Desenvolver um plano de Supervisão de Apoio no Âmbito da componente de Qualidade de Dados MEASURE Evaluation.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PRÉ-PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES.
Advertisements

BENCHMARKING.
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Programa Conjunto Comitê de Direcção do Projecto Coordenador do Projecto.
AUDITORIA.
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
2º Curso de Gestão da Internacionalização Universitária Andifes – Brasília, DF 8 e 9 de outubro de 2009 Elaboração de documentos comuns: Protocolos de.
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Critérios para avaliação de projetos Perguntas de controle
Uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos MCN
Mónica Martins Luis Marçal
Instrutor: Objetivos:.
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Gerenciamento das comunicações do projeto
Auditoria da Qualidade
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
BENCHMARKING.
8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Soluções CVU para o 3º setor Treinamento de Vendas
FLUXOS E METODOLOGIA DO PROCESSO DE ADESÃO AO PACTO PELA SAÚDE NA BAHIA DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DE MAC E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO REGIONAL.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
SEGURANÇA ALIMENTAR: É HORA DE IMPLEMENTAR!
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Ferramenta de Avaliação de Rotina da Qualidade de Dados (ARQD) MEASURE Evaluation Outra forma de avaliar a qualidade dos dados é realizar uma auditoria.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Políticas para redução dos desastres C. de Ville de Goyet.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Reflexão sobre Qualidade e Qualidade de Dados MEASURE Evaluation
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Funções, Responsabilidades, Tarefas do Supervisor,
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Modernização dos Processos das Administrações Tributária e Financeira Recife, 26 de novembro de 2010 COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Programas.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
BENCHMARKING.
 .
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
DISTRITO 4550 GOVERNADOR RICARDO BECKER
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.

Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Desenvolver um plano de Supervisão de Apoio no Âmbito da componente de Qualidade de Dados MEASURE Evaluation

Questões a considerar: Encontro com o coordenador do programa / projeto para determinar: Que tipo de supervisão está atualmente a ser levada a cabo/executada? Com que frequência/periodicidade? Estão atualmente implementadas algumas verificações da qualidade dos dados? Quais as partes (ou parte) da ARQD faria sentido incluir? Existem algumas questões de qualidade de dados com que estejam preocupados (locais, indicadores, áreas, etc...)? Outras melhorias que pensam que deveriam ser abordadas? Existem políticas nacionais de Supervisão de Apoio para esta área do programa/projeto? O que se faz com as informações recolhidas durante a visita de supervisão? De que forma pode a equipa de M&A apoiar aos coordenadores do programa/projeto para assegurar dados da melhor qualidade?

Etapas para Programar uma visita de Supervisão Trabalhar conjuntamente com o coordenador ou com alguém da área do programa/projeto Notificar a unidade com tempo suficiente e com as informações de que necessite: Quais os formulários A disponibilidade das pessoas de M&A (necessário ½ dia ou mais) 3 meses de dados ou mais Indicador Transporte e per diem organizado com antecedência para a equipa de supervisão Planear com antecedência a forma como a equipa que está a ser supervisionada irá dar feedback sobre as ações a serem tomadas Assegurar facilidade em comunicações anteriores que NÃO se trata de uma auditoria, mas uma abordagem de equipa para fortalecimento e melhoria

Uso Potencial da ARQD na Supervisão de Apoio As verificações de rotina da qualidade de dados como parte da agenda da supervisão padrão em curso Incluir partes da abordagem ARQD em cada área da agenda do plano de supervisão já existente para abordar a qualidade dos dados. Neste caso, a M&A e o coordenador do programa trabalham juntos Reforçar a capacidade do pessoal do programa na gestão e reporte de dados Através da prática da ARQD e familiaridade com as verificações da qualidade de dados, o pessoal técnico do programa poderá aprender a melhor forma para abordar e melhorar a qualidade dos dados nas suas áreas. Auditorias periódicas à qualidade dos dados conduzidas pelo pessoal de M&A Se uma área ou indicador de programa parece ser particularmente problemático, uma "auditoria" interna poderá ser efetuada para abordar o problema. A ARQD também poderá ser usada para preparar uma auditoria dos doadores

Exemplo de Algumas Etapas referentes ao Processo PASSOSAtividade Passo 1 Contato com o responsável pelos dados e registo (rever o objetivo da visita, perguntar sobre problemas, etc...) Passo 2 Utilizar a ferramenta ARQD para responder a perguntas do PPS Maior parte do tempo gasto na Parte1 Para a parte 2 certifique-se de que tem pessoal adequado para responder a questões qualitativas Passo 3 Apoiar o desenvolvimento de um plano de ação para os pontos fracos e analisar os resultados apresentados nos gráficos Certificar sobre a disponibilidade do pessoal adequado Passo 4 Partilhar o plano de ação com o Coordenador de Programa e outros profissionais / técnicos relevantes Seguimento aos responsáveis pelas atividades pelas quais foi identificado nos planos de ação Documentar os dados para utilização futura Passo 5 Manter contínua comunicação entre os níveis de registo e reporte de dados

MEASURE Evaluation é financiado pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional através do Acordo de Cooperação GHA-A e é implementado pelo Carolina Population Center da Universidade da Carolina do Norte em parceria com Futures Group, John Snow Inc., Macro International Inc., Management Sciences for Health e Universidade Tulane. Visite-nos em