SEMINÁRIO ACORDO BRASIL-SANTA SÉ DE 2008 PUC.RIO 08-09.10.2013 O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
Maria Helena Barros de Oliveira
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
Prática de Ensino: Educação Básica
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
Políticas Públicas Municipais
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
ACORDO BRASIL-URUGUAI PARA RESIDÊNCIA, TRABALHO E ESTUDO
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Resolução 1.255/09 do Conselho Federal de Contabilidade Aprovou a NBCT 19.41, tradutora de normas brasileiras de contabilidade para pequenas e médias empresas,
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Goiânia, 14 de novembro de 2013 Trabalho da Fetran para o devido reconhecimento dos trabalhadores dos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A SANTA SÉ Profº Elcio Cecchetti.
Direito Administrativo I Professora Veronice Alves Ribeiro
Roteiro da Aula Convivência
 .
Ministério Público do Trabalho
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientação de Linares QUINTANA para a interpretação dos textos constitucionais: “as palavras que a Constituição emprega devem ser entendidas no seu sentido.
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
O que é Cidadania.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO ACORDO BRASIL-SANTA SÉ DE 2008 PUC.RIO O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

ARTIGO 8º A Igreja Católica, em vista do bem comum da sociedade brasileira, especialmente dos cidadãos mais necessitados, compromete-se, observadas as exigências da lei, a dar assistência espiritual aos fiéis internados em estabelecimentos de saúde, de assistência social, de educação ou similar, ou detidos em estabelecimento prisional ou similar, observadas as normas de cada estabelecimento, e que, por essa razão, estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram. A República Federativa do Brasil garante à Igreja Católica o direito de exercer este serviço, inerente à sua própria missão.

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. FUNDAMENTO: Constituição Federal de 1988, que garante a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (Art.5, inciso VII da Constituição Federal de 1988) FUNDAMENTO: Constituição Federal de 1988, que garante a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (Art.5, inciso VII da Constituição Federal de 1988)

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO GARANTIDO PELO art. 8º: estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram. São estes os que gozam do direito à Assistência Espiritual por parte da sua comunidade religiosa CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO GARANTIDO PELO art. 8º: estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram. São estes os que gozam do direito à Assistência Espiritual por parte da sua comunidade religiosa

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. AMPLO LEQUE DE POSSIBILIDADES Lei nº 1310, de 12 de julho de 2004, do Munícipio de Palmas, Tocantins, garante a assistência religiosa em hospitais gerais, psiquiátricos, e de tratamento de moléstias infecto-contagiosas, asilos, creches, presídios, delegacias de polícia e demais instituições de internamento coletivo. AMPLO LEQUE DE POSSIBILIDADES Lei nº 1310, de 12 de julho de 2004, do Munícipio de Palmas, Tocantins, garante a assistência religiosa em hospitais gerais, psiquiátricos, e de tratamento de moléstias infecto-contagiosas, asilos, creches, presídios, delegacias de polícia e demais instituições de internamento coletivo.

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. EXEMPLO DE NOVA FRONTEIRA: Lei nº de 23 de janeiro de 2006, Estado do Rio de Janeiro - Institui e Normatiza o Atendimento Religioso nas Plataformas de Petróleo "Off-Shore". EXEMPLO DE NOVA FRONTEIRA: Lei nº de 23 de janeiro de 2006, Estado do Rio de Janeiro - Institui e Normatiza o Atendimento Religioso nas Plataformas de Petróleo "Off-Shore".

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. O que é mais importante no texto do Acordo, é a frase que encerra o art. 08º: A República Federativa do Brasil garante à Igreja Católica o direito de exercer este serviço, inerente à sua própria missão. Trata-se portanto, não somente de um direito a ser reclamado, mas do reconhecimento por parte do Estado de que a assistência religiosa é missão da Igreja.