1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Encontro com professores
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Angélica/MS.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Reorientação curricular
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
Apresentação Redes de Comunicação.
Programa Especial de Treinamento
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Minimalismo Tecnológico
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Quando falamos em aprender...
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Apresentação da disciplina:
Monitores: João Paulo Silva do Monte Lima
Trabalho final de curso
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
Monitoria de Introdução à Programação
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Encontro de Coordenadoras e Orientadoras Associação Mineira Leste.
FATEC Faculdade de Tecnologia de São Paulo DTI Departamento de Tecnologia da Informação Disciplina : Estágio em Análise e Proj. de Sistemas (EST-APS)
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Metodologia da Pesquisa Científica
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Trabalho de conclusão de curso
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
1 Metodologia de Ensino, de Avaliação, e Programa do Curso Marcelo d’Amorim Teste de Software.
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
N OVA A LVORADA DO S UL. E SCOLA E STADUAL A NTONIO C OELHO. P ROGETEC : A DAM F. DA S. S OUZA.
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
TV ESCOLA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
TÍTULO DO TRABALHO ALUNO Orientador: Professor Nome Ponte Nova 2013.
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
PLANEJAMENTO DO SEMESTRE
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
CRONOGRAMA. ENTREGA DO TRABALHO FINALIZADO 15- JUNHO Três cópias físicas diretamente para professora da disciplina. APÓS A BANCA : cópia digital com os.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Leitura e Documentação
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Apresentação do projeto de TCC
Disciplina: Redação Professora: Débora.
Transcrição da apresentação:

1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ Nivalde José de Castro Rubens Rosental

Objetivos 1- Apresentar e avaliar a experiência da disciplina Técnica de Pesquisa em Economia – TEPE desenvolvida no Instituto de Economia da UFRJ. 2- Apresentar os objetivos e resultados na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – na disciplina.

A experiência de TEPE no IE-UFRJ Primeiro contato com a Monografia 7˚período Disciplina TEPE – objetivos: –Orientar os alunos na escolha do tema e possíveis orientadores. –Apresentar a experiência de pesquisa e orientação de professores do Instituto de Economia. –Orientar nos procedimentos da pesquisa bibliográfica. –Capacitar os alunos na escrita da redação científica. –Qualificar os alunos nos procedimentos das normas de apresentação e estruturação do projeto de monografia e do capítulo 1 do tema da Monografia escolhida.

Monografia – Importância para Formação

Monografia – Escolha do Tema

Monografia – Orientador escolhido antes do curso

Monografia – Prazo estimado para a defesa

TEPE – Percepção do aluno em relação à disciplina

TEPE – Auxílio na elaboração da Monografia

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Permitir e oferecer uma grande mobilidade espacial e temporal para os estudantes e professores. Criar e manter uma rede de comunicação eficiente. Oferecer um novo modus faciendi do processo de ensino-aprendizado.

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Recursos de TIC utilizados na disciplina: a) Plataforma Web-site – estruturada em pastas. b) Lista de discussão – criar uma rede de comunicação intra-turma

TEPE – Uso do Site - Plataforma

Conclusão Resultados mais significativos: 1) intensificação do processo de aprendizagem; 2) maior grau de responsabilidade do estudante; 3) ampliação e aprofundamento da relação orientado-orientador.