PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Saúde e Prevenção nas Escolas
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
A Escola e as Mudanças Sociais
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
Coleção Vitória-Régia
Metodologia para o Ensino Musical em Escolas de Ensino Regular
Educação Ambiental - GPEEA
O conteúdo.
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
A noção de nautonomia, ou seja,
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A Importância da Educação Continuada
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
CURRICULO +.
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Foco de Atuação: Atenção Básica
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
Contexto de atuação do CME
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO PROJETO ALUNO-GUIA BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
Programa Escola Água Cidadã. Contribuir para a preservação das águas, através do desenvolvimento de ações que possibilitem o despertar da consciência.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
Coordenador Geral: Edemar Martins, Engº
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
CURITIBA – PR. COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ENGENHARIA.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Rocinha Mapeamento de Risco Socioambiental Guiado Pela Juventude.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
EMI- Ensino Médio Inovador. PROGRAMA IMPLANTADO PELO GOVERNO FEDERAL QUE TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO “EDUCAR PARA O TRÂNSITO. EDUCAR PARA A VIDA.” PROJETO AGENTE DE TRÂNSITO PALESTRANTE

O PROJETO Os Agentes de Trânsito que atuam em Balneário Camboriú, além de cuidarem da organização e da fiscalização do trânsito, são responsáveis também pelas questões educativas, onde os mesmos têm o compromisso de difundir as regras e normas de segurança e Educação para o Trânsito a toda população e aos turistas que visitam nosso município. Desta forma, estarão oportunizando as mudanças de comportamento no trânsito, através de um processo de conscientização sobre o respeito às suas leis, envolvendo alunos, pais e comunidade escolar num trabalho preventivo através de palestras, ações e atividades que são realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares e em outras entidades ou órgãos.  

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO   Para atuarem como AGENTES PALESTRANTES, ou seja, para estarem aptos a efetivarem as ações e atividades referentes à Educação para o Trânsito, além das aulas de capacitação específicas durante o curso de formação, os Agentes participaram de uma capacitação para AGENTES DE TRÂNSITO PALESTRANTES, ministrada pela Escola Pública de Trânsito - SETERB – de Blumenau. No cronograma do curso foram abordados temas como: Abordagem Educativa de acordo com o CTB; Dinâmica de Grupo e Oratória; Conteúdos de Educação para o Trânsito e Cidadania a serem abordados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Utilização de recursos audiovisuais, multimídia e outros.   

EQUIPE A equipe de Agentes Palestrantes, a princípio, formada por sete profissionais, que atuam em duas atividades:AGENTES PALESTRANTES: são os Agentes de Trânsito responsáveis pelas palestras, atividades na Mini-Cidade de Trânsito e outras ações e atividades educativas Agente Cidnei; Agente Suzan; Pedagoga Profª. Karine AGENTES MONITORES DO PROJETO ALUNO-GUIA: são os Agentes de Trânsito responsáveis pela seleção, treinamento, acompanhamento e desenvolvimento de todas as atividades do Projeto Aluno-Guia nas escolas. Agente Lessandro; Agente Márcio; Agente Suzan

  PALESTRAS EDUCATIVAS As palestras visam proporcionar aos participantes, tais como, alunos, professores, pais de alunos, motoristas de ônibus, taxistas, motociclistas etc, momentos de análise e de reflexão sobre os mais diversos aspectos relacionados ao trânsito, oportunizando aprendizagens que possibilitem a visão e a vivência ao universo das relações humanas e do convívio social em busca da humanização do trânsito. Utilizando nas palestras uma linguagem acessível para cada faixa etária, através de recursos como lâminas, vídeos, músicas, brincadeiras, jogos educativos, cartazes e outras atividades, os Agentes Palestrantes, transmitem aos alunos, noções básicas de segurança no trânsito, que possam promover uma maior conscientização sobre a necessidade do efetivo cumprimento das regras e leis de trânsito na constante busca pela preservação da integridade física de todos os cidadãos.

ATIVIDADES NA MINI-CIDADE DE TRÂNSITO   ATIVIDADES NA MINI-CIDADE DE TRÂNSITO A Mini-Cidade de Trânsito é um espaço temático que reproduz o trânsito de verdade, com ruas, sinalizações, semáforos, etc. e foi criado para que os alunos possam vivenciar situações do cotidiano que ocorrem no trânsito. Após aula teórica, realizada através de vídeos, lâminas, debates e questionamentos os alunos circulam pelas ruas da Mini-Cidade de Trânsito, tanto como pedestres quanto como motoristas e passageiros, observando o cumprimento das regras básicas de conduta e segurança no trânsito que lhes foram transmitidas, procurando respeitar a sinalização ali existente, semafórica, horizontal, vertical, gestual e sonora.

Além das palestras, atividades na Mini-Cidade e outras ações, os Agentes Palestrantes são responsáveis pelo acompanhamento do Projeto Aluno-Guia, nas escolas onde o mesmo é desenvolvido. AGENDAMENTO Para maiores informações sobre o Projeto e para fazer o agendamento, tanto das palestras quanto das atividades na Mini-Cidade de Trânsito, entre em contato conosco, através de: telefone (47) 3367-0502 ou 3360-8647 com o Setor Pedagógico de Educação para o Trânsito e-mail karine@compur.com.br educacao@compur.com.br