&v=BlpTjP6h6Ms ded&v=BlpTjP6h6Ms

Facebook Graph Search Anunciada em janeiro de Ainda em fase experimental e só alguns usuários que usam o site em inglês têm acesso. Vem sendo liberado para um número maior de usuários com o tempo. Anunciada como terceiro pilar da rede social Permite procurar informações variadas baseando-se no grafo social de cada usuário.( Locais, Fotos, Pessoas, Interesses,etc)

Facebook Graph Search São recuperadas dados postados não so recentemente mas ao longo da existência daquele usuário no Facebook.( marcação em fotos, mensagens, curtidas,etc) Privacidade será uma grande preocupação. As consultas serão feitas em linguagem natural. Exemplo: “Quais dos meus amigos moram em Recife”, “Fotos de meus amigos em Londres”, “Musicas mais curtidas por meus amigos”

Facebook Graph Search Mapa social do facebook está sendo indexado, ou seja, está sendo indexado 1 bilhão de usuários, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões. Parceria com a Bing Expansão será gradual, atualmente é possível se inscrever em uma lista de espera para testar o recurso.

TopSy Realiza busca no twitter e google+ Permitindo recuperar tweets,fotos,videos. Usuário pode filtrar por data, conteúdo e tipo de dado recuperado.

Social-Search Resultado Personalizado Usuário linka seu facebook e/ou twitter Busca não é muito profunda, trazendo apenas postagens recentes. Resultados nem sempre satisfatórios.

Outros engenhos de busca social OneRiot ( Tweetmeme ( DailyRT ( Próprio Twitter ( CrowdEye (

Referências launches-gives-results-from-your-trusted-social-circle launches-gives-results-from-your-trusted-social-circle social-do-facebook-e-lancada-para-usuarios-dos- estados-unidos.html social-do-facebook-e-lancada-para-usuarios-dos- estados-unidos.html facebook-libera-nova-busca-social-para-quem-usa-o- site-em-ingles.shtml facebook-libera-nova-busca-social-para-quem-usa-o- site-em-ingles.shtml

Referências guerra-google-com-nova-busca-social guerra-google-com-nova-busca-social