Liberdade de expressão no brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Maria Helena Barros de Oliveira
DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
Direito Constitucional
1 Os blogues e o direito. 2 Os blogues: log -> weblog Blog: plataforma para inserção de conteúdos (texto; imagem) numa base de dados + módulo de output.
Direito à Vida.
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 22 – Compete privativamente à União
LEIS CONTRA O RACISMO No Império:
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
Existe Preconceito na igreja?
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Direitos da Personalidade
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
Direitos e Garantias Fundamentais
Direitos da personalidade
Márcia Maria Barros Barbosa
DIREITOS INDIVIDUAIS.
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO DE IMAGEM Direito de Imagem e Direito à Informação Sydney L. Sanches SEMINÁRIO.
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
Direitos e Garantias Fundamentais
Marco Civil da Internet Lei nº /2014
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
ESTADO E GOVERNO.
AULA DO DIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. PRINCÍPIOS
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Marco Civil da Internet na Visão da Operadora de Telecom
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO 4º SEMINÁRIO
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Direito Constitucional Vilma Maria de Lima.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Legislação especial Bela. Jacinta de Fátima Pernambuco Costa
Informação Privacidade e Confidencialidade
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
REGULAMENTAÇÃO DE EMPREGADOS DE EDIFÍCIOS: PRÓS E CONTRAS Organizado por Marcos Verlaine Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Departamento.
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Agente Penitenciário Federal Reta Final Direitos Humanos Prof. Dr. George Niaradi.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
1 Sigilo Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar os interesses privados Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
DO DIREITO MEDIEVAL AO DIREITO MODERNO DOCUMENTOS.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

Liberdade de expressão no brasil do império à constituição de 1988

Liberdade de expressão no Brasil A liberdade de opinião e de expressão é parte do conceito de cidadania consagrado na Revolução Francesa e na Independência Americana. Liberdade de expressão no Brasil Do Império à Constituição de 1988

Nasce uma nação No Brasil, já a A Constituição do Império (1824) adota essa metodologia e consagra a liberdade de imprensa na seguinte forma: “art. 179, parag. 4o todos podem comunicar os seus pensamentos, por palavras, escritos, e publicá-los pela imprensa, sem dependência de censura; contato que hajam de responder pelos abusos que cometerem no exercício deste direito, nos casos, e pela forma que a lei determinar”. SARAVIA, E. Democracia e regulação dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

Na Constituição de 1891, na República: Art 72 - A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à liberdade, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes: § 12 - Em qualquer assunto é livre a manifestação de pensamento pela imprensa ou pela tribuna, sem dependência de censura, respondendo cada um pelos abusos que cometer nos casos e pela forma que a lei determinar. Não é permitido o anonimato.

Na Constituição de 1934 (Getúlio Vargas): Art 131 - É vedada a propriedade de empresas jornalísticas, políticas ou noticiosas a sociedades anônimas por ações ao portador e a estrangeiros. Estes e as pessoas jurídicas não podem ser acionistas das sociedades anônimas proprietárias de tais empresas. A responsabilidade principal e de orientação intelectual ou administrativa da imprensa política ou noticiosa só por brasileiros natos pode ser exercida. A lei orgânica de imprensa estabelecerá regras relativas ao trabalho dos redatores, operários e demais empregados, assegurando-lhes estabilidade, férias e aposentadoria. CAPÍTULO II Dos Direitos e das Garantias Individuais Art 113 - A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à liberdade, à subsistência, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes: 9) Em qualquer assunto é livre a manifestação do pensamento, sem dependência de censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um pelos abusos que cometer, nos casos e pela forma que a lei determinar. Não é permitido anonimato. É segurado o direito de resposta. A publicação de livros e periódicos independe de licença do Poder Público. Não será, porém, tolerada propaganda, de guerra ou de processos violentos, para subverter a ordem política ou social.

Na Constituição de 1937: DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS Art 122 15) todo cidadão tem o direito de manifestar o seu pensamento, oralmente, ou por escrito, impresso ou por imagens, mediante as condições e nos limites prescritos em lei. A lei pode prescrever: a) com o fim de garantir a paz, a ordem e a segurança pública, a censura prévia da imprensa, do teatro, do cinematógrafo, da radiodifusão, facultando à autoridade competente proibir a circulação, a difusão ou a representação; b) medidas para impedir as manifestações contrárias à moralidade pública e aos bons costumes, assim como as especialmente destinadas à proteção da infância e da juventude; c) providências destinadas à proteção do interesse público, bem-estar do povo e segurança do Estado. A imprensa reger-se-á por lei especial, de acordo com os seguintes princípios: a) a imprensa exerce uma função de caráter público; b) nenhum jornal pode recusar a inserção de comunicados do Governo, nas dimensões taxadas em lei; c) é assegurado a todo cidadão o direito de fazer inserir gratuitamente nos jornais que o informarem ou injuriarem, resposta, defesa ou retificação; d) é proibido o anonimato; e) a responsabilidade se tornará efetiva por pena de prisão contra o diretor responsável e pena pecuniária aplicada à empresa; f) as máquinas, caracteres e outros objetos tipográficos utilizados na impressão do jornal constituem garantia do pagamento da multa, reparação ou indenização, e das despesas com o processo nas condenações pronunciadas por delito de imprensa, excluídos os privilégios eventuais derivados do contrato de trabalho da empresa jornalística com os seus empregados. A garantia poderá ser substituída por uma caução depositada no principio de cada ano e arbitrada pela autoridade competente, de acordo com a natureza, a importância e a circulação do jornal; g) não podem ser proprietários de empresas jornalisticas as sociedades por ações ao portador e os estrangeiros, vedado tanto a estes como às pessoas jurídicas participar de tais empresas como acionistas. A direção dos jornais, bem como a sua orientação intelectual, política e administrativa, só poderá ser exercida por brasileiros natos;

Da Constituição de 1946 (Eurico Gaspar Dutra): Dos Direitos e das Garantias individuais Art 141 - A Constituição assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à vida, à liberdade, a segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes: § 5º - É livre a manifestação do pensamento, sem que dependa de censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, nos casos e na forma que a lei preceituar pelos abusos que cometer. Não é permitido o anonimato. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros e periódicos não dependerá de licença do Poder Público. Não será, porém, tolerada propaganda de guerra, de processos violentos para subverter a ordem política e social, ou de preconceitos de raça ou de classe. (Vide Ato Institucional nº 2 – 27 de outubro de 1965) Art. 12 - A última alínea do § 5º do art. 141 da Constituição passa a vigorar com a seguinte redação: "Não será, porém, tolerada propaganda de guerra, de subversão, da ordem ou de preconceitos de raça ou de classe.”

Na Constituição de 1967: CAPÍTULO IV Dos Direitos e Garantias Individuais Art 150 - A Constituição assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pais a inviolabilidade dos direitos concernentes à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: § 8º - É livre a manifestação de pensamento, de convicção política ou filosófica e a prestação de informação sem sujeição à censura, salvo quanto a espetáculos de diversões públicas, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros, jornais e periódicos independe de licença da autoridade. Não será, porém, tolerada a propaganda de guerra, de subversão da ordem ou de preconceitos de raça ou de classe. § 9º - São invioláveis a correspondência e o sigilo das comunicações telegráficas e telefônicas. Do Estado de Sítio Art 152 - O Presidente da República poderá decretar o estado de sitio nos casos de: § 2º - O Estado de sítio autoriza as seguintes medidas coercitivas: e) censura de correspondência, da imprensa, das telecomunicações e diversões públicas;

Na Constituição de 1988: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996) XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;