Gestão Administrativa

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Transcrição da apresentação:

Gestão Administrativa Adm. Leandro Nectoux

Introdução Administração Latim: Ad + Minister Ad (direção, tendência para, junto de) Minister (servir, subordinação ou obediência)

Planejar Organizar Dirigir (executar) Controlar Recursos x Objetivos Administração Planejar Organizar Dirigir (executar) Controlar Recursos x Objetivos

É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. (Maximiano, 2000)

Administração é uma Ciência? Humanas ou Exatas?

Relações Humanas que levam aos objetivos...

Funções Administrativas Planejar (definir objetivos e metas) Analisar (identificar problemas) Solucionar problemas Organizar e alocar recursos Liderar (comunicar, dirigir e incentivar) Negociar Tomar decisões Controlar (mensurar e avaliar)

Funções Administrativas O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades e atitudes.

“Fazer cada vez mais, com cada vez menos.” Como? Qual o maior desafio? “Fazer cada vez mais, com cada vez menos.” Como?

Ver ≠ Entender

Quantos quadrados você está vendo na figura abaixo?

Precisamos ver e analisar para entender a melhor maneira de resolver os problemas. Isso é Planejamento!

Por que, na maioria das vezes, não conseguimos realizar o que planejamos?

FALTA EXECUÇÃO APÓS O PLANEJAMENTO.

Não executamos completamente, e a tempo, os planos de ação. Não desdobramos as metas adequadamente – ou não definimos nossos problemas de forma correta. Não fazemos bons planos de ação (falta de conhecimento dos métodos, falta de informações e conhecimento técnico). Não executamos completamente, e a tempo, os planos de ação. Por circunstâncias fora de nosso controle. (Falconi, 2009)

Administração por Objetivos Administrar com foco nos objetivos. Quais são os objetivos? Qual a diferença entre metas e objetivos?

Administração por Objetivos Base = processo participativo Princípios Objetivos claros e específicos (metas) Tempo definido para cada objetivo (inclusive revisão) Feedback (avaliação e novo plano)

Você sabia que: em torno de 51% das pessoas não sabem o que fazer para alcançar as metas? Stefhen Covey Perguntar se todos concordam com esta estatística. Acontece mesmo? Acontece com você? E com a sua equipe? O que podemos fazer para ajudá-los a entender o que devem fazer? Como Gerente Geral e Gerente Adjunto estão trabalhando para melhorar esta estatística. Após este slide, exibir o vídeo “Goal” – de Franklin Covey.

Apenas 15% dos colaboradores sabem identificar a meta mais importante da organização. Perguntar aos participantes as prováveis causas disto. Anotar no quadro branco e solicitar que todos anotem em seus blocos. A ideia é a partir deste momento fazer um levantamento das possíveis causas e os problemas que atrapalham a execução das prioridades e atingimento das metas.

As pessoas podem conhecer as metas, mas podem não estar comprometidas com elas. É possível fazer com que as pessoas se comprometam com as metas? O que você, como gerente, está fazendo? Fazer menção novamente aos módulos anteriores (coaching).

Mais da metade do nosso tempo disponível é alocado em atividades não importantes. Perguntar se isso acontece aos participantes. O que é necessário fazer para dedicarem-se ao que é realmente importante. Anotar no quadro branco os motivos e solicitar que todos anotem em seus blocos.

1 2 3 4 Divisão do Tempo Urgente Não Urgente Importante Não Importante - Problemas - Crises - Projetos atrasados - Reuniões Urgentes - Preparação - Planejamento Prevenção Atividades focadas Importante 1 2 - Interrupções - Telefonemas - Reuniões sem Importância Assuntos triviais - Atividades desfocadas - Atividades de lazer em excesso Não Importante Fazer o desdobramento da apresentação. Ressaltar que tudo isto ocorre no nosso dia-a-dia. Perguntar onde, em qual quadrante, passamos a maior parte do tempo. Perguntar os motivos/causas que levam a este tempo gasto no 1º quadrante. Frisar que precisamos nos focar no quadrante 2. Esta seria a melhor maneira de aproveitar o tempo e alcançar os melhores resultados. Os incêndios do quadrante 1 acontecem geralmente porque não estamos sendo eficazes no quadrante 2. Perguntar para a turma – Vocês são BOMBEIROS ou são GERENTES? Se são gerentes, em qual quadrante vocês deveriam permanecer a maior parte do tempo? Não existe receita pronta – cada pessoa deve desenvolver o seu próprio “timing”. BRINDE! Entregar para os participantes o texto “Tempo” e recomendar que o leiam em momento oportuno. 3 4

Quantas horas têm um dia? Conseguiremos aumentá-las?

Se não podemos mudar o tempo, o que precisamos mudar?

Conseguiremos resultados melhores fazendo as mesmas coisas?

Fatores que garantem resultados Método Conhecimento do Processo Liderança Falconi (2009)

Então, o que está faltando? Escolha um caminho! Estabeleça o MÉTODO! A palavra Método é de origem grega (Meta + Hodós) Meta = Resultado a ser atingido Hodós = Caminho Método então é o CAMINHO PARA O RESULTADO. Desenvolver métodos é uma atividade que facilita a gestão dos negócios.

Sucesso a todos! leandro@efimax.com.br